CIDADE
Prefeitura realiza Semana do Idoso e programação começa com apresentação da Banda 5 de Agosto e palestra
A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), realiza de 3 a 7 de outubro, a Semana Municipal do Idoso. Segundo o coordenador do Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa da Capital, Ednaldo Araújo, cerca de 800 alunos da terceira idade assistidos pelo Município devem prestigiar o evento.
Todas as atividades serão realizadas na sede do Centro da Pessoa Idosa, que funciona na Rua Ana Guedes Vasconcelos, s/n, no bairro do Altiplano Cabo Branco. A abertura acontece às 9h do dia 3 de outubro, com apresentação da Banda 5 de Agosto e palestra com o geriatra Arnaldo Viegas. Na terça-feira (4), a programação tem início partir das 14h, com realização de um encontro inter geracional, com a participação dos alunos do colégio Anita Trigueiro do Vale e show do músico Bira Delgado.
A programação segue na quarta-feira (5), às 14h, quando haverá o lançamento do livro de Helena Medrado, com apresentação do Grupo Baila Comigo, da professora Rose, com a dança portuguesa e Copa do Mundo. Na quinta-feira (6), às 7h, acontecerá um Torneio de Cambio e às 14h, apresentação da dança havaiana com a turma de hidroginástica, sob o comando da professora Rogéria. O último dia do evento, sexta-feira (7), terá o Evento Silver Week, com apresentação do Grupo Baila Comigo, da professora Rose, no Manaíra Shopping.
As comemorações alusivas à terceira idade acontecem em duas datas como forma de chamar atenção das autoridades e da população em geral sobre o respeito, direitos e dificuldades das pessoas a partir dos 60 anos. No Brasil, o Senado aprovou o 27 de setembro como o Dia Nacional do Idoso, instituído pelo em 1999. Já o Dia Internacional do Idoso foi estabelecido em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado em 1º de outubro.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a população no mundo está ficando cada vez mais velha, devendo, por volta de 2025, pela primeira vez na história, ter mais idosos do que crianças no planeta.