Connect with us

Educação & Cultura

Antes, durante e depois: ações essenciais para o sucesso da semana pedagógica

Acolhimento, escuta dos educadores e construção conjunta de metas pavimentam o caminho para cumprir os compromissos pedagógicos ao longo do ano

Novo ano letivo e a rotina se reinicia. A semana pedagógica marca a retomada das atividades e pode ser norteadora de muitos caminhos. Ela pavimenta o clima escolar, estabelece as metas de aprendizagem, informa a equipe sobre as regras da Secretaria de Educação e, principalmente, organiza o planejamento pedagógico do ano. 

“A semana pedagógica é um ritual de entrada no ano letivo e fazer com que esse espaço seja útil e produtivo para os professores é uma tarefa importante e deve ser incentivada por todos – gestores das escolas, das secretarias e das instituições parceiras”, defende Rosaura Soligo, formadora na área de coordenação pedagógica e mestre e doutora pela Faculdade de Educação da UNICAMP. “O encontro, que às vezes acontece em dois ou três dias, dependendo da rede de ensino, precisa ter em vista avaliar o que foi feito no ano anterior, planejar o atual e documentar o que for acordado”, lista ela, que coordena projetos do Grupo Abaporu, parceiro de várias Secretarias de Educação do país.    

Para ser bem-sucedida, a semana pedagógica exige ações antes, durante e depois da sua realização. São diversas as estratégias que podem fortalecer esse momento, considerado decisivo para o bom andamento do ano letivo. Os encontros também se constituem em uma oportunidade de formar e corresponsabilizar os educadores pelas metas da escola. “Muitas vezes, se faz uma divisão inadequada entre formação e planejamento. A ação de planejar é uma das mais formativas que existe. Do ponto de vista do professor, o que subsidia sua ação com os alunos pode vir de um bom planejamento”, diz Rosaura. Segundo ela, as secretarias costumam trazer alguém de fora para “um agito conceitual”, o que é válido, mas é preciso reservar tempo para entender como o trabalho será organizado, como as crianças serão recebidas e para dar apoio às necessidades dos profissionais. 

Vale ressaltar, no entanto, que a semana pedagógica é parte de um processo muito mais amplo. “O tempo é bastante curto, então é um pontapé inicial, com apresentação de dados de aprendizagem, documentos oficiais, planejamento com base na BNCC [Base Nacional Comum Curricular] e orçamento para a gestão do ano – tudo dito de modo transparente e formalizado”, ressalta Márcio José Moreira Donadoni, diretor da EM Senador Filinto Müller, em Três Lagoas (MS).  

Antes: o que é preciso mapear para organizar o encontro

A pauta prioritária da semana pedagógica precisa ser a necessidade dos professores, defende Rosaura. A especialista comenta que pode-se fazer falas belíssimas, mas se o conteúdo não for reconhecido como algo que acrescenta para o professor, de nada adianta. Assim, o mapeamento dessas necessidades precisa ser feito, de preferência, ainda no ano anterior. 

“Muitos acham que é preciso perguntar diretamente ao professor, mas se ele soubesse exatamente sua necessidade, já teria arranjado uma alternativa ou solução.” Rosaura explica que se a questão for indireta, a resposta é mais espontânea.

Algumas sugestões da formadora são: qual sua maior preocupação em relação ao seu trabalho agora? Qual sua maior inquietação em relação às aulas? O que os seus alunos têm maior dificuldade de aprender? O que você gostaria que fosse abordado na semana pedagógica, considerando os desafios atuais na escola? “Quando eu era coordenadora pedagógica, a semana era sempre uma resposta às necessidade indicadas na avaliação do ano anterior. Aquilo que foi apontado pelos educadores como pontos positivos, fragilidades, como demandas de formação”, relembra. 

No final de dezembro, após o término das aulas, Márcio, que dirige a escola municipal em Três Lagoas, se reúne com as duas coordenadoras pedagógicas e com a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) para compilar os dados das avaliações internas e externas. A Filinto Müller conta com 56 professores e atende 250 alunos no período matutino e 250 no vespertino, matriculados entre o final da Educação Infantil e o 5º ano.

