ECONOMIA
Guedes: FMI negligenciou inflação global e entidade deve buscar credibilidade perdida
O ministro da Economia, Paulo Guedes, usou seu discurso durante reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, para criticar a entidade internacional e traçar um panorama focado na retração da economia global, ressaltando que o Brasil estaria “fora de sintonia”, com projeções positivas para a atividade e a inflação. As informações são da Reuters.
Segundo a agência, Guedes disse que a instituição deve reorientar e reforçar sua análise macroeconômica e financeira, vigilância, e assessoria sobre políticas para “restaurar plenamente a credibilidade que foi perdida no processo”.
“Infelizmente, a supervisão bilateral e multilateral do FMI negligenciou a natureza, magnitude e extensão do aumento da inflação que começou em 2021. Como resultado, a orientação política do Fundo foi equivocada em vários casos”, disse Guedes, em transcrição da fala divulgada pelo FMI hoje.
Nesta terça-feira (11), o FMI publicou a atualização de seu relatório de monitoramento da economia global e elevou a expectativa de crescimento para o PIB do Brasil em 2022. A entidade internacional elevou de 1,7% para 2,8%.