Connect with us

Educação & Cultura

Cursos ajudam professores a se preparar para 2023

Início do ano é o período ideal para os docentes refletirem sobre suas práticas e buscarem aperfeiçoamento e atualização

Além de descanso e lazer, reflexão e planejamento costumam estar presentes nas férias de início de ano dos professores. Muitos aproveitam o tempo livre – bastante raro durante o ano letivo – para revisitar as práticas do ano anterior e se aperfeiçoar e se atualizar para o ano que começa. 

Este pode ser um bom período, portanto, para realizar cursos e planejar momentos de estudo. “Depois de descansar, com direito a sono de qualidade e momentos de lazer, é primordial que o professor dedique um tempo para refletir sobre sua prática, aprofundar seus conhecimentos e buscar temas que são necessários e que às vezes ele não domina”, diz Eliane Zanin, professora com mais de 30 anos de experiência e formadora na NOVA ESCOLA. 

A atualização e o aperfeiçoamento citados por Eliane são muito relevantes para todos os profissionais, ainda mais em carreiras tão dinâmicas como a dos professores. “A sociedade muda a todo tempo, e a escola acompanha ou deveria acompanhar [essas transformações]”, comenta Fábio Boreli, professor de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental e de Química do Ensino Médio na EE Dom Barreto, em Campinas (SP). “É bem importante ter novas visões e construir um repertório maior, com novas possibilidades para usar em sala de aula”, completa. 

Analisar o passado ajuda a pensar o futuro

Antes de buscar cursos e formações para se aprofundar em novos assuntos, é preciso saber de onde partir e revisitar o passado, realizando uma autoavaliação. É isso que faz Caroline Rezende, educadora com experiência em formação de professores, que leciona no 1º ano do Ensino Fundamental na EE Prudente de Moraes, em São Paulo (SP). Ela conta que tem o costume de pensar sobre o ano que passou, procurando entender as práticas que deram certo e poderiam ser melhoradas no ano seguinte e as que não tiveram muito sucesso e poderiam ser construídas de forma diferente com a próxima turma. “Só é possível planejar o futuro se eu olhar para o passado e pensar no que eu fiz, o que eu preciso intensificar ou potencializar”, destaca. 

Fábio, que tem o costume não apenas de fazer cursos, mas também de ler textos científicos sobre temáticas ligadas à Educação, dá um exemplo que vivenciou. Em determinado momento de sua carreira, o professor percebeu que sua gestão de sala de aula não estava saindo da forma como gostaria. Então, ele conversou com colegas sobre o tema e procurou se formar no assunto. “Ter um olhar mais embasado cientificamente para situações em que eu necessitava de aprimoramento sempre funcionou muito bem para mim”, afirma. 

A análise da prática docente é fundamental para identificar pontos a serem desenvolvidos e, a partir disso, buscar uma formação, curso ou estudo sobre o tema. Tania Casado, professora titular da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e diretora do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP aconselha os professores a fazer o que ela chama de “planejamento estratégico” de suas próprias carreiras, a fim de ajudar nessa identificação das temáticas a serem estudadas. Para isso, ela explica que são necessários três passos: 

  1. Refletir sobre sua missão: seus interesses pessoais e objetivos profissionais podem auxiliar a entender quais temas são prioritários para sua formação;
  2. Analisar o exterior: avaliar o que está acontecendo no país e no mundo e quais são os principais temas da atualidade pode ajudar a identificar assuntos importantes que o professor não domina;
  3. Olhar para o interior: saber quais são suas maiores dificuldades também é um bom ponto de partida para buscar o aperfeiçoamento profissional. 

“A partir daí, você pensa: o que eu poderia fazer? Sem censura, você vai listando. Em seguida, pode pegar aquelas ideias e selecionar algumas ações mais específicas. Por exemplo: vou me habituar a ler um texto de teoria sobre didática toda semana até o fim do ano”, sugere Tania.

Dicas para buscar cursos de aperfeiçoamento e atualização

1.Identifique seus assuntos prioritários: analisar o ano que passou e pensar nas suas dificuldades e objetivos podem ajudar a selecionar temas de estudo.

2.Una o útil ao agradável: escolher assuntos dos quais você gosta e unir hobbies aos estudos é uma boa forma de tornar a aprendizagem mais interessante.

