Connect with us

Judiciário

Lei de Alienação Parental como violência institucional de gênero

Texto limita a autonomia da mulher perante o Poder Judiciário

Lei 12.318/2010 possibilitou a discussão de nova questão nas demandas de família: a alienação parental. Passados 12 anos de sua entrada em vigor, alguns dispositivos foram incluídos, revogados ou alterados pela Lei 14.340/2022. A mais notável mudança diz respeito à exclusão da suspensão da autoridade parental como medida possível em caso de alienação parental.

A Síndrome da Alienação parental (SAP) foi definida pelo psiquiatra americano Richard Gardner como um distúrbio infantil que surge especialmente entre crianças cujos pais se encontram em litígio conjugal. A SAP seria uma campanha de desqualificação induzida pelo genitor alienador, que na maior parte das vezes se assenta na figura do guardião, ou seja, a mãe. A “Alienação Parental” ou “Alienação dos Pais” foi incluída no CID 11, na subcategoria QE52.0 “Caregiver-Child Relationship Problem”.

Gardner formou-se na Universidade de Columbia. Lá foi professor voluntário clínico de psiquiatria infantil. Em 1985 desenvolveu a teoria da alienação parental, tendo sido contratado para depor como testemunha especializada em mais de 400 casos envolvendo litígio conjugal e abuso sexual incestuoso nos Estados Unidos. Gardner possuía uma editora própria, a Therapeutics Creative Inc., na qual publicava grande parte de suas obras. Foi casado com Lee Gardner, de quem posteriormente divorciou-se, tendo havido desta união três filhos. Sua morte se deu de forma violenta através de suicídio, tendo ele desferido múltiplas facadas em seu peito e pescoço.[1]

A inovação legislativa no sentido de excluir a suspensão da autoridade parental como medida contra o alienador é um avanço, todavia não suficiente para retirar o estigma de “alienadora” da genitora mulher, que na maior parte das vezes tem esse rótulo nas discussões processuais.

São inúmeras as críticas não só do ponto de vista jurídico, como também de saúde mental acerca da alienação parental.

Sob o ponto de vista da psicologia, merecem destaque os estudos de Analicia Martins de Sousa, especialista em psicologia jurídica, que critica a teoria de Gardner por equiparar a criança a um ser autômato, que recebe e executa instruções, desconsiderando o potencial de cada um dos indivíduos em (re)agir diante das situações mais adversas, bem como a complexidade das relações humanas, vez que em algumas situações a rejeição pelo genitor pode se justificar pela existência de alguma causa. Destaca ainda que Gardner busca enquadrar a família em litígio em um modelo teórico, que privilegia a descrição de sintomas para a classificação de doenças e, por conseguinte, a classificação dos indivíduos.

Os estudos críticos da psicóloga apontam que a teoria de Gardner “engendra uma visão determinista e limitada com relação aos comportamentos dos atores sociais, os quais tem ignorada sua singularidade, sua capacidade de desenvolver suportes em meio a situações de conflito e sofrimento.” Segundo Sousa, vive-se um momento fecundo na contemporaneidade de proliferação de discursos sobre novas síndromes, numa espécie de “sindromização” do sofrimento humano e de “patologização” de toda sorte de comportamentos.[2]

Do ponto de vista médico, é de se destacar a firme posição do Conselho Nacional de Saúde, que durante a tramitação do PL 7352/2017, manifestou-se pela revogação da Lei de Alienação Parental, tendo como principal argumento a ausência de respaldo científico consolidado desta síndrome. [3]

No âmbito jurídico internacional, o movimento contrário à existência desta síndrome e consequente alegação nos tribunais tem crescido, por ser violadora dos direitos das mulheres e configurar violência institucional de gênero pelo Poder Judiciário ao taxá-la de vingativa ou ressentida em disputas envolvendo alienação parental ou divórcio.

