Educação & Cultura
Psicanalista belga lança livros na Casa da Árvore em João Pessoa
O psicanalista belga Henry Krutzen estará lançando quinta-feira próxima (3 de novembro), 19 horas, na clínica Casa da Árvore (Hidelbrando Tourinho, 100, Miramar), em João Pessoa, a segunda edição de “Para uma nova definição do espaço clínico”, além de mais duas obras, escritas durante a pandemia: “Estudos de psicanálise relacional” e “Psicanálise relacional, neurociências e psicologia do desenvolvimento”.
Radicado no Brasil, há mais de duas décadas, segundo Krutzen, a psicanálise relacional constitui um conjunto de teorias e pensamentos alternativos às ideias psicanalíticas clássicas, discutidos desde os anos 80, principalmente nos Estados Unidos. Concebidas com a colaboração de vários autores, há várias correntes teóricas, perpassando desde a psicologia psicanalítica do self à intersubjetividade.
A despeito de toda a diversidade, existe um pensamento em comum: as relações com os outros constituem os blocos fundamentais à construção da vida mental. Os títulos lançados pelo psicanalista refletem seus estudos e saberes extraídos nesse campo, inclusive, durante o exercício de sua clínica, na qual, afirmou vislumbrar a experiência subjetiva do paciente, sempre bastante singular.
Com prefácio do psicanalista Christian Dunker (professor da Universidade de São Paulo), “Para uma nova definição do espaço clínico”, de acordo com o autor, aborda transformações vivenciadas pela psicanálise no curso dos anos. Juntamente às poltronas e divãs, os encontros clínicos, supervisões e análises revelam várias outras mudanças.
Atualmente, conforme Henry Krutzen, predomina maior interesse sobre a dimensão social da psicanálise, após anos de confinamento no âmbito dos consultórios. Também há uma necessidade de compartilhamento com outras áreas de conhecimento e saberes, a exemplo da filosofia, psicologia, neurociências, sociologia e fenomenologia.
Sobre o autor:
Henry Krutzen – Nasceu em Charleroi, na Bélgica. É diplomado em Psicologia e Ciências da Educação pela Université Catholique de Louvain (Bélgica|). Em seu país de origem, atuou como profissional da saúde mental, em várias instituições. Desde 2006, reside em João Pessoa, onde trabalha como psicanalista.