3.Planeje seu tempo: procure cursos que se adequem ao seu tempo e organize uma trilha de estudos. Para isso, leve em consideração o tempo que você tem no dia a dia, para além das férias, para que a aprendizagem siga de forma contínua.

4.Lembre-se de que menos é mais: em vez de fazer vários cursos e aprender diversas habilidades novas, pode ser mais produtivo focar naquilo que vai auxiliar sua prática cotidiana. Aprofunde-se em temas específicos e aproveite tudo o que o curso oferece, desde leituras extras até fóruns de discussão e planos de aula.

5.Use a internet a seu favor: atualmente, diversos cursos estão disponíveis no formato online e são autoinstrucionais, o que pode ajudar na gestão do tempo.

6.Troque experiências: conversar com outros professores ajuda a alavancar a aprendizagem, seja convidando amigos para fazer o mesmo curso, montando um grupo de estudos ou trocando ideias na sala dos professores. Você e um colega podem ler o mesmo texto e assistir à mesma aula e, ainda assim, ter reflexões diferentes, o que pode gerar uma discussão muito mais rica sobre o tema.

7.Pense além da sala de aula: além dos temas que vão ajudar no dia a dia, procure se formar também nos assuntos que podem auxiliar a alavancar sua carreira. Se o objetivo é se tornar gestor, por exemplo, um curso sobre o tema será importante.

8.Continue estudando sempre: usar o período de férias para fazer cursos é muito interessante, mas lembre-se de que a formação é um processo contínuo. Ela deve ocorrer ao longo de todo o ano, mesmo que de forma menos intensa por conta das limitações da rotina.

Os grande temas da Educação em 2023

Mesmo analisando a própria prática e avaliando as dificuldades, é possível que os professores precisem de ajuda para pensar em temas para se aprofundarem. 

Um levantamento da consultoria Vozes da Educação, com apoio da rede Conectando Saberes, elencou diversas competências que o educador do futuro precisa ter, como dominar tecnologias, saber mediar conflitos e trabalhar em equipe, colocar o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem, desenvolver competências socioemocionais e boa comunicação, planejar e administrar o tempo e engajar a comunidade escolar. 

Paolla Vieira, diretora da Conectando Saberes, ressalta que todas essas competências giram em torno do entendimento dos próprios estudantes e de suas necessidades. “Tem um fator externo muito relevante que é olhar para a geração que os professores estão formando. São, em geral, docentes que se formaram no século anterior e que estão trabalhando com alunos que pensam de outra forma, que têm um modelo diferente de carreira. Então, estamos falando de um futuro que ainda é muito incerto, e, por isso, é muito importante que eles busquem ainda mais formação e informação para acompanhar esses jovens, que são muito protagonistas”, analisa. 

Além das competências citadas, essenciais para qualquer professor, outras se mostram bastante necessárias no contexto atual, marcado pela recomposição de aprendizagem após um período de ensino remoto por conta da pandemia de Covid-19. Há ainda habilidades relacionadas a tendências atuais. Confira alguns temas indicados pelos entrevistados para ficar de olho em 2023: 

  • Ferramentas tecnológicas: a pandemia deixou um legado em relação ao uso das tecnologias em sala de aula. Cada vez mais, os professores precisam dominar as novidades tecnológicas para trazer experiências diferentes e engajar os alunos.
  • Habilidades socioemocionais: o tema, presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é essencial para professores de qualquer nível de ensino.
  • Direitos humanos: trabalhar temas ligados à diversidade e ao combate aos preconceitos se torna cada vez mais necessário para promover a cidadania e o pensamento crítico dos estudantes.
  • Meio ambiente: assuntos ligados ao meio ambiente podem aparecer em qualquer etapa de ensino e em qualquer disciplina e ser trabalhados de forma transversal.
  • BNCC: a Base já deveria estar implementada em todas as escolas brasileiras, mas muitos professores ainda não tiveram formação suficiente sobre ela.
  • Recomposição de aprendizagem: o ano de 2023 ainda será marcado pela recomposição de aprendizagem. Os docentes podem se aprofundar em técnicas para aplicar em sala de aula.
  • Alfabetização: com a pandemia de Covid-19, a alfabetização foi altamente impactada. Hoje, é comum encontrar crianças em anos mais avançados, como 4º ou 5º ano, sem estarem completamente alfabetizadas. Professores, antes não acostumados com essa etapa do ensino, agora precisam trabalhá-la.
  • Metodologias ativas: estratégias que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem constituem outro tema bastante em alta, sobre o qual muitos professores já têm buscado formações.
  • Avaliação: durante toda a carreira, é essencial que os professores se atualizem sobre técnicas de avaliação, tornando suas práticas cada vez mais diversas e focadas na aprendizagem. 

