Connect with us

Educação & Cultura

Como envolver crianças e famílias na construção de portfólios na Educação Infantil?

Educadores podem estimular o protagonismo dos pequenos, convidando-os a selecionar as produções que consideram mais significativas, e planejar a participação de pais e responsáveis em algumas atividades

Costuma-se dizer que “o tempo voa”, e a expressão parece ser especialmente verdadeira quando se trata da evolução de bebês e crianças. O balbuciar que vai se impregnando de sentido com as primeiras palavras, uma garatuja que aos poucos ganha forma e a própria transformação física de seus corpos. Daí a importância do registro na Educação Infantil. Se não documentamos essa trajetória, as experiências e os aprendizados vividos por cada criança e pela turma como um todo correm o risco de se perderem, bem como a memória afetiva de uma das fases mais ricas da vida.

Para cumprir essa função, um dos principais instrumentos de avaliação processual utilizado nessa etapa é a elaboração de portfólios. Se, à primeira vista, avaliação e Educação Infantil parecem ser duas dimensões incompatíveis, é porque ainda impera a noção de avaliar atrelada à aplicação de provas, ao desempenho e à classificação – o que não poderia estar mais equivocado. Nessa fase, a avaliação implica no acompanhamento do desenvolvimento infantil e na documentação desse percurso com intencionalidade pedagógica de forma a fornecer insumos para as equipes repensarem suas práticas e também informar os docentes dos anos seguintes sobre o caminho trilhado por aquela criança até então. 

De formatos variados, os portfólios fazem parte dessa documentação pedagógica e dão conta de recontar a trajetória vivida pelos pequenos, seus desafios e suas conquistas. Além do aspecto documental, são também recursos fundamentais na hora de apresentar o trabalho desenvolvido para as famílias, ajudando-as na compreensão do papel da escola na aprendizagem dos bebês e crianças. 

“O portfólio traz um olhar sensível do professor para o processo vivido por cada criança na escola. A partir desses registros, a gente consegue mapear o quanto cada criança já avançou em relação aos seus próprios desafios. Se há comparação, é sempre em relação a ela mesma”, explica Mariana Mas, professora da EM Iracema França Lopes, em Ilhabela, no litoral paulista.

Protagonismo infantil na construção dos portfólios

Apesar de consistir em um documento estruturado pelo professor, a elaboração do portfólio não só pode como deve ter a marca da autoria das crianças e suas famílias. Quando elas são convidadas a também serem agentes dessa construção, isso fornece subsídios importantes para o professor compreender e apoiar os interesses individuais e da turma e como ambos se relacionam com o que foi desenvolvido pedagogicamente na escola. 

“Em geral, percebo que as crianças selecionam trabalhos que representaram propostas significativas para elas, e esse é um olhar individual – às vezes, o que foi para uma não foi tanto para outra”, opina Mariana, que também realiza formações na rede municipal de Ilhabela para públicos distintos, incluindo professores, gestores, famílias e funcionários das unidades escolares.

São diversas as estratégias que os educadores podem colocar em prática para envolver e dar protagonismo às crianças no momento da elaboração dos portfólios. Para começar, o mais importante é reiterar que os portfólios não devem surgir apenas como resultado da conclusão do ano letivo. “Eles podem ser construídos ao longo do processo vivido com as crianças, e não apenas como algo que, finalizado o processo, represente uma seleção das atividades”, recomenda a professora e formadora. 

Para favorecer a centralidade das crianças nessa produção, ela indica incluir os pequenos na seleção daquilo que vão arquivar. “É interessante conversar com ela [a criança] para que possam justificar por que escolheram esses materiais e não outros. Claro que, chegado o fim do ano, a gente faz uma retrospectiva e pergunta o que mais gostariam de incluir.”

“Mini-histórias” e diferentes formas de participação

Essa prática de envolver os pequenos é adotada por Cristiele Borges dos Santos Cardoso, professora na EMEI Joaninha, em Novo Hamburgo (RS), onde trabalha com crianças de até três anos. A pouca idade das crianças não a impede de fomentar o protagonismo da turma. Elas participam ativamente do processo de construção de seus portfólios, ajudando a escolher aquilo que desejam apresentar para suas famílias. “Essa seleção dos materiais permite [às crianças] que se reconheçam dentro daquela documentação”, afirma.

Na categoria dos portfólios, uma estratégia usada por Cristiele são as chamadas “mini-histórias”, espécie de registro composto por um breve texto e imagens que constroem uma narrativa sobre uma criança, uma dupla de crianças ou um grupo. Esse registro, que é parte da documentação pedagógica, pode ter vários formatos, mas geralmente consiste em uma impressão em tamanho A4 ou em uma versão digital no formato PDF. 

