CIDADE
Cabedelo realiza II EXPO de Robótica com o objetivo de promover a divulgação de tecnologia e robótica
Evento contou com a realização de dois torneios de robótica e exposição tecnológica
A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou, no sábado (26), o II Expo de Robótica de Cabedelo. O evento ocupou os auditórios Master e Executivo do Centro Universitário do Uniesp e foi composto por exposição tecnológica e realização de 2 torneios de robótica.
A Expo, que tem entre os principais objetivos promover a divulgação científica na área de robótica e tecnologia, abrigou, além da exposição com 12 instituições expositoras, o II Torneio Municipal de Robótica de Cabedelo (TMR) e o Torneio Juvenil de Robótica (TJR), nos quais alunos da rede pública e privada de ensino competiram e demonstraram suas habilidades com robótica e programação de robôs.
A Expo é promovida e realizada pelo Setor de Tecnologia Educacional (STE) da Seduc , em parceria com a Coordenação Regional do TJR, Centro de Informática da UFPB e conta com patrocínio da Uniesp. Este é o segundo ano em que ela é realizada, tendo a primeira edição acontecido em 2019 e sendo suspensa nos anos posteriores, devido a pandemia da Covid-19.
Realizado ao longo de um único dia (manhã e tarde), a competição envolveu dezenas de modalidades. Os alunos precisaram programar um robô para executar os desafios de forma autônoma, além da exposição de tecnologia por instituições de ensino superior e técnico.
Torneios – O objetivo do Torneio Municipal de Robótica de Cabedelo (TMR) é promover a competição de Robótica educacional entre alunos dos anos finais (6º ao 9º anos) da Rede Municipal de Ensino. Em sua segunda edição, o torneio reuniu cerca de 65 alunos, na faixa etária de 10 a 15 anos. Os participantes, alunos do 6º ao 9º ano, foram das escolas Elizabeth Ferreira da Silva, Major Adolfo Pereira Maia, Maria José de Miranda Burity, Maria Pessoa Cavalcanti, Marizelda Lira da Silva, Paulino Siqueira, Plácido de Almeida, Rosa Figueiredo De Lima e Vereador Pedro Américo.
Os competidores tiveram como desafios de programação (modalidades da competição) a Operação Limpeza e Entrega de Suprimentos. A competição presencial de robótica foi disputada de forma classificatória, com disputa entre as equipes por pontuação.
Por sua vez, o Torneio Juvenil de Robótica objetiva promover a competição de robótica educacional entre alunos das redes pública e privada do estado da Paraíba. O evento contou com cerca de 800 participantes, na faixa etária entre 10 e 21 anos. Eles competiram nas modalidades (desafios) de resgate de alto risco, resgate no plano, dança com robô, viagem ao centro da terra, cabo de guerra, sumô e MMA.