Connect with us

Internacional

EUA impõem sanções contra a polícia da moral iraniana

Washington responsabiliza corporação pela morte de Mahsa Amini, detida por não usar véu. Sanções também atingem militares de alto escalão. Repressão violenta a protestos contra a morte causou indignação internacional

Os Estados Unidos impuseram sanções à chamada polícia da moral do Irã, acusada de “abuso e violência contra mulheres iranianas”. Washington responsabilizou a corporação pela morte de uma jovem de 22 anos que havia sido presa por não usar o hijab obrigatório.

O Departamento do Tesouro americano, que anunciou as sanções na quinta-feira (22/09), também acusou a polícia da moral de violar os direitos dos manifestantes pacíficos que realizam protestos em massa no país em condenação à morte de Mahsa Amini, na semana passada.

“Mahsa Amini foi uma mulher corajosa cuja morte sob custódia da polícia da moral foi mais um ato de brutalidade das forças de segurança do regime iraniano contra seu próprio povo”, disse a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen.

“O governo iraniano precisa acabar com sua perseguição sistemática de mulheres e permitir protestos pacíficos”, afirmou o secretário de Estado americano, Antony Blinken, em outro comunicado.

As sanções americanas também atingem sete autoridades militares e de segurança de alto escalão, incluindo o chefe da polícia da moral, Mohammad Rostami, o comandante das forças terrestres do Exército iraniano, Kioumars Heidari, e o ministro da Inteligência, Esmail Khatib.

“Esses funcionários supervisionam organizações que rotineiramente empregam violência para reprimir manifestantes pacíficos e membros da sociedade civil iraniana, dissidentes políticos e ativistas dos direitos das mulheres”, disse o Tesouro.

Segundo o departamento americano, todos os ativos dos sancionados nos EUA serão congelados. As sanções também proíbem americanos, incluindo instituições financeiras internacionais com operações nos EUA, de fazer negócios com eles, limitando efetivamente seu acesso às redes financeiras globais.

A morte

Mahsa Amini, da pequena cidade de Saghes, na província ocidental do Curdistão, havia viajado para Teerã com seu irmão no início da semana passada para visitar pontos turísticos da capital.

Por supostamente não usar o véu islâmico obrigatório sobre a cabeça, Amini foi presa pela polícia da moral iraniana por volta das 18h de 13 de setembro. Duas horas depois, ela foi levada a um hospital já sem vida. A polícia alega que a jovem desmaiou abruptamente.

Uma foto mostra Amini deitada, com os olhos negros inchados e a orelha sangrando. A imagem se espalhou rapidamente na internet e reacendeu o debate sobre a humilhação diária e o abuso sofrido por mulheres iranianas devido ao uso obrigatório do hijab.

Amini foi oficialmente declarada morta na sexta-feira, 16 de setembro, apenas três dias após ter sido levada ao hospital. A polícia nega as alegações de tortura. A morte foi explicada como um “ataque cardíaco repentino”.

Mahsa Amini
Mahsa Amini foi transformada em símbolo da luta pelos direitos das mulheres no Irã

Um vídeo transmitido pela televisão estatal iraniana mostra a jovem caindo de repente no chão, enquanto negociava sua libertação com os policiais. O pai de Amini garante que a filha não tinha problemas de saúde.

Desde a Revolução Islâmica em 1979, as mulheres no Irã têm sido forçadas a se submeter a regras rigorosas que regulamentam exatamente como seu cabelo e o resto do corpo devem ser cobertos.

Milhões de mulheres se opõem a isso, a maioria de forma silenciosa e discreta, mas nos últimos anos também publicamente. Muitas iranianas usam o lenço na cabeça com mais folga e o deixam cair sobre os ombros, sob o risco de serem presas.

O governo do presidente Ebrahim Raisi e religiosos da linha dura no Parlamento vêm tentando, há meses, fazer com que as leis islâmicas sejam cumpridas com mais rigor.

Após a morte de Amini, uma série de vídeos voltou a circular nas redes sociais mostrando mulheres sendo espancadas e abusadas pela polícia quando são presas. As imagens frequentemente revelam golpes violentos na cabeça enquanto elas são arrastadas pelos cabelos para dentro de viaturas.

Protestos

A morte de Amini gerou protestos generalizados no país, resultando em confrontos violentos entre forças de segurança e manifestantes. A TV estatal iraniana diz que 26 pessoas morreram nos atos desde sábado, quando as manifestações eclodiram em dezenas de cidades.

Embora a abrangência dos protestos permaneça incerta, o movimento representa a maior agitação popular desde 2019, quando manifestações contra o aumento dos preços do combustível foram reprimidas de forma violenta, deixando cerca de 1.500 mortos, segundo grupos de direitos humanos.

“Temo que estão por vir coisas ainda piores do que vivemos em 2018”, disse Saeed Dehghan, advogado de direitos humanos de Teerã, em entrevista à DW.

“A situação é muito tensa. Muitas pessoas estão com raiva e desesperadas. Elas sentem que não têm mais nada a perder. Agora, a morte de uma jovem por supostamente violar a lei do véu trouxe à tona a raiva e o ressentimento contra o sistema político. É uma grave crise doméstica, e o governo não tem resposta, exceto mais repressão”, avalia.

Em meio à onda de indignação, o Irã também interrompeu o acesso à internet para além das fronteiras do país, de acordo com o monitor de tráfego de internet Netblocks, reforçando as restrições em plataformas populares usadas para organizar atos, como Instagram e Whatsapp.