As “mini-histórias” são compartilhadas com as famílias uma vez por semana e também são apresentadas aos pequenos. “Eles adoram se ver nelas e reconhecer os colegas. Tiramos muitas fotos do cotidiano e costumamos projetar para eles; assim, eles podem escolher as de que mais gostam”, conta a professora. 

Nesse processo de elaboração, alguns cuidados são considerados para se ter um retrato fidedigno da memória afetiva que a criança vai levar daquela etapa. “Por exemplo, a gente percebe no cotidiano quem são amigos próximos, e uma parte da documentação em fotos é com os melhores amigos. Fazemos isso porque entendemos que esse documento vai ficar para contar a história daquela criança”, destaca Cristiele. Ela foi uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10 de 2022 com o projeto “A voz das crianças: conexões que aproximam”. 

Estimular o protagonismo, no entanto, não é sinônimo de “forçar” a participação das crianças nas atividades envolvendo os portfólios. Diferentes personalidades podem exigir diferentes abordagens. “É preciso observar como cada criança se sente mais à vontade para se expor, falar. Às vezes, essa participação não precisa acontecer no grande grupo, mas em uma conversa individual na qual ela vai fazer a escolha do seu material”, acrescenta Mariana.

Participação começa no planejamento

Apesar de ser um instrumento avaliativo, um bom portfólio começa ainda no planejamento. Além de prever os momentos de interação com as crianças e famílias, esse exercício permite que os professores se organizem de forma a registrarem e arquivarem aquilo que será mais relevante. “Não dá para deixar tudo para o fim do ano. É um trabalho diário ir organizando esses documentos. Isso faz parte da rotina pedagógica. São muitas descobertas e muitos avanços em pouco tempo”, aponta Amanda Grispino, atelierista na Creche Baroneza de Limeira, em São Paulo (SP). 

O planejamento também deve orientar a escolha das ferramentas e mídias que irão compor o portfólio. “Quanto mais multimídia ele for, melhor. É possível enviar vídeos e inserir fotos, entre outras ferramentas, para dar voz às crianças”, diz Amanda. 

Outra dica da educadora para colocar as crianças no centro desse processo é saber como se comportar na hora de fazer esses registros. “Um bom vídeo, por exemplo, é aquele no qual a gente fica mais calada e deixa a criança narrar a cena, aquilo que ela está fazendo.”

Envolvimento das famílias

As “mini-histórias” desenvolvidas por Cristiele ajudam também na compreensão e no acompanhamento, pelos responsáveis, do trabalho pedagógico feito na Educação Infantil. Essa compreensão, aliás, é peça-chave para o envolvimento, observa a professora. “As famílias entenderem que a aprendizagem por campos de experiências [da Base Nacional Comum Curricular] é essencial para que compreendam o trabalho que está sendo feito na escola e o portfólio como documento pedagógico.” 

A escola também organiza os chamados “círculos de comunicação difusos”, que são encontros ao longo do ano para informar e apresentar aos pais e responsáveis esses materiais. Nessa empreitada, as ferramentas digitais entram como grandes aliadas. “Usamos comunicações digitais no Instagram e no Facebook da escola para que as famílias vejam e participem desses momentos”, conta a professora.

Além de dialogar para conhecer quem são as famílias das crianças, outra forma encontrada por Amanda de envolver os responsáveis na construção dos portfólios é incluir em seus projetos desdobramentos de atividades que podem ser realizadas fora da escola. “Eu coloco indicações de passeios para fazerem com as crianças. Se os projetos são mais longos e têm mais camadas, é possível gerar uma resposta das famílias, trazer a informação de como isso se deu em casa. Isso tudo vai nutrindo o portfólio”, salienta. Um exemplo de projeto desenvolvido assim foi uma biblioteca móvel cujos livros ficavam disponíveis para as famílias levarem para casa. 

Mariana também acredita que a participação das famílias ocorre dando espaço para que possam acompanhar o desenvolvimento dos portfólios ao longo do ano. “Outro caminho é permitir que as crianças levem para a casa esses portfólios”, sugere. 

Dessa forma, chegado o fim do ano, não há surpresas. Com o fechamento das atividades, é interessante construir um momento de apresentação para as famílias, com a participação ativa das crianças, que podem trazer sugestões sobre o que querem mostrar e como. 

Na EMEI Joaninha, é organizado um espaço para receber os pais e responsáveis, e as crianças são convidadas para apresentarem os portfólios, desenhos e histórias. “Nesse momento coletivo, há uma síntese daquilo que foi vivido, mas que as famílias já estão sabendo. Também fazemos uma comunicação individual na qual as famílias visualizam os momentos de suas próprias crianças”, finaliza Cristiele. 

