Connect with us

Judiciário

Uniformização da jurisprudência tributária com o incidente de assunção de competência

É de extrema importância que as questões jurídicas em julgamento sejam analisadas com precisão pelas Cortes Superiores

O sistema de precedentes judiciais veio para racionalizar os conflitos instaurados e potenciais, de uma forma estruturada e de modo a encerrar os litígios, garantir a estabilidade, a isonomia e a efetiva segurança jurídica. O art. 926 do CPC inovou, nesse sentido, para dispor que é dever dos tribunais “uniformizar sua jurisprudência e mantê-la estável, íntegra e coerente”.

O nosso objetivo, no presente artigo, está adstrito à relevância das cortes de segundo grau terem como foco a uniformização e a coesão da jurisprudência em temas tributários, estando ou não pendentes de julgamento as mesmas temáticas perante o Supremo Tribunal Federal (STF) ou o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Alguns pontos merecem destaques iniciais.

Primeiro, conforme nos informam os números do Diagnóstico do Contencioso Judicial Tributário[1], parte significativa das demandas judiciais, em matéria tributária, se dá por meio de mandado de segurança preventivo, que importa em efeitos imediatos das decisões que eventualmente concedam a ordem. Esse efeito imediato das decisões se estende às demais ações antiexacionais a partir das decisões de segundo grau, em face da ausência de efeito suspensivo dos recursos excepcionais. Assim, aquele que tem decisão favorável ficará em uma situação de vantagem econômica em relação a outros contribuintes do mesmo ramo da economia que não são dispensados da exigência do tributo, situação que não se coaduna com um sistema que deve promover, além da uniformização, o ambiente de negócios no Brasil e atentar aos princípios da isonomia e da livre concorrência.

Não se pode desconsiderar, da mesma forma, que a conclusão dos julgamentos pelo STF e pelo STJ sujeitam-se à longa tramitação, ultrapassando vários anos desde a instauração dos primeiros litígios até o encerramento, o que acentua os efeitos de eventuais divergências nas cortes regionais ou estaduais pelo transcorrer do tempo.

Outro ponto que deve ser salientado são os filtros de admissibilidade dos tribunais superiores. No STF, por exemplo, temos a repercussão geral. Já no STJ, há o da relevância, instituído recentemente pela Emenda Constitucional nº 125/2022. Teremos, assim, temas que não poderão sequer subir a estas Cortes, mais um fator para os tribunais locais se preocuparem com a uniformização.

Por último e sem esgotar as hipóteses, é de fundamental importância que as questões jurídicas em julgamento sejam analisadas com precisão pelas Cortes Superiores. Não raro, nos defrontamos com decisões em recurso repetitivo ou pela sistemática da repercussão geral que não levaram em consideração aspectos fundamentais, para, assim, encerrar parte significativa dos processos que se encontravam sobrestados, aguardando o julgamento vinculante. A título de exemplo, entre outros que poderíamos citar, o Tema 962 do STF, o qual tratou da incidência do IRPJ e da CSLL sobre a SELIC paga na repetição de indébito, em que restou expresso que não foi objeto de julgamento a hipótese de levantamento dos depósitos judiciais, embora as Cortes Regionais estivessem sobrestando estes processos.

E o que se propõe?

A divergência de entendimento judicial não constitui por si uma problemática à atividade jurisdicional. Pelo contrário, é salutar. Entretanto, quando a dispersão de sentenças e acórdãos em sentidos contrários dissemina-se em quantidade considerável de demandas, apresenta-se de todo recomendável a adoção de medidas de concentração de julgamentos perante o órgão competente para decidir com efeito vinculativo a controvérsia repetitiva e conferir previsibilidade e racionalidade ao sistema judicial.

Registra-se que a divergência de votos não é apenas salutar como também corriqueira no dia a dia dos tribunais locais, o que torna a técnica de julgamento por ampliação do colegiado, na forma do artigo 942 do CPC, recorrente no julgamento de recursos.

