CIDADE
Semob Sapé realiza ação de educação para o transito com crianças e multas são pagas com pipocas e doces
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Sapé (Semob) está implantando nas escolas da rede municipal o projeto “Agente de Trânsito Mirim”. A ação tem o objetivo de levar lições de educação para o trânsito para os pequenos, que são estimulados a apontar infrações. Já o pagamento das multas pelos infratores é feito através de moedas que as crianças mais gostam: pipocas e doces. A primeira escola a receber o projeto foi a Minervino Miranda.
No primeiro dia da ação, as crianças participaram de uma palestra de educação para o trânsito, onde foi abordado comportamento seguro, responsabilidade e deveres no trânsito. Após adquirir o conhecimento esses alunos passam a atuar como agentes mirins de trânsito, com supervisão dos agentes.
Os pequenos sinalizam vias, controlam o fluxo de veículos e aplicam penalidades fictícias, quando verificada irregularidades. A liberação da penalidade acontece de maneira simbólica, onde os motoristas considerados por eles infratores, recebem da equipe da Semob pipocas e doces para quitar junto ao agente mirim a pena. As crianças participam d a ação paramentadas de coletes reflexivos e munidos de bloco de papel para anotar as infrações.
Para Aeuson Monteiro, superintendente da Semob, o projeto cria a possibilidades de uma construção conjunta de segurança no trânsito. “A tratativa é de responsabilidade social. Chamamos atenção das crianças para, a partir delas, a mudança ser iniciada. Os pais são alcançados, os condutores são chamados a atenção e a consciência coletiva é criada a partir daí. A réplica que as crianças fazem do bom exemplo alcança um público potencial” pontuou.
O projeto prevê ainda, através dessas interações didáticas, ampliar a rede de educação para o trânsito em outras escolas do município. A ação é coordenada pelo setor de Educação para o Trânsito da Semob.