Nacional
TRE aluga sala em sindicato para fazer carga e lacração de urnas eletrônicas
O Tribunal Regional Eleitoral explicou que o cartório eleitoral da cidade de Itapeva em São Paulo, 53ª Zona Eleitoral, faz a carga e lacração das urnas eletrônica em sindicato denominado de SINTICOM – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção, do Mobiliário, Cimento, Cal, Gesso e Montagem Industrial localizado no município de Itapeva – SP.
Segundo o TRE-SP, comunicou que o sindicato já realiza o procedimento de carga e lacração das urnas eletrônicas, juntamente com a 53ª Zona Eleitoral desde de 2014.
A alegação é que o espaço físico do cartório eleitoral não suporta tal demanda, pois, é muito pequeno para essa atividade e que em 2022, o sindicato foi requisitado por meios oficiais e pelo o ofício de nº 116 em 21 de setembro de 2022.
NOTA TRE-SP
Vejam que até o momento não se fala quem mandou alugar este espaço, que cargo exerce e o nome e, logo em um sindicato, não se aponta o mandante do ato do aluguel e o por que que o local escolhido é exatamente dentro de uma sede de um sindicato, já que se sabe que a maioria dos sindicatos são ligados ao partido dos Trabalhadores – PT. Deixamos claro que não sabemos se, apenas este sindicato, não tem vínculo com o PT.
A empresa terceirizada contratada, segundo as informações, é de origem do Rio de janeiro e que enviou funcionárias ou funcionários do estado do Rio de Janeiro para trabalhar no manuseio das urnas eletrônicas no município de Itapeva no estado de São Paulo, por quê? São Paulo é uma enorme metrópole e muito maior de alguns países da Europa e não ter mão de obra?
A empresa terceirizada chama-se SERES – Serviços de Recrutamento e Seleção de Pessoal Ltda, contratada pelo o pregão eletrônico 58/2022 para a admissão de 1.206 assistentes de eleição para os cartórios das 392 zonas eleitorais da capital e do interior e os 18 postos de atendimento do estado de São Paulo. Quem são os funcionários e funcionárias? Qual tendência política?
Cartórios iniciam carga e lacração das urnas:
Atentem para as atividades dos funcionários e funcionárias terceirizadas:
“As atividades dos assistentes de eleição coadunam-se com as descritas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego (código n° 4110-10), com as especificidades da Justiça Eleitoral, tais como: auxiliar na digitação de textos e planilhas, auxiliar na preparação e revisão dos equipamentos utilizados nas eleições e auxiliar nos sistemas internos, entre outras.”
Por que as urnas estão num local diverso do TRE? Por que foi escolhido a sede de um sindicato? Por que o TRE não alugou outro local?
Segundo o presidente do sindicato em questão, Marcelo Barbosa, alega que o SINTICOM é o único sindicato brasileiro que não é ligado a CUT, Força Sindical e ao PT, e se diz triste com a situação, mas, em nenhum momento pediu que o TRE-SP e o 53ª Zona Eleitoral procurassem outro local e disponibilizasse a sala ou salão do sindicato.
A história pregressa do Partido dos Trabalhadores, foi supostamente constituída na luta sindicais, varias manifestações do líder do PT no inicio da sua trajetória política foi toda com base na luta sindical e, temos uma eleição este ano (2022), onde este mesmo líder e sindicalista concorre a sua volta ao poder. Cabe uma reflexão?
Na internete ou redes sociais, está sendo divulgado um vídeo que divergem em opiniões, já que um lado diz que foi editado e o outro fala que é real, segue o vídeo para que possam tirar as vossas conclussões:
O vídeo que circula em redes sociais tem mais de 260 mil visualizações e apresenta o seguinte diálogo:
Assistente do cartório: Você é cidadã, você…
Autora do vídeo: Eu sou cidadã
Assistente do cartório: Em que eu posso… Meu nome é Eduardo e eu sou assistente do cartório, em que eu posso ajudar?
Autora do vídeo: Não, eu só queria entender por que essas urnas estão aqui, porque foi escolhido esse local e eu queria o nome de todos os que estão aqui. Nome completo e documento. Como cidadã eu exijo saber quem está mexendo nessas urnas. Eu e nem a população itapevense está gostando é saber que isso está acontecendo no Sindicato dos Trabalhadores. Só isso.
Assistente do cartório: Mas é um apenas um local…
Autora do vídeo: Vamos lá então continuar o nosso nossa luta aqui, né?
[A autora do vídeo pega o crachá de uma funcionária terceirizada, a serviço da Justiça Eleitoral ]Assistente do cartório: São as pessoas terceirizadas.
Autora do vídeo: Muito obrigada. A senhora trabalha pra que empresa?
Funcionária terceirizada: Seres
Autora do vídeo: Qual?
Funcionária terceirizada: Seres
Autora do vídeo: Da onde que é a empresa que a senhora trabalha?
Funcionária terceirizada: Rio de Janeiro
Autora do vídeo: Rio de Janeiro? A senhora não é daqui então?
Funcionária terceirizada: Sou
Autora do vídeo: Mas como que a senhora trabalha com uma empresa do Rio de Janeiro se a senhora é daqui?
Assistente do cartório: A empresa…
Autora do vídeo: Eu estou perguntando pra ela aqui.
Funcionária terceirizada: Eles me contrataram. A empresa é de lá. Eles me contrataram pra trabalhar aqui
A transcrição do vídeo foi pega em uma reportagem do G1 já exposta nesta matéria.