Connect with us

Educação & Cultura

Ano novo, PPP novo: como e por que atualizá-lo

Revisar coletivamente o Projeto Político Pedagógico permite refletir sobre os aprendizados do passado e as metas futuras da escola, dando tom e embasamento ao tempo presente

Passa o tempo, a vida muda. O mesmo vale para a escola: com a virada do ano, novidades surgem. Novos alunos, novos desafios, metas mais ambiciosas, ações antigas que precisam ser revistas. Se a escola falasse, ela daria voz a tudo isso. Cabe à gestão se organizar para fazê-la falar, por escrito, deixando o Projeto Político Pedagógico (PPP) sempre atual, organizado e vivo. 

O documento é tido como bússola orientadora, carta magna, raio-X da instituição. Alguns educadores chegam a dizer que o PPP precisa estar sempre à mão dos gestores, para que tudo o que for pensado e colocado em prática esteja alinhado com o que diz o documento – ou provoque melhorias nele. Outros especialistas vão mais além, defendendo que trechos sejam exibidos nas paredes da escola, para que todos se apropriem dele, no dia a dia. 

Fato é que existem muitos lugares possíveis para o documento ficar. Ele só não pode ficar na gaveta ou esquecido em um arquivo do computador. Ainda mais no início do ano, quando todas as escolas estão imersas em pensar o novo período letivo que se inicia. É hora de revitalizar o texto, rever o que foi escrito no ano anterior à luz da análise dos dados de avaliação, além de traçar um plano de ação. “No momento em que estamos, que a recomposição das aprendizagens é o que precisa acontecer, se faz ainda mais necessário atualizá-lo, refletindo sobre a frequência dos estudantes no ano anterior e as aprendizagens conquistadas. Assim, é possível pensar em um plano para melhorar a assiduidade, por exemplo”, fala Sonia Guaraldo, coordenadora de implementação no Instituto Gesto.

PPP, um documento único e intransferível

Atualizar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola não pode significar fazer uma releitura do currículo municipal ou estadual. Esses textos devem ser consultados para nortear algumas partes, mas não copiados. Outra inconsistência é se apropriar de trechos de projetos de outras escolas.

A riqueza do Projeto Político Pedagógico está justamente no fato de tratar do que é específico da escola. Buscar modelos para inspiração é interessante, mas eles não podem tomar o espaço da escrita autônoma. Outra boa ideia é pesquisar se a Secretaria de Educação local oferece cursos de formação sobre PPP para conhecer possibilidades de organização do processo e até mesmo de escrita, conhecer a bibliografia sobre o tema e trocar ideias e experiências com outros cursistas.

Como orientar a revitalização do PPP

Mas se a atualização do PPP for encarada como uma tarefa burocrática, cumprida apenas pela gestão da escola, sua função perde sentido. Por princípio, ele é um documento participativo que deve provocar debates e reflexões e gerar mudanças. Por isso, criar comitês com representantes dos diversos públicos – funcionários, educadores, alunos e familiares – para que se reúnam e pensem em questões previamente levantadas ajuda a organizar o processo e ampliar o olhar. 

Esse trabalho, no entanto, requer investimento em tempo e entendimento de que revitalizar o PPP não acontece de um dia para o outro. Sonia explica que é normal levar meses para finalizar a revitalização – e tudo bem. “Enquanto a nova versão não é concluída, traça-se um plano de ação provisório, para que algumas realizações já possam ser colocadas em prática”, diz. 

Camila Fattori, coordenadora pedagógica na Comunidade Educativa CEDAC, elenca algumas perguntas que ajudam a organizar a revisão do texto: O que precisa ser mantido, fortalecido? O que não faz mais sentido e precisa ser retirado? O que precisa ser mantido, mas com algumas modificações? E o que precisa ser implementado? 

Aléssio da Costa Oliveira, diretor da Unidade Integrada Manoel Campos Sousa, em Bom Jesus das Selvas (MA), tem essa sequência de questões em mente quando coordena os educadores e os funcionários na revisão do Projeto Político Pedagógico. O simples fato de se ter alcançado conquistas no ano passado, diz, faz a atualização do PPP e do plano de ação necessárias. 

Ele organiza o estudo do documento destacando a importância de se olhar para questões estruturais da escola para garantir qualidade e conforto à comunidade, de discutir os objetivos de aprendizagem alcançados – quais estratégias deram certo e quais não foram bem sucedidas -, e de fazer o diagnóstico do corpo discente, para entender o perfil dos novos alunos, principalmente.   

Mesmo depois de pronto, o PPP da Manoel Campos Sousa é encarado como um documento vivo e flexível, aberto a mudanças. “Bimestralmente, fazemos uma avaliação do plano de ações. Nem tudo o que pensamos, por exemplo, se mostra viável”, conta Aléssio. Assim, ao longo do ano, são realizadas reuniões com familiares para apresentação de resultados e de novos projetos, que podem contribuir com melhorias no texto. 

Por mais flexível que o PPP seja, também é interessante, durante os momentos de revisão, propor reflexões justamente sobre o que a escola não abre mão. Por exemplo, quais são os valores inegociáveis da comunidade escolar e o que é feito para garantir isso. 

Participação de todos, até dos pequenos

Na EM João Martins Cardoso, em Moju (PA), a equipe pedagógica vai trabalhar com a comunidade local para revisão do texto de olho em dois grandes temas: o direito de brincar das crianças e a sustentabilidade amazônica. A diretora Ádila Pantoja conta que em 2023 a unidade atenderá exclusivamente turmas da Educação Infantil e que isso, por si só, já faz o PPP do ano passado precisar ser revisto. 

“Depois de ouvirmos os familiares e convidados da sociedade civil, reuniremos a equipe técnica para redigir o material coletivamente, considerando tudo o que foi debatido até então”, conta a diretora. Quando pronto, o documento será apresentado para a comunidade escolar e encaminhado para o Conselho Municipal de Educação e para a Secretaria Municipal de Educação, para que seja apreciado por atores externos, que podem sugerir melhorias. 

Nesse processo, as crianças – e mesmo os bebês – não deixam de ser contemplados. “Na volta às aulas, as educadoras são orientadas a observar as preferências, o que chama atenção dos bebês, como se relacionam. E quem está na pré-escola é convidado a falar, por meio de atividades diversas, sobre a família, sobre si mesmo e sobre o que espera da escola. Tudo na linguagem deles, de forma lúdica”, diz Ádila. 

Cada detalhe conta, inclusive, os momentos de alimentação. A diretora diz que faz diferença saber o que as crianças preferem comer no café da manhã: pão ou pupunha? A escolha da maioria, somada a outras, vai revelando a identidade amazônica do grupo, a cultura das famílias, etc. Esse fazer norteia a atualização do PPP ao carregar consigo a riqueza de se conhecer de perto cada um dos pequenos e, de quebra, seus familiares. “Os pequenos matriculados no ano passado eram outros, com demandas próprias. O grupo que chega agora traz consigo outra história a ser escrita”, diz Ádila. 

Evidentemente, conforme crescem, as crianças e os adolescentes vão tendo mais ciência sobre a importância de ter voz ativa. “Muitos podem pensar que quando se abre espaço para os alunos, eles vão pedir coisas impossíveis, caras, que vão querer só brincar. Mas surpreendem-se quando as demandas têm a ver com a qualidade da escola e pedidos de atividades e aulas mais interessantes e até mesmo mais respeito em sala de aula por parte dos professores”, diz Camila, do CEDAC. 

É fazendo valer o direito de toda comunidade de pensar sobre o futuro da escola que o PPP ganha vida e roupa nova, ano após ano. Quando dá espaço para os alunos falarem, então, ele habita os corredores, no dia a dia, se misturando ao cotidiano dos alunos. “O PPP é o documento que precisa nos ajudar a fazer com que os alunos compreendam, no presente e no futuro, o que a escola significou para eles”, diz Ádila.