Confira alguns cursos online e gratuitos para se aperfeiçoar e se atualizar

Alfabetização: usando diferentes gêneros textuais e metodologia ativa

Oferecido por: NOVA ESCOLA

Carga horária: 30 horas

Inscrições: https://cursos.novaescola.org.br/curso/11306/alfabetizacao-usando-diferentes-generos-textuais-e-metodologia-ativa/resumo

Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático

Oferecido por: NOVA ESCOLA

Carga horária: dez horas

Inscrições: https://cursos.novaescola.org.br/curso/12067/aprendizagens-prioritarias-para-alfabetizacao-e-letramento-matematico/resumo

Avaliação formativa: para ensinar e para aprender melhor

Oferecido por: NOVA ESCOLA

Carga horária: quatro horas

Inscrições: https://cursos.novaescola.org.br/curso/11839/avaliacao-formativa-para-ensinar-e-para-aprender-melhor/resumo

Avaliação na Educação Básica – Como e por que fazer?

Oferecido por: NOVA ESCOLA

Carga horária: 40 horas

Inscrições: https://cursos.novaescola.org.br/curso/11308/avaliacao-na-educacao-basica-como-e-porque-fazer/resumo

Bem-estar no contexto escolar (curso de aperfeiçoamento)

Oferecido por: Sistema Educacional Brasileiro (SEB)

Carga horária: 180 horas

Inscrições: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/14130/informacoes

BNCC: o que é e como levá-la para a sala de aula

Oferecido por: NOVA ESCOLA

Carga horária: quatro horas

Inscrições: https://cursos.novaescola.org.br/curso/11437/bncc-o-que-e-e-como-leva-la-para-a-sala-de-aula/resumo

Educação Ambiental, Energia e Consumo Consciente (trilha)

Oferecido por: NOVA ESCOLA

Carga horária: até 16 horas por curso

Inscrições: https://cursos.novaescola.org.br/trilha/33/educacao-ambiental-energia-e-consumo-consciente/resumo

Educação Cidadã – Ética, cidadania e o combate à corrupção

Oferecido por: Controladoria-Geral da União (CGU)

Carga horária: 20 horas

Inscrições: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/cgu/curso/3696/informacoes

Educação e Tecnologia (curso de aperfeiçoamento)

Oferecido por: Sistema Educacional Brasileiro (SEB)

Carga horária: 180 horas

Inscrições: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/14183/informacoes

Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?

Oferecido por: NOVA ESCOLA

Carga horária: 10 horas

Inscrições: https://cursos.novaescola.org.br/curso/12069/evidencias-de-aprendizagem-como-identificar-se-o-aluno-esta-aprendendo/resumo

Formação Continuada em Práticas de Alfabetização

Oferecido por: Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC)

Carga horária: 30 horas

Inscrições: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/sealf/curso/5401/informacoes

Gestão Escolar

Oferecido por: Sistema Educacional Brasileiro (SEB)

Carga horária: 80 horas

Inscrições: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/14703/informacoes?open-subscribe=true

Intensivo de Alfabetização (trilha)

Oferecido por: NOVA ESCOLA

Carga horária: até 40 horas por curso

Inscrições: https://cursos.novaescola.org.br/trilha/13/intensivo-de-alfabetizacao/resumo

Jornada de desenvolvimento socioemocional de professores

Oferecido por: Instituto Ayrton Senna

Inscriçõeshttps://humane.institutoayrtonsenna.org.br/socioemocional-professores

Metodologias Ativas – Como inovar sem tecnologia

Oferecido por: NOVA ESCOLA

Carga horária: 40 horas

Inscrições: https://cursos.novaescola.org.br/curso/11329/metodologias-ativas-como-inovar-sem-tecnologia/resumo