No entanto, o julgamento ampliado, previsto no artigo 942 do CPC, não tem se apresentado como a melhor técnica para a uniformização da jurisprudência nos tribunais, porquanto a composição ampliada da sessão não corresponde à totalidade dos julgadores responsáveis pelo julgamento da matéria, assim como não substitui a seção ou a câmara, que representaria o colegiado responsável pela uniformização da jurisprudência.

O julgamento prolatado em composição ampliada não representa um precedente qualificado, por não vincular os posteriores, o que tem provocado, em virtude da alternância de julgadores que compõem a sessão ampliada, a existência de acórdãos divergentes mesmo na hipótese de julgamentos mediante a técnica do artigo 942 do CPC.

Neste contexto, podemos trazer como exemplo de divergência recente entre Turmas, as ACs nº 50165513220214047001 e nº 50227710620224047100, julgadas pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em que se discute o direito de excluir da base de cálculo do PIS e da COFINS os valores correspondentes à taxa SELIC recebidos quando do levantamento de depósitos judiciais e da repetição de indébito.

E as cortes locais, de outro lado, possuem diversos instrumentos para uniformizar a sua jurisprudência, como o Incidente de Assunção de Competência (IAC), o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), sem falar nos incidentes previstos nos respectivos regimentos internos[2].

Em boa hora o CNJ editou a Resolução nº 134, de 9 de setembro de 2022, cujos artigos 2º e 5º orientam os tribunais que “zelem pela uniformização das questões de direito controversas que estejam sob julgamento, utilizando-se, com a devida prioridade, dos instrumentos processuais cabíveis” e que “a uniformização da jurisprudência seja realizada, preferencialmente, mediante a formulação de precedentes vinculativos (qualificados), previstos no art. 927 do CPC/2015”.

Diante disso, temos defendido que a divergência de acórdãos prolatados na sistemática do artigo 942 do CPC, tal como a divergência entre turmas, deve constituir hipótese cogente para a instauração de IAC, nos termos do artigo 947, § 4º, do CPC, como mecanismo para uniformização da jurisprudência interna dos tribunais locais.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, pela sua 3ª Seção, nos autos da AC 50442561420124047100, rel.  Juiz Marcelo de Nardi, tem precedente no sentido de admitir o IAC para prevenir ou compor divergência entre turmas de tribunal, quando existir multiplicidade de processos com objetos semelhantes nos termos do § 4º do art. 947 do CPC.

O julgamento concentrado por meio do IAC permite ainda a seleção de processos que abordem as mais variadas perspectivas sobre a mesma questão jurídica e a participação de diversos atores sociais, órgãos e entidades a fim de subsidiar o convencimento dos membros da seção ou câmara competente para o julgamento da matéria.

Após a devida instrução do incidente, o resultado almejado é a produção de um precedente qualificado, cuja força vinculante não decorre apenas da tese fixada, mas principalmente da profundidade e amplitude do debate realizado perante o tribunal, com a análise de todos os argumentos suscitados pelas partes.

Trata-se, assim, de um novo paradigma de uniformização de jurisprudência que, para além de dirimir a dissonância jurisprudencial no âmbito de competência do tribunal, se traduz em medidas de gestão, racionalidade, isonomia, segurança jurídica e previsibilidade, tão almejadas por toda a comunidade jurídica.

___________________________________________________________________________________

[1] Conselho Nacional de Justiça e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) realizaram, no dia 15 de fevereiro de 2022, a  edição do Diagnóstico do Contencioso Judicial Tributário

[2] Regimento Interno do TRF4 “Art. 210. Quando convier pronunciamento da Corte Especial ou da Seção, em razão da relevância da questão jurídica, ou da necessidade de prevenir ou compor divergência entre Turmas, se não for caso de suscitar incidente de assunção de competência ou não estiver a matéria submetida a incidente de resolução de demandas repetitivas, o Relator ou outro integrante do órgão julgador poderá, no julgamento de qualquer recurso, propor que a questão seja submetida à Seção, ou à Corte Especial, se a matéria for comum às Seções.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional1 dia ago

Explosões de aparelhos no Líbano: cresce temor de retaliação

Politíca1 dia ago

Vereadora Raíssa Lacerda é presa em grande operação da Polícia Federal contra aliciamento eleitoral

