ENTRETENIMENTO
Uma solução católica para quando nossas resoluções não funcionam
Aqui está uma estratégia para você ter um ano novo ainda mais significativo
Neste início de ano, alguns de vocês podem estar se sentindo um pouco frustrados por suas resoluções já terem caído no esquecimento. Alguns, inclusive, nem começaram a fazer aquilo a que se propuseram. No entanto, não se sinta muito desanimado(a). Existe uma solução que você pode achar muito mais satisfatória.
Quando falamos de resoluções, podemos estar falando sobre reduzir o açúcar, desistir do álcool ou o tão popular fazer mais exercícios. Embora esses grandes planos sejam todos muito valiosos, eles podem se tornar algo muito egoísta. E talvez seja por isso que eles são difíceis de manter.
Então, e se você decidisse mudar o foco de suas resoluções? Em vez de pensar apenas em planos pessoais, que tal fazer algo pelos outros? Você pode decidir, por exemplo, dedicar um certo tempo a cada semana para visitar os idosos ou ajudar na paróquia local.
Se o tempo é um problema para você e você tem um pouco de dinheiro sobrando, você pode decidir se juntar a um programa de patrocínio e ajudar alguém em uma posição vulnerável a obter uma educação ou até mesmo ter uma refeição saudável de vez em quando. Existem muitas fundações confiáveis que ajudam jovens em países pobres, como a Uganda, a receber uma educação muito necessária, com foco na fé.
Como católicos, mesmo que não tenhamos muito tempo livre ou dinheiro, há uma resolução que podemos fazer que não custa um centavo e nem precisa ocupar muito do seu precioso tempo – a oração.
Poderíamos rezar um terço semanal pela paz mundial ou oferecer orações por estranhos que estão passando por momentos difíceis. Há tantas pessoas que precisam de nossas orações por inúmeras razões… Deixe que suas intenções sejam uma força para o bem dos outros.
Felizmente, o ano acabou de começar e ainda há muito tempo para servir ao próximo. Tudo o que você precisa fazer é decidir sobre um plano realista que possa ter início agora e continuar por todo o ano. Não se esqueça: se você tem filhos, eles também podem participar!