Para Dehghan, “o apagão na internet tem um propósito claro: a polícia e as forças de segurança vão reprimir as manifestações e massacrá-las”. “O mundo não pode ver as fotos disso.”

Indignação internacional

A morte de Amini e a repressão violenta aos protestos que se seguiram também foram condenadas pela comunidade internacional. A ONU pediu uma investigação independente sobre o caso, enquanto a Alemanha disse estar “do lado das mulheres iranianas”.

“O ataque brutal às corajosas mulheres no Irã é também um ataque contra a humanidade”, afirmou a ministra do Exterior alemã, Annalena Baerbock, na quinta-feira.

Já a Anistia Internacional disse que um “mecanismo internacional independente de investigação e prestação de contas” é necessário para lidar com a impunidade generalizada no Irã.

“O governo iraniano vem violando sistematicamente os direitos humanos fundamentais há anos. Prisões arbitrárias, tortura, execuções extrajudiciais e a repressão brutal de protestos são incentivados pela impunidade desenfreada”, afirmou Katja Müller-Fahlbusch, especialista em Oriente Médio do grupo de direitos humanos.

Falando à margem da Assembleia Geral da ONU na quinta-feira, o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, disse que a morte de Amini precisa ser investigada, mas também acusou as potências ocidentais de hipocrisia por levantarem preocupações.

“Tenha certeza, [a morte] certamente será investigada”, disse Raisi a repórteres, alegando, porém, que o relatório do médico legista não indicava abuso policial.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional2 dias ago

Operação do governo Trump resgata cinco presos políticos de Maduro na Venezuela

Judiciário2 dias ago

Polícia Federal pede ao STF mais 60 dias para apurar venda de sentenças no STJ

Judiciário2 dias ago

TRE da Paraíba bota pra frente mutirão e bicho de inteligência artificial pra destravar julgamento de contas de campanha

Judiciário3 dias ago

Fiscalização analisa prestação de serviços da Defensoria Pública da União

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

Empresa japonesa lança pendrive “mais curto” do mundo com até 512 GB

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

Apple já tem planos para lançar óculos inteligentes

Esporte3 dias ago

Flamengo recusa pedida de Arrascaeta e congela renovação: ‘Outras prioridades’

Esporte3 dias ago

UFC 315: Belal Muhammad e Valentina Shevchenko batem peso e confirmam disputas de cinturão

Esporte3 dias ago

Alpine conversa com representantes de Perez sobre 2026

Esporte3 dias ago

“A cobrança está sendo forte”, diz Gallo sobre queda de rendimento do Botafogo-PB

Saúde3 dias ago

Nozes reduzem inflamação e risco de câncer de cólon

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

10 dias para encerrar: Exército Brasileiro envia mensagem especial aos candidatos ao concurso de Sargento da ESA de 2025

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Concurso EsPCEx 2025 teve as inscrições PRORROGADAS, 440 vagas para pessoas com ensino médio

Segurança Pública3 dias ago

DRF: “A capacidade técnica de cada um de vocês explica esses resultados”, diz superintendente da PCPB, em solenidade na Câmara Municipal

Segurança Pública3 dias ago

Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras

Segurança Pública3 dias ago

Polícia Civil da Paraíba prende dois suspeitos de homicídio em São José do Bonfim

Segurança Pública3 dias ago

Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso

Segurança Pública3 dias ago

DRACO: Polícia Civil prende 42 investigados e causa prejuízo de quase R$ 3 milhões ao crime organizado; confira dados nacionais

Segurança Pública3 dias ago

A motocicleta militar com tração nas duas rodas que incrementa a mobilidade tática para operações especiais nos EUA

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Nando Cordel e João Gomes lançam “Você apareceu no São João”

Saúde3 dias ago

Profissionais de saúde alertam e explicam sobre a importância da vacinação materna

Nacional3 dias ago

Governo Lula vai à Justiça contra Flávio Bolsonaro por associar presidente a facções criminosas

Nacional3 dias ago

Sóstenes “abre fogo” contra o STF: “O Brasil não será refém de 11”

Nacional3 dias ago

Governo Lula libera homenagem a prostíbulo de SP pela Lei Rouanet

ECONOMIA3 dias ago

Haddad: dinheiro bloqueado de entidades permite ‘começar’ a ressarcir aposentados

Nacional3 dias ago

Caso Ramagem eleva a tensão institucional entre o Congresso e o STF

Esporte3 dias ago

Italo quebra prancha, é eliminado e pode perder liderança no Mundial de Surfe

Esporte3 dias ago

Brasileiras garantem três bronzes em 1º dia de Grand Slam de Judô

Nacional3 dias ago

Turma do STF tem maioria para condenar Zambelli a 10 anos de prisão

CIDADE3 dias ago

 Semana debate campanha Maio Amarelo

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário6 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional11 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública7 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura7 meses ago

Professora viraliza ao dançar em gincana escolar e gera debate nas redes sociais

Educação & Cultura3 dias ago

ONDE OCORRE A ESCOLHA DO NOVO PAPA?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUANDO TROCAR ORQUÍDEA DE VASO?

Internacional3 dias ago

QUAL É O NOME DE BATISMO DO PAPA LEÃO 14?

Saúde3 dias ago

COMO SE CHAMA O TRAUMA CAUSADO POR SOM ALTO?

Internacional3 dias ago

QUEM FUNDOU A REPÚBLICA DA TURQUIA?

Saúde5 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde5 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde5 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde2 semanas ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional2 semanas ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde2 semanas ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional2 semanas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde2 semanas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional3 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde3 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde3 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura3 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA3 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde3 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br