A ONU Mulheres, em 2011, posicionou-se afirmando ser inadmissível a legislação declarar a “síndrome da alienação parental” como possível prova em audiências sobre custódia ou visitação de filhos. Do mesmo modo, há recomendações da ONU para coibir e banir os termos nos tribunais por prejudicar mulheres e crianças em situações de violência doméstica e familiar e em casos de abuso sexual intrafamiliar a países com legislação semelhante à do Brasil, como Itália (2011), Costa Rica (2017), Nova Zelândia (2018) e Espanha (2020).

O Relatório sobre a implementação da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, da Comissão Interamericana de Mulheres da Organização dos Estados Americanos (OEA), de 18 de fevereiro de 2014, reconheceu que o tema e o uso da “Síndrome da Alienação Parental” vêm afetando cada vez mais as mulheres na região.

Ponto de destaque debatido na Câmara dos Deputados é o de que mulheres vítimas de violência doméstica, ao pleitearem medidas protetivas de afastamento dos agressores, são demandadas judicialmente em ações de guarda e visitas por eles, sob alegação de serem alienadoras e de quererem afastar a prole do convívio paterno, o que inegavelmente implica na necessidade de reaproximação da genitora do agressor, temendo perder a guarda dos filhos caso fique caracterizada a SAP.[4]

A lei é criticável em todos os sentidos. A criação de uma síndrome por um psiquiatra do sexo masculino, que sugeriu até mesmo a prisão do genitor alienador, bem como “patologização” de comportamentos que podem ser naturais em razão de desentendimentos de casais recém divorciados são questões que violam os direitos das mulheres.

Desnecessária a criação de uma patologia para supostamente proteger crianças e adolescentes. A proteção deles decorre do sistema consagrado pela Constituição Federal de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente, que os elevam à condição de sujeitos de direitos especiais e autônomos, com a finalidade de garantir o melhor interesse, a proteção integral e a absoluta prioridade.

A campanha de desqualificação contra o genitor pode ser combatida por instrumentos menos estigmatizantes e reducionistas para a mulher, como o cumprimento de sentença de visitas fixadas judicialmente, imposição de multa por descumprimento, visitas assistidas gradativas no fórum na forma do art. 4º, parágrafo único da lei, entre outras maneiras, notadamente as alternativas extrajudiciais, que não caracterizem violência institucional de gênero.

A mais recente exclusão da medida de suspensão da autoridade parental revela avanço em relação à legislação e o tratamento da temática, não sofrendo mais a genitora supostamente alienadora com o receio de ter suspendido o poder familiar sobre a criança, que era a medida mais grave prevista na lei. Todavia é ainda insuficiente. As críticas e movimentos internacionais no sentido de exclusão do termo “Síndrome de Alienação Parental”, “Ato de Alienação Parental” e congêneres como artifício jurídico para retomada da convivência parental revelam a necessidade de revogação desta lei por serem limitantes da autonomia da mulher perante o Poder Judiciário, já que as medidas que podem ser impostas se aproximam muito mais de técnicas disciplinares do que intervenções terapêuticas para sanar o problema da convivência familiar com o genitor “alienado”.

O discurso no processo de uma doença e seu tratamento subjazem a coerção imediata, o controle constante e a imposição de comportamentos, com o objetivo de subjugar e disciplinar, tornando estas mães dóceis e cooperativas, com todo aparato jurídico à disposição.

[1] LAVIETES, S. “Richard Gardner, de 72 anos, morre; dúvidas sobre queixas de abuso”. The New York Times. Disponível em http://www.nytimes.com/2003/06/09/obituaries/09GARD.html. Acessado em 11/12/2022.

[2] SOUSA, Analicia Martins. Síndrome da Alienação Parental – um novo tema nos juízos de família. São Paulo: Editora Cortez, 2010.