“Verificamos os pontos positivos, onde será preciso melhorar, o que erramos e as metas que não atingimos, para pedir ao professor sugestões durante a semana pedagógica, depois de apresentar a ele os dados já analisados”, conta o diretor, que é formado em Educação Física e Pedagogia e atualmente participa do curso “Gestão para Equidade”, do Centro Lemann para Equidade.   

A organização dos documentos que serão entregues à equipe docente durante o encontro é também uma tarefa prévia na EE Padre Paulo, em Santo Antônio do Monte (MG). “Este ano, montamos um caderninho com tudo o que o professor vai utilizar durante o ano: o quadro de horários, a lista de alunos por turma – já com anotações sobre quem precisará de mais atenção –, o regimento escolar, etc. Deixamos também espaço para ele colar as habilidades da BNCC para o ano que vai lecionar e documentos posteriores, como um memorando ou uma nova resolução”, conta Laila Paula Camilo, especialista de Educação Básica (nomenclatura dada aos coordenadores pedagógicos nas redes de Minas Gerais) da escola. Laila é responsável pela coordenação do Ensino Médio, a maior etapa do município, com 850 estudantes e cerca de 28 professores. 

Durante: como envolver a equipe no planejamento

Laila também trabalha como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal e sabe por experiência própria o valor de ser bem acolhida na semana pedagógica.  “Nós organizamos a apresentação na escola de modo a relembrar os sucessos, como a Feira de Ciências, a Festa Junina, a Feira Cultural. Mostramos slides com fotos dos meninos e o que eles apresentaram. Celebrar o que deu certo traz uma coisa vital para iniciar o ano que é a esperança de melhorar.” 

Os encontros começam com uma acolhida, que é uma confraternização simples, com lanche e conversa. Em seguida, os professores dividem com o grupo suas reflexões sobre o ano anterior. Há apresentações dos novos integrantes e de todas as pessoas envolvidas no bom funcionamento da escola, bem como das regras e horários, da missão e dos pressupostos da instituição. Depois, Laila apresenta os resultados das avaliações externas do ano anterior, os dados de aprovação e reprovação e as conquistas da escola e, junto aos demais profissionais, desenha novas metas a serem atingidas.

“A melhor forma de engajar a todos é por meio da escuta. Quando você ouve os anseios e as ideias do professor e consegue adaptá-los dentro da organização, com apoio da gestão, e os coloca com efetividade no PPP [Projeto Político Pedagógico] ou no cotidiano da escola, as pessoas notam que foram atendidas, ouvidas, respeitadas. Aí elas vestem a camisa. Acredito que toda construção conjunta funciona melhor. E quando o professor é bem recebido, ele recebe melhor os alunos”, diz a pedagoga, que fez pós-graduação em gestão escolar pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Para manter a atenção de todos na semana pedagógica, Rosaura recomenda que a ênfase seja no planejamento do ano letivo e não nas discussões em torno dos documentos (PPP ou o plano de ensino). “É preciso, partindo das demandas que variam de acordo com cada escola, buscar os subsídios que façam sentido”, resume. “Também não é sábio sobrecarregar o professor com muitos estudos, ele vai ser mais beneficiado se já iniciar o ano com um planejamento pedagógico organizado.”

Em geral, um ou dois dias da semana pedagógica ficam a cargo da secretaria de educação do estado ou do município e os demais são programados pelas escolas. 

Renata Fernandes, diretora da EM Carolina Moraes Silva, que atende 120 crianças na Educação Infantil, em Ilhabela (SP), usou metodologias ativas para chamar a atenção das professoras sobre a importância do planejamento e dos registros. “Levei uma caixa de materiais diversos e dividi a turma em grupos. Pedi que construíssem um prédio, mas que primeiro planejassem por escrito como seria essa construção. Quando terminaram essa etapa, troquei os planejamentos entre os grupos e uma turma tinha que construir o que a outra orientou. Ao final, cada grupo avaliou o prédio idealizado.” 

O exercício serviu para mostrar a importância de ter uma proposta bem definida de onde se quer chegar e registrá-la com propriedade para retomá-la durante o ano. “Foi engraçado, pois falaram, por exemplo, que imaginaram tal cor, mas ficou diferente, pois não constava do planejamento!”, conta Renata, que também atua como coordenadora pedagógica da escola que tem cerca de 12 professoras e 15 auxiliares de sala.   

