CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Extensões para Edge e Chrome sequestram navegadores e têm 1 mi de instalações
Assim como tudo o que baixamos para nossos computadores e celulares, é também preciso ficar atento com algo pequeno, mas que pode nos dar muita cabeça: as extensões para navegadores. Neste caso, os complementos oferecem ferramentas simples de customização, mas se escondem, e, quando ativados, podem até sequestrar os browsers. As pragas analisadas pelos pesquisadores da firma de segurança Guardio Labs têm mais de 1 milhão de instalações.
A descoberta foi feita pelos pesquisadores em meados de outubro, quando eles notaram um padrão de comportamento em 30 variantes de extensões nas lojas do Chrome e do Edge. A infecção acontece quando, na verdade, o usuário está buscando outras coisas na web, especialmente conteúdo de vídeos e legendas ou outros tipos de download.
Ao seguir para baixar, o usuário é redirecionado para outro site, que exige a instalação de uma extensão para liberar o conteúdo buscado. Como o complemento é sobre uma ferramenta de customização de cor, aparentemente inofensiva, muitas pessoas acabam concordando. Por conta disso, os pesquisadores batizaram a praga de Dormant Colors ou “Cores Dormentes”.
Quando acontece a instalação, as extensões passam a redirecionar as vítimas para diversas páginas que carregam scritps maliciosos. Esses comandos instruem os complementos sobre como “sequestrar” as busca realizadas pelos usuários, e em quais sites inserir links de afiliados. Ou seja, após a infecção, as vítimas caem em páginas que não procuraram. Assim, elas geram receita e cedem seus dados para os criminosos.
As extensões infectadas com a praga “Cores Dormentes” também têm uma extensa lista de 10 mil sites autênticos para explorar: assim que você entra em uma loja online conhecida, por exemplo, o complemento malicioso faz um rápido redirecionamento automático, para incluir um link afiliado anexado à URL. Desta forma, os criminosos conseguem lucrar quando uma compra é efetuada.
Além disso, os pesquisadores afirmam que a praga pode redirecionar as vítimas para páginas de phishing, roubando credenciais do Microsoft 365, Google Workspace, sites de bancos ou plataformas de mídia social.
Como evitar as extensões infectadas em navegadores
As extensões listadas abaixo foram encontrados com a praga Cores Dormentes. Segundo os pesquisadores, elas já foram removidas ou retirados do ar, mas eles alertam que a operação é constantemente renovada com novos nomes e domínios adicionais.