Educação & Cultura
Alunos da rede municipal chegam à Joinville para última etapa da seleção para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Vinte alunos da rede municipal de João Pessoa aprovados para mais uma etapa da seleção para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que acontece desta quarta-feira (5) até domingo (9), já estão em Joinville (SC), para participar do processo. Eles deixaram a Capital paraibana na madrugada desta quarta, acompanhados de uma equipe da Secretaria de Educação e Cultura do Município (Sedec).
Segundo a coordenadora do processo na Sedec-JP, Fernanda Albuquerque, participaram dos processos crianças na faixa etária de 9 a 11 anos. “Inicialmente, 1.173 alunos se inscreveram para a primeira fase. Para a segunda foram 604, sendo selecionados 20 para a terceira etapa”, lembra.
“O grupo é formado por 14 meninos e 6 meninas. A partir desta sexta-feira (07), eles passarão por avaliações médicas e artísticas para chegar a última fase, no âmbito nacional. Estamos com boas expectativas desse resultado para que possamos ter o maior quantitativo de crianças aprovadas”, afirma.
Nicolas Kelvin da Silva Bernardino, um dos alunos selecionados, representou os colegas de equipe ao falar da emoção em participar de mais uma etapa. “É um sonho. Uma sensação muito boa estar aqui. Quero aproveitar todas as oportunidades que estão me dando, desde o momento do voo até a chegada aqui e o retorno para Joinville. Estou muito feliz”, diz o garoto.
Bruna Arcanjo da Silva, que é mãe de um dos alunos selecionados (Eliedson Bruno da Silva Brito, da Escola Frei Albino, no Bessa) diz que o momento é só de boas expectativas e “esperança que nossas crianças sejam selecionadas. É uma sensação maravilhosa, um momento único na vida de todos”.
A parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil foi iniciada em 2003, na então gestão de Cícero Lucena, e foi retomada em 2021, na sua segunda e atual gestão, aprovando, a princípio, quatro crianças que iniciaram os estudos em março de 2022.
A secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, América Castro, participou da despedida dos selecionados para a etapa nacional. “Chegou o momento de seguir para Joinville, muita emoção envolvendo esse momento. Os alunos ansiosos, os pais pensativos, nós, os servidores da rede na torcida, todos confiantes na possibilidade de um futuro melhor para essa meninada. Sem dúvidas essa experiência mexe com todos. Tenho certeza, pelo trabalho desenvolvido pelos nossos profissionais, que teremos mais alunos aprovados na seleção final. Essa meninada já é vencedora, uma experiência e tanto para uma criança, que na maioria, nunca saiu sequer do seu bairro”, finaliza.