Depois: registros das reflexões e compromissos para o ano

Nos primeiros dias de fevereiro, quando acontece o planejamento conjunto em Ilhabela, Renata vai retomar os direitos de aprendizagem da BNCC para que as professoras reflitam de que forma o trabalho feito do ano passado contemplou-os ou não. Com base nisso, irão então traçar estratégias prioritárias para explorar o espaço da escola incentivando o protagonismo das crianças pequenas. O objetivo é documentar o que a escola deseja para os alunos dentro de certos temas como letramento e práticas leitoras. “O que sai desse encontro não é apenas um documento, mas sim um movimento, pois ele não é linear, é um planejamento retomado e revisto ao longo do ano”, constata a diretora. “Talvez eu peça que as professoras escrevam uma carta para mim contando o que ficou de mais importante, para depois fazer uma compilação disso em um documento maior, que sirva com norteador durante o ano”, planeja. 

Na escola de Márcio é elaborada uma ata sobre a semana pedagógica, que informa o que foi proposto pela gestão, as contribuições dos professores e os compromissos assumidos pela equipe. “Os professores precisam ler e assinar o documento e assim cada um que fez parte da construção conjunta se torna corresponsável e sabe qual é o plano a seguir. E quando há dúvidas, pode recorrer ao registro”, conta o gestor.   

Envolver as famílias é também aconselhável. Em uma semana pedagógica de anos atrás, a equipe de Laila criou em conjunto um termo de compromisso a ser assinado pelos pais e responsáveis dos estudantes, onde constavam as regras da escola que precisavam ser respeitadas por todos. “Isso foi em 2018 e todo o ano o revemos. Por exemplo, antes da pandemia era proibido o uso do celular em sala e, ano passado, acrescentamos sem autorização do professor, já que agora o aparelho é utilizado para fins pedagógicos”, relata. 

Seja qual for a estratégia utilizada, sempre cabe perguntar aos envolvidos como avaliam a semana pedagógica. A formadora de gestores Rosaura propõe questões que possibilitem uma reflexão pelo professor, por exemplo: O que você pensou de diferente ou pela primeira vez nesse encontro, a partir das nossas discussões? O que gostaria que fosse aprofundado em ocasiões futuras? Vale a pena pedir essas observações por escrito. “Depois, é preciso fazer bom uso do que disseram, dar uma devolutiva consistente, sistematizando e acrescentando outros elementos. Só assim as pessoas se sentem valorizadas por fazerem parte dessa construção de conhecimento coletivo”, finaliza.

Desafios para o ano letivo de 2023

Entrevistados apontam o que consideram prioritário para a semana pedagógica, conforme suas áreas de atuação

Gestão escolar

“O maior desafio é o redimensionamento da proposta curricular para atender as demandas dos estudantes. Em razão da pandemia, é preciso ajustar ainda mais quais são os saberes relevantes, o que deve ser priorizado com os alunos, seja a partir dos documentos oficiais que a secretaria enviou ou do que se avaliou na própria escola.”

Rosaura Soligo, formadora na área de gestão escolar

Educação Infantil

“Precisamos alinhar a concepção de criança como protagonista com o planejamento para, dentro da nossa prática, dar mais liberdade aos pequenos no espaço que temos na escola. Esse tipo de trabalho está mencionado no nosso PPP, mas não está descrito, sistematizado e documentado como deveria e esta será nossa tarefa este ano.”

Renata Fernandes, diretora da EM Carolina Moraes Silva, em Ilhabela (SP)

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

“No ano passado, chamamos as famílias para assinar um compromisso e isso resolveu nosso problema de busca ativa, não tivemos evasão escolar e nem reprovação por assiduidade. Em 2023, o desafio é traçar estratégias para focar na aprendizagem com equidade. Temos três turmas em cada ano e há disparidade entre elas, então vamos apostar em professores dando aula no componente curricular em que têm mais potencialidade, uma vez por semana, nas turmas mais frágeis.”