Momentos estratégicos para consultar o PPP revitalizado

O gestor escolar é o grande curador do documento e deve lançar mão dele sempre que possível. Confira quatro momentos para usá-lo ao longo do ano de forma proveitosa, de acordo com Sonia Guaraldo, coordenadora de implementação no Instituto Gesto, e Camila Fattori, coordenadora pedagógica na Comunidade Educativa CEDAC:

– Reuniões de formação docente, para criar momentos de tomada de consciência e reflexões conjuntas sobre o que foi planejado e o que está sendo realizado na escola;

– Reuniões com familiares, para reforçar o papel da escola, seus compromissos e expectativas junto à comunidade;

– Assembleias de alunos, para analisar coletivamente o plano de ações em relação às demandas apresentadas por eles;

– Transição de gestão. Quando o diretor ou coordenador pedagógico é substituído, quem fica encontra no PPP um documento seguro para apresentar a escola e o que precisa ser feito, conforme combinado com a comunidade.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública13 minutos ago

PF deflagra operação contra elementos em motocicletas que atacaram e deixaram policial federal desacordado

Judiciário15 minutos ago

Escândalo na saúde: ex-secretário de Campina é denunciado por fraudes milionárias na pandemia

Educação & Cultura3 horas ago

Maior rede de escolas de música do mundo, School of Rock abre as portas em João Pessoa

Educação & Cultura3 horas ago

Santa Rita inaugura a primeira Escola Técnica Municipal com foco em qualificação profissional gratuita

Politíca3 horas ago

Cabo Gilberto e a comitiva brasileira na posse de Trump: A verdade por trás dos rumores e narrativas falsas

Politíca4 horas ago

André Coutinho concede reajuste de 7% para os professores da rede municipal

Politíca4 horas ago

Vereador solicita obras de Saúde e Educação na Zona Sul de João Pessoa

Politíca4 horas ago

Paraíba tem menor reajuste no preço do leite de cabra e Tovar pede apoio da bancada federal para evitar prejuízos

Politíca4 horas ago

Projeto de Olimpio recria Frente de Políticas de Atenção às Pessoas com Doenças Raras e Autismo, em Campina

Politíca4 horas ago

Emenda de Camila Toscano garante construção de praça no município de Araçagi

Nacional1 dia ago

Jair Bolsonaro celebra posse de Donald Trump e reforça esperança de mudanças políticas em 2026

Nacional1 dia ago

Marinha usou emenda de Flávio Bolsonaro para pagar alvo da PF

CIDADE1 dia ago

Pedras de Fogo oferece Oficinas de Verão com atividades artísticas e culturais durante férias escolares

Nacional2 dias ago

Lula em campanha: “Bora sair de Brasília e enfrentar a realidade nas ruas”

CIDADE2 dias ago

Segundo fim de semana de atividades esportivas e culturais atraem grande público em Cabedelo

Internacional2 dias ago

10 pérolas de sabedoria de Martin Luther King Jr.

Internacional2 dias ago

Por que a crise da Nicarágua é importante

ENTRETENIMENTO2 dias ago

7 citações perfeitas da Bíblia para preparar-se para o casamento

Internacional2 dias ago

O que a América Latina deve esperar de Trump 2.0?

Internacional2 dias ago

Fórum de Davos acontece sob expectativa do “choque” Trump

Internacional2 dias ago

Israel e Hamas: o que se sabe sobre o acordo de cessar-fogo?

Internacional2 dias ago

Reféns são libertadas pelo Hamas e estão com saúde “estável”

Politíca2 dias ago

Veneziano destaca nova etapa do Minha Casa, Minha Vida que beneficiará a Paraíba com mil unidades habitacionais, num investimento de R$ 15 milhões

CIDADE2 dias ago

Cansada de esperar pela Prefeitura de Lucena, população assiste vereadores bancarem melhoria de iluminação em ruas e praça

Internacional2 dias ago

Donald Trump pode deportar 1 milhão de migrantes sem visto?

Nacional2 dias ago

Nova classe trabalhadora não está satisfeita com governo Lula. É um fenômeno de classe, diz cientista político André Singer

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Milhares de pessoas prestigiam a terceira noite do Festival Forró Verão em João Pessoa

Saúde2 dias ago

Hospital de Trauma de Campina realiza mais de 460 atendimentos no fim de semana

Segurança Pública2 dias ago

Líder de facção criminosa é preso em operação que desarticula guerra entre gangues na grande João Pessoa

CIDADE2 dias ago

Vice-prefeita renuncia em tempo recorde: Quando participação é só promessa de campanha

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde5 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional5 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional5 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte5 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional6 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde6 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA6 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO6 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde1 semana ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde1 semana ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br