Durante as férias de dezembro, um grande desafio para mamães e papais é manter as crianças distraídas com brincadeiras e jogos. E entre uma atividade e outra, a TV acaba sendo também um recurso para garantir a diversão da meninada.
E, em época de Natal, as opções de entretenimento aumentam com a programação de produções inspiradas nas festividades de final de ano. Seja na TV aberta ou nos serviços de streaming de vídeo, há inúmeros programas e filmes inspirados na figura do Papai Noel e também no nascimento de Jesus Cristo.
Pensando em quem está em dúvida sobre o que assistir, elaboramos uma breve lista com filmes de curta e longa metragem produzidos em diferentes épocas. Há desde clássicos realizados em stop motion como produções exibidas em salas de cinema recentemente. Clique em “Abrir a Galeria de Fotos” e confira!
A estrela de Belém (2017) Seguindo a tendência de inúmeras produções recentes, essa animação é protagonizada por animais e nela quem rouba a cena é Bo, um pequeno e valente asno que, após ser adotado por José e Maria, parte com eles em direção à Belém. Com momentos divertidos, é uma história cativante e que mostra, com de uma maneira original – porém respeitosa –, o nascimento do menino Jesus.
O Natal de Angela (2018) Baseado no livro de Frank McCourt, o curta-metragem conta a história de Angela, uma garotinha irlandesa de origem humilde e que é muito sensível e generosa. Em uma certa noite de Natal, ela acompanha sua família até a Igreja e, após ver no presépio a figura do Menino Jesus sem roupas, ela se fica preocupada imaginado o frio que Jesus deve estar sentindo por estar daquela maneira na manjedoura. Ela então decide raptá-lo e levá-lo para casa no intuito de aquecê-lo do rigoroso inverno. Ao mostrar toda a inocência de Angela, a história envolve os espectadores do início ao fim.
Klaus (2019) Nessa nova versão sobre a origem da lenda do Papai Noel, há dois protagonistas: o carteiro Jesper e Klaus, um misterioso carpinteiro. Tido como o pior estudante da academia postal, Jesper um dia é enviado para uma ilha gelada acima do Círculo Ártico onde os moradores são hostis uns com os outros e pouco se importam em enviar cartas. Quando Jesper está perto de desistir de tudo, ele conhece Klaus, que vive sozinho em uma casa cheia de brinquedos feitos à mão. Juntos, eles decidem transformar a vida das crianças do local e criam também a lenda do bom velhinho que deixa presentes perto da lareira.
Trolls – Vamos festejar (2017) Também em formato de curta-metragem, esse musical mostra os laços de amizade entre a otimista e festeira Poppy e a entediada Bridget. Um dia Poppy, que é a rainha dos Trolls, descobre que não existe nenhum feriado no reino dos Bergens, onde sua melhor amiga vive. Ela então lança mão de muita criatividade para criar inúmeras sugestões de feriados para o reino vizinho, mas as coisas não saem exatamente como Poppy esperava. Comédia que irá agradar as crianças e também arrancar risos dos papais mais desavisados.
Aconteceu no Natal do Mickey (1999) Composto por três pequenas histórias, essa produção agradará em cheio fãs de Mickey, Donald e toda turma. Na primeira delas, Huguinho, Zezinho e Luizinho ensinam sobre o espírito do Natal. Em seguida é vez do Pateta se vestir de Papai Noel para alegrar Max, seu filho, e a criançada da vizinha. E, para encerrar, o desenho final traz Mickey e Minnie recordando o ano em que viveram uma noite de Natal mágica.
O Natal do Charlie Brown (1965) Snoopy e sua turma vão garantir 30 minutos de muita nostalgia. No filme, Charlie Brown passa por uma crise após se dar conta do excesso de materialismo que acomete as pessoas na época de Natal. Com ajuda de Lucy, Linus e toda a trupe ele terá desafios mas aprenderá o verdadeiro sentido do Natal.
Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho (1964) Ao longo dos anos 60, o estúdio Rankin / Bass Productions, Inc. ficou conhecido pelos filmes de animação com temática natalina produzidos a partir da técnica stop motion, em que bonecos são fotografados quadro a quadro. Entre as produções, Rudolph se tornou uma das mais conhecidas ao mostrar a história da adorável rena que nasceu com um nariz luminoso e vermelho e cujo maior sonho é poder puxar o trenó do Papai Noel.
A Verdadeira História de Papai Noel (1970) Um dos maiores clássicos do Natal, esse filme também foi inteiramente feito em stop motion pelo mesmo estúdio que produziu Rudoph e traz uma versão bem curiosa sobre o surgimento do Papai Noel. Aqui, Papai Noel se chama Kris Kringle e, após ser abandonado quando bebê, foi adotado pela irmandade Kringle, uma espécie de feiticeiros que fabricam brinquedos. Os anos se passam e o garoto também se aprimora no mesmo ofício de sua família adotiva. Curiosamente, um dia Kris chega a uma cidade onde os brinquedos foram banidos à mando do líder local, chamado “Mestre Burgo, Burgomestre” e ele então enfrentará muitos percalços para conseguir presentear e cumprir sua missão.