Educação & Cultura1 dia ago

Desafio Nota 1000: Estudantes da Rede Estadual são premiados com notebooks durante cerimônia em João Pessoa

Educação & Cultura1 dia ago

Alunos de escola do Bairro das Indústrias visitam Expofeira Paraíba Agronegócio 2024

Segurança Pública1 dia ago

Comissão Especial de Prevenção e Combate ao Assédio já está em pleno funcionamento na Paraíba

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Energisa abre vagas de emprego para auxiliar eletricista na Paraíba

Politíca1 dia ago

Em visita a secretário de Esportes, Jutay Meneses discute investimento nos atletas escolares da Paraíba

CIDADE1 dia ago

Construção de nova ponte entre Valentina e Mangabeira: vereador Marmuthe solicita e Prefeitura publica nova licitação para a obra

Politíca1 dia ago

AGORA É LEI: Paraíba ganha Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo

Esporte2 dias ago

João Azevêdo entrega novo Ronaldão, recepciona medalhistas paralímpicos e destaca investimentos no segmento esportivo

Internacional2 dias ago

Walkie-Talkies de terroristas do Hezbollah explodem na manhã de hoje

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

Ministério das Comunicações forma primeira turma de reparos em smartphones da Paraíba

Educação & Cultura2 dias ago

CAIXA DISPONIBILIZA AOS ESTUDANTES CONTRATAÇÃO DIGITAL DO FIES POR APLICATIVO

Internacional2 dias ago

Nações Unidas pedem investigação independente após explosão de pagers no Líbano e na Síria

CIDADE2 dias ago

Castramóvel e hospital veterinário: vereador Janderson Brito apresentou ao menos 12 requerimentos em defesa da causa animal em Cabedelo

Segurança Pública2 dias ago

Força Aérea do Brasil quer transformar o Gripen F-39 com a tecnologia dos aviões de combate mais modernos dos Estados Unidos

Segurança Pública2 dias ago

Brasil fortalece suas Forças Armadas com sistemas avançados de defesa, intercomunicação e foco na segurança: Exército, Marinha e Força Aérea com ênfase na transferência de conhecimento

Internacional2 dias ago

Ex-primeiro-ministro da lituânia, nascido na união soviética, é indicado para liderar a defesa da União Europeia em meio a crescente ameaça russa

Judiciário2 dias ago

Viagens de Flávio Dino com a FAB custaram mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos em apenas 8 meses

Educação & Cultura2 dias ago

Prorrogadas inscrições da seleção para o programa de pós-graduação da ENCE

CIDADE2 dias ago

Ao NinjaCast, vereador Marmuthe detalha projeto de infraestrutura para as praias do Sol e Barra de Gramame: “Eram as praias mais esquecidas pelo Poder Público”

Internacional2 dias ago

Deputada americana apresenta lei que impedirá entrada de Moraes nos EUA

Judiciário2 dias ago

Partilha de bens adquiridos antes da Lei da União Estável e gestão de patrimônio

ESTADO2 dias ago

Nota de repúdio ao ataque contra auditores fiscais na Paraíba

Politíca2 dias ago

Deputados aprovam proposta de Jutay que garante capacitação e complementação de renda para pescadores artesanais

Politíca2 dias ago

Assembleia aprova projeto de Camila que inclui campanha ‘Rompa o Ciclo da Violência’ no Calendário de Eventos

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Fundação de Saúde abre inscrições para concursos com mais de 4.500 oportunidades na Paraíba

Politíca2 dias ago

Deputado Júnior Araújo critica divulgação de pesquisas eleitorais fraudulentas e defende maior rigor na legislação

Politíca2 dias ago

Assembleia aprova projetos em defesa dos direitos das mulheres e das pessoas com deficiência

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Embrapa Cerrados aproxima mais de 350 estudantes das pesquisas voltadas para o bioma

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional8 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde4 dias ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura4 dias ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional4 dias ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 semana ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 semana ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 semana ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE3 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura3 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde3 semanas ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde3 semanas ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura3 semanas ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br