Boas práticas para portfólios participativos

Confira sugestões para envolver as crianças na elaboração dos portfólios e para a integração das famílias nesse momento

– Preveja os momentos de interação com as crianças e famílias ainda no planejamento dos portfólios. Reserve tempo para dialogar e trocar com ambos ao longo do ano letivo. Não deixe para informar sobre o trabalho pedagógico realizado apenas no final do ano;

– Convide as crianças para escolherem os trabalhos que desejam arquivar e mostrar às famílias. Ao oferecer esse protagonismo, será possível perceber quais propostas foram mais significativas para elas;

– Ainda que as crianças devam co-construir os portfólios ao longo dos meses, chegado o final do ano, vale fazer uma retrospectiva e perguntar o que mais gostariam de incluir;

– Considere diferentes estratégias de acordo com o perfil de cada aluno para estimular a participação de todos na elaboração do portfólio. Com os mais tímidos, vale fazer conversas individuais em vez de expô-los no grande grupo.

– Insira vídeos, fotos, textos e links – quanto mais multimídia for o portfólio, melhor. E deixe as crianças assumirem a centralidade dos registros. Na hora de gravar um vídeo, por exemplo, a criança pode narrar o que está fazendo.

– Inclua propostas que podem ser realizadas fora da escola para envolver os responsáveis na construção dos portfólioscomo passeios, perguntas que devem ser respondidas pela família e atividades para casa.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional20 horas ago

Jair Bolsonaro celebra posse de Donald Trump e reforça esperança de mudanças políticas em 2026

Nacional20 horas ago

Marinha usou emenda de Flávio Bolsonaro para pagar alvo da PF

CIDADE21 horas ago

Pedras de Fogo oferece Oficinas de Verão com atividades artísticas e culturais durante férias escolares

Nacional1 dia ago

Lula em campanha: “Bora sair de Brasília e enfrentar a realidade nas ruas”

CIDADE1 dia ago

Segundo fim de semana de atividades esportivas e culturais atraem grande público em Cabedelo

Internacional1 dia ago

10 pérolas de sabedoria de Martin Luther King Jr.

Internacional1 dia ago

Por que a crise da Nicarágua é importante

ENTRETENIMENTO1 dia ago

7 citações perfeitas da Bíblia para preparar-se para o casamento

Internacional1 dia ago

O que a América Latina deve esperar de Trump 2.0?

Internacional1 dia ago

Fórum de Davos acontece sob expectativa do “choque” Trump

Internacional1 dia ago

Israel e Hamas: o que se sabe sobre o acordo de cessar-fogo?

Internacional1 dia ago

Reféns são libertadas pelo Hamas e estão com saúde “estável”

Politíca1 dia ago

Veneziano destaca nova etapa do Minha Casa, Minha Vida que beneficiará a Paraíba com mil unidades habitacionais, num investimento de R$ 15 milhões

CIDADE1 dia ago

Cansada de esperar pela Prefeitura de Lucena, população assiste vereadores bancarem melhoria de iluminação em ruas e praça

Internacional1 dia ago

Donald Trump pode deportar 1 milhão de migrantes sem visto?

Nacional1 dia ago

Nova classe trabalhadora não está satisfeita com governo Lula. É um fenômeno de classe, diz cientista político André Singer

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Milhares de pessoas prestigiam a terceira noite do Festival Forró Verão em João Pessoa

Saúde2 dias ago

Hospital de Trauma de Campina realiza mais de 460 atendimentos no fim de semana

Segurança Pública2 dias ago

Líder de facção criminosa é preso em operação que desarticula guerra entre gangues na grande João Pessoa

CIDADE2 dias ago

Vice-prefeita renuncia em tempo recorde: Quando participação é só promessa de campanha

ESTADO2 dias ago

João Azevêdo anuncia reajuste linear para servidores acima da inflação, ampliação do auxílio alimentação e novos benefícios com impacto de R$ 1,3 bilhão na folha de pessoal

Nacional2 dias ago

O impacto do ativismo no jornalismo brasileiro: será que conseguimos separar o trigo do joio?

ESTADO2 dias ago

Tarifa social: confira o ranking das cidades com o maior número de famílias que podem receber o desconto

Esporte2 dias ago

Jogos de hoje (20/01/25): onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

WhatsApp introduz widget para acesso ao Meta AI

Judiciário2 dias ago

TJPB Realiza Sessão para Eleição de Novos Desembargadores

Judiciário2 dias ago

Justiça determina que duas prefeituras na Paraíba encerrem contrato temporário de 132 pessoas

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Sine-JP começa a semana oferecendo 442 vagas de emprego em mais de 70 funções

Nacional3 dias ago

Bolsonaro fora da posse de Trump é destaque na mídia internacional

CIDADE3 dias ago

VERÃO EM CABEDELO  Programação esportiva e cultural de Cabedelo segue neste fim de semana diversas atrações no Dique

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura4 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde4 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional4 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional4 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte4 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional6 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde6 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA6 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO6 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde1 semana ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde1 semana ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br