Márcio Donadoni, diretor da EM Senador Filinto Müller, em Três Lagoas (MS)

Ensino Médio

“Precisamos aumentar a frequência e o sucesso escolar, pois na pandemia os adolescentes perderam o hábito de estudar e os professores adoeceram. Tivemos muitas faltas docentes em 2021 e 2022, o que fez com que os planejamentos não fossem cumpridos, gerando queda nos índices de aprendizagem. Na semana pedagógica, convidamos uma psicóloga para abordar a questão do autocuidado e da saúde mental, pois sabemos o quanto a rotina do professor é desgastante e como sua dedicação é reflexo de sua qualidade de vida.”

Laila Paula Camilo, coordenadora na EE Padre Paulo em Santo Antônio do Monte (MG)

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca7 minutos ago

André Coutinho concede reajuste de 7% para os professores da rede municipal

Politíca11 minutos ago

Vereador solicita obras de Saúde e Educação na Zona Sul de João Pessoa

Politíca13 minutos ago

Paraíba tem menor reajuste no preço do leite de cabra e Tovar pede apoio da bancada federal para evitar prejuízos

Politíca15 minutos ago

Projeto de Olimpio recria Frente de Políticas de Atenção às Pessoas com Doenças Raras e Autismo, em Campina

Politíca18 minutos ago

Emenda de Camila Toscano garante construção de praça no município de Araçagi

Nacional1 dia ago

Jair Bolsonaro celebra posse de Donald Trump e reforça esperança de mudanças políticas em 2026

Nacional1 dia ago

Marinha usou emenda de Flávio Bolsonaro para pagar alvo da PF

CIDADE1 dia ago

Pedras de Fogo oferece Oficinas de Verão com atividades artísticas e culturais durante férias escolares

Nacional2 dias ago

Lula em campanha: “Bora sair de Brasília e enfrentar a realidade nas ruas”

CIDADE2 dias ago

Segundo fim de semana de atividades esportivas e culturais atraem grande público em Cabedelo

Internacional2 dias ago

10 pérolas de sabedoria de Martin Luther King Jr.

Internacional2 dias ago

Por que a crise da Nicarágua é importante

ENTRETENIMENTO2 dias ago

7 citações perfeitas da Bíblia para preparar-se para o casamento

Internacional2 dias ago

O que a América Latina deve esperar de Trump 2.0?

Internacional2 dias ago

Fórum de Davos acontece sob expectativa do “choque” Trump

Internacional2 dias ago

Israel e Hamas: o que se sabe sobre o acordo de cessar-fogo?

Internacional2 dias ago

Reféns são libertadas pelo Hamas e estão com saúde “estável”

Politíca2 dias ago

Veneziano destaca nova etapa do Minha Casa, Minha Vida que beneficiará a Paraíba com mil unidades habitacionais, num investimento de R$ 15 milhões

CIDADE2 dias ago

Cansada de esperar pela Prefeitura de Lucena, população assiste vereadores bancarem melhoria de iluminação em ruas e praça

Internacional2 dias ago

Donald Trump pode deportar 1 milhão de migrantes sem visto?

Nacional2 dias ago

Nova classe trabalhadora não está satisfeita com governo Lula. É um fenômeno de classe, diz cientista político André Singer

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Milhares de pessoas prestigiam a terceira noite do Festival Forró Verão em João Pessoa

Saúde2 dias ago

Hospital de Trauma de Campina realiza mais de 460 atendimentos no fim de semana

Segurança Pública2 dias ago

Líder de facção criminosa é preso em operação que desarticula guerra entre gangues na grande João Pessoa

CIDADE2 dias ago

Vice-prefeita renuncia em tempo recorde: Quando participação é só promessa de campanha

ESTADO2 dias ago

João Azevêdo anuncia reajuste linear para servidores acima da inflação, ampliação do auxílio alimentação e novos benefícios com impacto de R$ 1,3 bilhão na folha de pessoal

Nacional2 dias ago

O impacto do ativismo no jornalismo brasileiro: será que conseguimos separar o trigo do joio?

ESTADO2 dias ago

Tarifa social: confira o ranking das cidades com o maior número de famílias que podem receber o desconto

Esporte2 dias ago

Jogos de hoje (20/01/25): onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

WhatsApp introduz widget para acesso ao Meta AI

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde5 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional5 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional5 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte5 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional6 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde6 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA6 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO6 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde1 semana ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde1 semana ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br