ECONOMIA
Auxílio Brasil: veja os bancos que podem oferecer o empréstimo consignado e os juros
O governo federal anunciou esta semana os 12 bancos autorizados a realizarem o empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil e Benefício de Prestação Continuada (BPC). A operação permite que os cidadãos tenham descontado direto na fonte pagadora dos benefícios sociais as parcelas de empréstimos contratados junto as instituições financeiras.
O valor consignado é limitado em até 40% do repasse do Auxílio Brasil, num prazo máximo de 24 meses. O limite de juros é de 3,5% ao mês. Entre os grandes bancos do país, apenas a Caixa Econômica Federal adotou a modalidade. Na Caixa, 23,5 mil contratos da modalidade foram assinados e mais de R$ 61 milhões disponibilizados na linha de crédito, até terça-feira (11). A taxa é de 3,45% a.m. e as parcelas de, no mínimo, R$ 15.
A Caixa explicou que é vedado às instituições financeiras oferecer prazo de carência para pagamento da primeira prestação e a cobrança de Taxa de Abertura de Crédito (TAC) ou de qualquer outra tarifa administrativa.
Os clientes da Caixa que desejam contratar o empréstimo devem estar com o benefício ativo e recebendo há mais de 90 dias. Além disso, precisam ser elegíveis quanto às demais regras desta linha de crédito, que podem ser consultadas na página do Consignado Auxílio, no site do banco.
Além da Caixa, veja os outros 11 bancos que podem oferecer o empréstimo consignado: