Educação & Cultura
IPMJP disponibiliza canais de educação financeira para servidores e população através de serviços on-line
Pensando em preparar os servidores ativos do Município de João Pessoa para o momento tão esperado de sua aposentadoria e qualificar ainda mais os serviços, o Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPMJP) criou um canal gratuito de educação financeira e previdenciária, com videoaulas voltadas para os servidores da Prefeitura e demais interessados no tema.
De acordo com a superintendente do IPMJP, Caroline Agra, os servidores quando se aposentam podem perder uma parte da sua renda mensal pela impossibilidade legal da incorporação de algumas gratificações que recebiam na ativa, por isso a necessidade de buscar informação sobre o tema.
“Precisamos incutir neles uma nova cultura, ou seja, criar essa preocupação com o pós aposentadoria”, afirmou, informando que atualmente, o Instituto contabiliza 7.633 aposentados e pensionistas.
Conforme explicou, pensando nessa realidade, o Instituto criou, no início de fevereiro, o seu canal de educação, disponibilizando o acesso através do site do IPMJP, no link https://www.ipmjp.pb.gov.br/site/educacional , que também pode ser acessado gratuitamente pelo público em geral. Nele, serão encontrados vídeos curtos e explicativos, com duração máxima de 10 a 20 minutos cada, onde especialistas abordam assuntos na área da educação financeira e previdenciária.
“Quem acessar o link encontrará uma aba com as opções Educação Previdenciária e Educação Financeira, com vídeos sobre temáticas pertinentes para servidores ativos, inativos e a sociedade. Estamos sempre em busca de novas informações sobre os temas”, detalhou.
Caroline Agra reforçou que a gestão do prefeito Cícero Lucena tem incentivado este olhar diferenciado para com o servidor tanto da ativa quanto os inativos, estreitando o canal de aproximação e permitindo que atualizem os conhecimentos sobre seus direitos antes e depois da aposentadoria, bem como os principais conceitos de finanças pessoais para ter tranquilidade financeira.
A superintendente do IPMJP ressaltou ainda que, através desse canal, além dos seus direitos, o servidor tem acesso à informações prévias sobre o que precisa para efetivar o processo de aposentadoria, tipo de documentação necessária e outros questionamentos quanto a idade e tempo de serviço. “Por isso que é importante que, mesmo estando na ativa e não tão perto de conquistar o benefício, também faça uso de tudo que o IPMJP oferece para poder já ir trabalhando essa educação previdenciária, se planejando e não ficar apenas esperando a hora que venha a acontecer”, aconselhou.
Além desta nova ferramenta de interação com o servidor, o IPMJP disponibiliza a Cartilha de Benefícios do Aposentado que existe desde 2019, reeditada em 2021 já com base nas novas regras da Reforma da Previdência, e também um outro canal de interação através do Whastapp (83-3222 1005). “Tudo isso tem resultado em um tratamento mais humanizado que a atual gestão tem dispensado ao servidor municipal e à sociedade em geral”, acrescentou.