[3] Recomendação n. 003 de 11 de fevereiro de 2022 do Conselho Nacional de Saúde, disponível em https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=9162654&ts=1656425464715&disposition=inline

[4] Disponível em https://www.camara.leg.br/noticias/548680-lei-brasileira-que-trata-da-alienacao-parental-nao-tem-base-cientifica-afirma-debatedora/, acessado em 12/12/2022.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO23 horas ago

Sine-PB oferta mais de 1.200 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Politíca23 horas ago

Senado Precisa Escolher: Alívio para a Classe Média ou Jogo Político?

CIDADE24 horas ago

Bayeux Afunda em Dívidas: Gestão Atual Luta para Evitar Colapso Financeiro

CIDADE24 horas ago

Sedes fará recadastramento de instituições beneficiadas pelo Banco de Alimentos

ESTADO1 dia ago

Governo do Estado realiza sobrevoo em Baía da Traição e Mataraca para inspecionar situação de calamidade e tomar providências em virtude das chuvas

Esporte1 dia ago

Encontro discute melhorias nos Jogos Escolares e Paraescolares 2025

Politíca1 dia ago

Hugo Motta e o Republicanos: Mais espaço e representatividade rumo a 2026

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Cantora Sâmya Maia lança projeto especial para o carnaval: “Verão Para Recordar 2

Segurança Pública1 dia ago

Polícia cumpre mandados contra suspeitos de crimes violentos

Judiciário1 dia ago

TCE rejeita prestação de Contas da Câmara Municipal Juazeirinho

Educação & Cultura1 dia ago

Celular nas escolas: transforme a restrição em oportunidade pedagógica

Educação & Cultura1 dia ago

Reunião de pais e responsáveis: como engajar as famílias

ENTRETENIMENTO1 dia ago

“ESSE BOLO DE LARANJA VAI DOMINAR SUA CASA! (NUNCA MAIS VAI FAZER OUTRO)”

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Muriçocas do Miramar anuncia Trio Maravilha e exalta a força feminina no Carnaval

Saúde1 dia ago

Saúde orienta população sobre riscos de contaminação de água e alimentos devido às chuvas

Nacional1 dia ago

Defesa Civil Nacional reforça monitoramento no Nordeste

CIDADE1 dia ago

Prefeito Major Sidnei resgata família ilhada na zona rural de Sapé

Politíca1 dia ago

Jutay critica tentativa de criminalizar polícia: “Não podemos transformar a atuação policial em prática delituosa”

Politíca2 dias ago

Dr. João Alves enfrenta a vergonhosa tragédia social da comunidade Canaã em Santa Rita

Politíca2 dias ago

Eliza diz ser contra mudança de nomes dos logradouros de João Pessoa: “querem apagar a história”

Politíca2 dias ago

Hugo Motta desembarca na Paraíba e faz movimentação política estratégica em sua primeira agenda oficial como presidente da Câmara

Segurança Pública2 dias ago

FORÇA TOTAL: Operação nacional das Policiais Militares apreende 244 armas de fogo

Segurança Pública2 dias ago

ÁGUA BRANCA: Polícias da Paraíba e Pernambuco localizam e prendem autor de furto de motocicleta no sertão paraibano

Segurança Pública2 dias ago

Para Múcio ficar na Defesa, Lula prometeu apoio firme à PEC que exige passagem para a reserva de militares das Forças Armadas que concorrerem às eleições

Segurança Pública2 dias ago

Força Aérea Brasileira resgatou, em operação secreta, mais de 70 funcionários da Techint, feitos de reféns pelo temido grupo terrorista Sendero Luminoso, na floresta amazônica

Segurança Pública2 dias ago

REINCIDÊNCIA: Criminoso que já havia sido preso com arma de fogo em janeiro, é novamente encontrado com alvará de soltura, revólver e munições em Cabedelo

Segurança Pública2 dias ago

JOÃO PESSOA: Operação da Polícia Civil e Lotep apreende nove máquinas caça-níqueis; cinco pessoas são conduzidas à delegacia