Metodologias Ativas e STEM [Science, Technology, Engineering, and Mathematics, ou Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática]

Oferecido por: NOVA ESCOLA

Carga horária: 160 horas (quatro cursos de até 40 horas cada)

Inscrições: https://cursos.novaescola.org.br/trilha/23/metodologias-ativas-e-stem/resumo

Uso de Recursos Educacionais Digitais

Oferecido por: Sistema Educacional Brasileiro (SEB)

Carga horária: 60 horas

Inscrições: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/10761/informacoes

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca3 minutos ago

Cabo Gilberto e a comitiva brasileira na posse de Trump: A verdade por trás dos rumores e narrativas falsas

Politíca33 minutos ago

André Coutinho concede reajuste de 7% para os professores da rede municipal

Politíca37 minutos ago

Vereador solicita obras de Saúde e Educação na Zona Sul de João Pessoa

Politíca39 minutos ago

Paraíba tem menor reajuste no preço do leite de cabra e Tovar pede apoio da bancada federal para evitar prejuízos

Politíca41 minutos ago

Projeto de Olimpio recria Frente de Políticas de Atenção às Pessoas com Doenças Raras e Autismo, em Campina

Politíca44 minutos ago

Emenda de Camila Toscano garante construção de praça no município de Araçagi

Nacional1 dia ago

Jair Bolsonaro celebra posse de Donald Trump e reforça esperança de mudanças políticas em 2026

Nacional1 dia ago

Marinha usou emenda de Flávio Bolsonaro para pagar alvo da PF

CIDADE1 dia ago

Pedras de Fogo oferece Oficinas de Verão com atividades artísticas e culturais durante férias escolares

Nacional2 dias ago

Lula em campanha: “Bora sair de Brasília e enfrentar a realidade nas ruas”

CIDADE2 dias ago

Segundo fim de semana de atividades esportivas e culturais atraem grande público em Cabedelo

Internacional2 dias ago

10 pérolas de sabedoria de Martin Luther King Jr.

Internacional2 dias ago

Por que a crise da Nicarágua é importante

ENTRETENIMENTO2 dias ago

7 citações perfeitas da Bíblia para preparar-se para o casamento

Internacional2 dias ago

O que a América Latina deve esperar de Trump 2.0?

Internacional2 dias ago

Fórum de Davos acontece sob expectativa do “choque” Trump

Internacional2 dias ago

Israel e Hamas: o que se sabe sobre o acordo de cessar-fogo?

Internacional2 dias ago

Reféns são libertadas pelo Hamas e estão com saúde “estável”

Politíca2 dias ago

Veneziano destaca nova etapa do Minha Casa, Minha Vida que beneficiará a Paraíba com mil unidades habitacionais, num investimento de R$ 15 milhões

CIDADE2 dias ago

Cansada de esperar pela Prefeitura de Lucena, população assiste vereadores bancarem melhoria de iluminação em ruas e praça

Internacional2 dias ago

Donald Trump pode deportar 1 milhão de migrantes sem visto?

Nacional2 dias ago

Nova classe trabalhadora não está satisfeita com governo Lula. É um fenômeno de classe, diz cientista político André Singer

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Milhares de pessoas prestigiam a terceira noite do Festival Forró Verão em João Pessoa

Saúde2 dias ago

Hospital de Trauma de Campina realiza mais de 460 atendimentos no fim de semana

Segurança Pública2 dias ago

Líder de facção criminosa é preso em operação que desarticula guerra entre gangues na grande João Pessoa

CIDADE2 dias ago

Vice-prefeita renuncia em tempo recorde: Quando participação é só promessa de campanha

ESTADO2 dias ago

João Azevêdo anuncia reajuste linear para servidores acima da inflação, ampliação do auxílio alimentação e novos benefícios com impacto de R$ 1,3 bilhão na folha de pessoal

Nacional2 dias ago

O impacto do ativismo no jornalismo brasileiro: será que conseguimos separar o trigo do joio?

ESTADO2 dias ago

Tarifa social: confira o ranking das cidades com o maior número de famílias que podem receber o desconto

Esporte2 dias ago

Jogos de hoje (20/01/25): onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde5 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional5 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional5 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte5 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional6 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde6 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA6 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO6 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde1 semana ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde1 semana ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br