ECONOMIA
Produção de caminhões cresce 35% em agosto
A produção de caminhões deu um salto em agosto, graças a normalização no fornecimento de componentes para as fabricantes nacionais. De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram fabricados 17.223 caminhões no mês passado.
Esse número é 35,4% maior do que o registrado no mês de julho, quando saíram das linhas de montagem 12.724 unidades. O número também é maior do que o registrado em agosto de 2021, 14.183, uma alta de 15,1% nessa comparação.
No acumulado entre janeiro e agosto, as fabricas brasileiras de caminhões fabricaram 101.719 unidades, 2,6% a menos do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando haviam sido fabricados 104.486 caminhões.
“Em agosto, pela primeira vez em um ano e meio, conseguimos operar sem nenhuma fábrica completamente parada. O fluxo de semicondutores finalmente começa a melhorar, embora ainda estejamos passando por um período de restrições de oferta”, comemorou o Presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite.