Connect with us

Educação & Cultura

Alfabetização: utilize listas de compras para potencializar as aulas

Coloque a leitura e a escrita a serviço de práticas sociais do cotidiano, como tomar nota do que é preciso buscar no mercado e pesquisar preços em folhetos promocionais

Depois de fazer um ditado com palavras relacionadas a produtos de higiene para sondar os saberes da turma, Rafaela Martins, professora do 1º ano da EE Professor Mario Junqueira da Silva, em Campinas (SP), notou que tinha uma questão bastante interessante para explorar. Quando ditou “SABONETE”, três alunos escreveram “LUX”. Eles foram confrontados por Rafaela quando ela pediu que lessem em voz alta o que tinham escrito. “Eles liam ‘SABONETE’ seguindo a palavra ‘LUX’ com o dedinho”, diz ela.  

Estava claro para Rafaela que o nome na embalagem do produto comprado pelas famílias das crianças estava influenciando a escrita delas. Então, ela se organizou para planejar com a turma um trabalho de leitura e escrita sobre compras de mercado e tudo o que envolve esse momento: fazer a lista dos itens necessários, pesquisar preços em folhetos promocionais e ler o rótulo dos produtos, as placas e as etiquetas de preços. 

“Todos se beneficiaram das atividades propostas. Três estudantes alfabéticos ajudaram muito os colegas a avançar nas hipóteses de escrita. Ao mesmo tempo, esse trio se deparou com questões ortográficas e aprendeu bastante sobre elas”, conta Rafaela. 

A potência do trabalho com listas reside em vários aspectos – a começar por ser um gênero que tem a ver com uma prática social presente no dia a dia das pessoas. “Fazemos listas de compras, de filmes em cartaz, de livros que queremos ler. Na escola, temos a lista de nomes da turma, que tem utilidade real: conhecer os colegas, saber como se escreve o nome de cada um e usar essa escrita para se apoiar na hora de fazer outras”, explica Renata Frauendorf, coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá e coordenadora do Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo (GRUPAD), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A lista é potente especialmente na fase inicial da alfabetização, porque é um texto mais curto e simples. “Isso não quer dizer que as crianças não possam lidar com textos mais longos. Mas as listas são valiosas por terem estrutura mais enxuta, com palavras pertencentes ao mesmo campo semântico, embora estejam soltas”, fala Renata. No mais, as listas são ótimas para realizar atividades de sondagem – tanto de leitura como de escrita – para conhecer a hipótese de cada aluno em determinado momento e recompor aprendizagens. 

Aprender a ler um folheto promocional

Professora apresentando jornal de mercado para duas crianças durante atividade sobre criação de lista de compras.
Crédito: Ricardo Lima/Nova Escola

A primeira atividade que Rafaela propôs ao grupo foi analisar folhetos promocionais diversos, de mercados, borracharias, pizzarias etc. “O que eles têm em comum?”, perguntou a professora aos alunos. As fotos dos produtos, o nome de cada um, os preços… Depois, respeitando os saberes de todos, ela propôs a leitura do material e, estrategicamente, priorizou folhetos em que produtos diferentes (como limão, pera, sabonete e hidratante) apareciam juntos, com o mesmo preço. Dessa forma, as crianças tinham de ler o nome do produto para saber onde estava escrito “LIMÃO” e “PERA” e onde apareciam as palavras “SABONETE” e “HIDRATANTE”. Ou seja, podiam até se apoiar nas figuras, mas, mesmo ainda sem saber ler convencionalmente, tinham de ler recorrendo à primeira e à última letra de cada palavra, por exemplo, dentre outras estratégias. 

Ao perguntar sobre os preços, apontando o nome do produto, Rafaela encaminhou a turma – e, em especial, os três alunos que escreveram “LUX” no ditado – para a compreensão da diferença entre nome e marca. Eles entenderam, então, que nos rótulos o destaque é para a marca (“LUX”) e que o nome do produto (“SABONETE”) aparece na embalagem mais discretamente. No folheto, o nome aparece primeiro, abaixo da foto; depois é que surgem a marca e o preço.

O passo seguinte foi organizar coletivamente uma lista de compras de itens para um café da manhã. “Eu expliquei para a criançada que depois faríamos nosso próprio folheto de mercado com esses itens e iríamos pesquisar os preços mais baixos em outros folhetos, para criar o mercadinho da turma”, conta Rafaela. Ela então fez o papel de escriba. Os alunos foram ditando as palavras – “MARGARINA”, “SUCO”, “LEITE”, “PÃO” etc. –, dizendo quais letras ela deveria usar para escrever na lousa. A turma recorreu a outras listas expostas na sala, como a de nomes de alunos da turma, para tirar dúvidas e encontrar referências. 

“Trabalhamos com os folhetos até alcançar a escrita convencional. Nesse processo, os alunos com escrita alfabética convencional foram essenciais, davam dicas para os colegas das letras que faltavam e das melhores para escrever o nome de cada item”, conta a educadora. Por fim, em duplas, os alunos também tiveram a oportunidade de desenhar os produtos para ilustrar os folhetos. 

Ao explorar folhetos promocionais com as crianças, é preciso tomar cuidado para não incentivar o consumo. Os objetivos ao usar esse tipo de material na escola têm de estar focados no trabalho de leitura, escrita e pesquisa de preços e na interpretação das informações que constam no informe. “Saber ler os folhetos de forma crítica contribui para o consumo consciente. Aprendemos a checar se o valor promocional em um mercado é realmente mais em conta do que em outros estabelecimentos e a observar o que está escrito em letras pequenas, como o prazo de validade das mercadorias, o número de unidades permitido por cliente, a forma de pagamento, entre outros detalhes”, fala Renata.

Boas dicas não são respostas: fazem os alunos pensarem

Fotografia em detalhe de criança escrevendo uma lista de compras.
Crédito: Ricardo Lima/Nova Escola

Apostar no valor das ideias e das perguntas que as próprias crianças fazem também é parte do planejamento de Caroline Rezende de Souza, professora da EE Prudente de Morais, na capital paulista. Ela usa listas na alfabetização para impulsionar a turma a fazer boas reflexões sobre o sistema de escrita. De acordo com Renata, é justamente o uso da lista que faz dela algo interessante para trabalhar com leitura e escrita. “A lista, por si só, não é uma boa atividade. É preciso ter clareza do porquê as crianças estão escrevendo ou lendo uma lista, quais os desafios impostos, o propósito didático”, explica. 

Certa vez, Caroline propôs aos alunos fazer uma lista coletiva de compras de mercado e depois montar o canto do mercadinho na sala, para brincar. Ela pediu, então, que ditassem os itens em voz alta. “Se alguém diz ‘SALADA’, pergunto como faço para escrever a palavra. Se a classe fica em dúvida se é com C ou com S, as crianças já sabem o que fazer: pedir uma dica para mim”, conta a professora. Nesse caso, os alunos já sabem: a dica não tem nada a ver com a professora entregar de bandeja qual é a primeira letra. “Eu ensino à turma o procedimento de fazer boas perguntas e dou exemplos claros”, diz ela. Por isso, é comum que as crianças façam pedidos sabidos, como: “Prô, escreve ‘SAPO’ para a gente saber como começa ‘SALADA’?’”. Caroline, antes de escrever, questiona: “Quais letras de ‘SAPO’ podem me ajudar a escrever ‘SALADA’?”, levando a turma a pensar que, além do S, a letra A é boa também. 

Outra boa sacada de Caroline, quando propõe a leitura de listas de compras escritas por ela, é pedir que os estudantes que não leem convencionalmente apontem onde está escrito “TORTA DE MORANGO” ao mostrar uma lista com “TORTA DE MORANGO” na primeira linha e “TORTA DE BANANA” na linha imediatamente abaixo. “Mesmo que o aluno aponte a primeira linha e acerte, não paro por aí. Pergunto por que na segunda linha não está escrito ‘TORTA DE MORANGO’. Quero que ele desenvolva argumentos para justificar. Fazendo isso, estou ajudando-o a avançar mais e mais na leitura”, diz. 

Ao trabalhar com folhetos, Caroline, tal como Rafaela, faz bom uso das fotos dos produtos. A turma do 1º ano do Prudente de Morais para a qual ela leciona tem vários alunos imigrantes – paraguaios, colombianos e peruanos. “Alguns deles conseguem ler o nome de cada produto, mas não relacionam o nome à imagem porque em espanhol ‘ABACAXI’ é ‘PIÑA’, por exemplo. Com as fotos, fica mais fácil entender a qual imagem a palavra ‘CENOURA’ se refere”, diz.

Material para download: registre as hipóteses dos alunos

Útil tanto no início do processo de alfabetização quanto no período de recomposição de aprendizagens, mapa da classe serve para anotar as hipóteses de escrita de cada aluno, registrando seus avanços a cada nova sondagem.BAIXE AQUI

Consultor pedagógico: Fernando Barnabé, professor de Matemática, integrante do Time de Autores e do Time de Formadores da NOVA ESCOLA, autor e editor de materiais didáticos.

Acesse aqui a página especial do projeto Educação Financeira Transforma e conheça todos os conteúdos da parceria entre a NOVA ESCOLA e o Instituto XP.

Fonte: Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional2 dias ago

Explosões de aparelhos no Líbano: cresce temor de retaliação

Politíca2 dias ago

Vereadora Raíssa Lacerda é presa em grande operação da Polícia Federal contra aliciamento eleitoral

Educação & Cultura2 dias ago

Desafio Nota 1000: Estudantes da Rede Estadual são premiados com notebooks durante cerimônia em João Pessoa

Educação & Cultura2 dias ago

Alunos de escola do Bairro das Indústrias visitam Expofeira Paraíba Agronegócio 2024

Segurança Pública2 dias ago

Comissão Especial de Prevenção e Combate ao Assédio já está em pleno funcionamento na Paraíba

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Energisa abre vagas de emprego para auxiliar eletricista na Paraíba

Politíca2 dias ago

Em visita a secretário de Esportes, Jutay Meneses discute investimento nos atletas escolares da Paraíba

CIDADE2 dias ago

Construção de nova ponte entre Valentina e Mangabeira: vereador Marmuthe solicita e Prefeitura publica nova licitação para a obra

Politíca2 dias ago

AGORA É LEI: Paraíba ganha Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo

Esporte2 dias ago

João Azevêdo entrega novo Ronaldão, recepciona medalhistas paralímpicos e destaca investimentos no segmento esportivo

Internacional2 dias ago

Walkie-Talkies de terroristas do Hezbollah explodem na manhã de hoje

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

Ministério das Comunicações forma primeira turma de reparos em smartphones da Paraíba

Educação & Cultura2 dias ago

CAIXA DISPONIBILIZA AOS ESTUDANTES CONTRATAÇÃO DIGITAL DO FIES POR APLICATIVO

Internacional2 dias ago

Nações Unidas pedem investigação independente após explosão de pagers no Líbano e na Síria

CIDADE2 dias ago

Castramóvel e hospital veterinário: vereador Janderson Brito apresentou ao menos 12 requerimentos em defesa da causa animal em Cabedelo

Segurança Pública2 dias ago

Força Aérea do Brasil quer transformar o Gripen F-39 com a tecnologia dos aviões de combate mais modernos dos Estados Unidos

Segurança Pública2 dias ago

Brasil fortalece suas Forças Armadas com sistemas avançados de defesa, intercomunicação e foco na segurança: Exército, Marinha e Força Aérea com ênfase na transferência de conhecimento

Internacional2 dias ago

Ex-primeiro-ministro da lituânia, nascido na união soviética, é indicado para liderar a defesa da União Europeia em meio a crescente ameaça russa

Judiciário2 dias ago

Viagens de Flávio Dino com a FAB custaram mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos em apenas 8 meses

Educação & Cultura2 dias ago

Prorrogadas inscrições da seleção para o programa de pós-graduação da ENCE

CIDADE2 dias ago

Ao NinjaCast, vereador Marmuthe detalha projeto de infraestrutura para as praias do Sol e Barra de Gramame: “Eram as praias mais esquecidas pelo Poder Público”

Internacional2 dias ago

Deputada americana apresenta lei que impedirá entrada de Moraes nos EUA

Judiciário2 dias ago

Partilha de bens adquiridos antes da Lei da União Estável e gestão de patrimônio

ESTADO2 dias ago

Nota de repúdio ao ataque contra auditores fiscais na Paraíba

Politíca2 dias ago

Deputados aprovam proposta de Jutay que garante capacitação e complementação de renda para pescadores artesanais

Politíca2 dias ago

Assembleia aprova projeto de Camila que inclui campanha ‘Rompa o Ciclo da Violência’ no Calendário de Eventos

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Fundação de Saúde abre inscrições para concursos com mais de 4.500 oportunidades na Paraíba

Politíca2 dias ago

Deputado Júnior Araújo critica divulgação de pesquisas eleitorais fraudulentas e defende maior rigor na legislação

Politíca2 dias ago

Assembleia aprova projetos em defesa dos direitos das mulheres e das pessoas com deficiência

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Embrapa Cerrados aproxima mais de 350 estudantes das pesquisas voltadas para o bioma

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional8 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde4 dias ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura4 dias ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional4 dias ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 semana ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 semana ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 semana ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE3 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura3 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde3 semanas ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde3 semanas ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura3 semanas ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br