Judiciário2 dias ago

Câmara Criminal mantém absolvição de vereador acusado de calúnia e difamação

Judiciário2 dias ago

Excesso de subsídios pagos ao presidente leva à rejeição contas da Câmara de Juazeirinho, decide 1ª Câmara do TCE

Politíca2 dias ago

Murilo protocola PL para auxílio financeiro temporário às vítimas de violência doméstica

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional7 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO9 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO3 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte9 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO3 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional9 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde3 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde3 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura3 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional3 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE9 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde3 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde3 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde3 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Nacional7 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA2 dias ago

BOLETO VIA PIX: NOVAS REGRAS ESTÃO VALENDO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

APLICATIVO GRAVA CONVERSAS E USA IA PARA TRANSCREVÊ-LAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

3 DICAS PARA USAR O SMARTPHONE COM MAIS SEGURANÇA

Educação & Cultura2 dias ago

COMO USAR O PLUVIÔMETRO

Educação & Cultura2 dias ago

O QUE É UMA CAPIVARA?

Saúde4 dias ago

NOVAS REGRAS PARA OS PLANOS DE SAÚDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

NOVO COMPUTADOR QUÂNTICO PODE ACELERAR DESCOBERTAS CIENTÍFICAS

Saúde4 dias ago

POR QUE TER AMIGOS FAZ BEM PARA A SAÚDE?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO CULTIVAR MONSTERA ADANSONII

Educação & Cultura4 dias ago

EVENTOS CLIMÁTICOS DEIXAM 242 MILHÕES DE ALUNOS SEM AULAS EM 85 PAÍSES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

NOVO MATERIAL É CAPAZ DE SUGAR UMIDADE DO AR E AUMENTAR O CONFORTO

Saúde5 dias ago

QUAIS CUIDADOS DEVEMOS TOMAR COM A DIETA VEGETARIANA?

ENTRETENIMENTO5 dias ago

PROJETO CONTRIBUI PARA PRESERVAÇÃO DE AVES DA MATA ATLÂNTICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

SEGREDO DA LUA REVELADO EM NOVO ESTUDO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

COMO ACABAR COM TREVOS NO JARDIM E NOS VASOS DE PLANTAS

Internacional1 semana ago

EUROPA ESTÁ CLARAMENTE EM DECADÊNCIA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

NOVA TECNOLOGIA PROMETE VIAGEM INTERESTELAR ULTRAVELOZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

“SOL ARTIFICIAL” DA CHINA MAIS DO QUE DOBRA RECORDE DE FUSÃO NUCLEAR

Internacional1 semana ago

O POLÊMICO DESTINO MANIFESTO DOS EUA

Nacional1 semana ago

BRASIL DEPENDE AINDA MAIS DE RODOVIAS PARA A EXPORTAÇÃO DE GRÃOS

ECONOMIA2 semanas ago

POR QUE O PREÇO DOS ALIMENTOS SUBIU TANTO?

Saúde2 semanas ago

O SUPERPODER DA MUSCULAÇÃO PARA SAÚDE

Educação & Cultura2 semanas ago

TERRA FICOU PARADA POR 1 BILHÃO DE ANOS, ATÉ QUE ALGO ACONTECEU

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS POSSÍVEIS NOVAS ESPÉCIES DE AVES DO BRASIL

Internacional2 semanas ago

MOVIMENTO ANTI-ESG É LIDERADO POR DONALD TRUMP

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

AS 12 FERRAMENTAS DE IA QUE VÃO SUBSTITUIR METADE DO SEU TRABALHO EM 2025

Saúde2 semanas ago

AS DESCOBERTAS SOBRE O QUE SE PASSA NO CÉREBRO ENQUANTO MORREMOS

Educação & Cultura2 semanas ago

VIAGEM AO PASSADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

NASA TESTA NOVO COMBUSTÍVEL QUE PODE LEVAR HOMEM A MARTE

Educação & Cultura2 semanas ago

FÓSSEIS DE 500 MILHÕES DE ANOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br