Nacional
Pai de ministro das Comunicações é réu por assassinato de agiota, diz jornal
José Juscelino dos Santos Rezende, pai do ministro das Comunicações do governo Lula, é réu na Justiça do Maranhão por encomendar a morte de um agiota na cidade de Vitorino Freire, no interior do Maranhão, reduto eleitoral da família. A informação foi relatada pelo jornalista Guilherme Amado, do portal Metrópoles.
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.558.0_pt_br.html#goog_1751663058Segundo o colunista, a denúncia por homicídio qualificado foi aceita em 2007, no entanto, o caso está parado há dois anos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) porque Juscelino Rezende tenta manter o julgamento em Vitorino Freire.
O MP acusa o pai do ministro das Comunicações de ter pagado R$ 18 mil para um “temido pistoleiro” da região matar o agiota José Soares Rodrigues, conhecido como “Zezico Galego”, no dia 18 de julho de 2003. O homem, identificado pelo MP como “um grande agiota da região”, fazia parte o “círculo de amizade” de Rezende e teria emprestado “vultosa quantia” em dinheiro para o então prefeito fazer campanha eleitoral.
José Juscelino dos Santos Rezende foi prefeito de Vitorino Freire por dois mandatos, entre 1997 a 2000 e 2000 a 2004, e deputado estadual.
Indicado pelo União Brasil, Juscelino Filho tem sido pivô de diversos escândalos nos últimos meses.
Mais cedo, jornal O Estado de São Paulo nesta segunda (27), disse o que o ministro das Comunicações teria ocultado da declaração de bens ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na eleição passada, a propriedade de pelo menos 12 cavalos de raça adquiridos em leilões, estimados em R$ 2 milhões, e ainda utilizado um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para um compromisso pessoal em meio a oficiais em São Paulo, no mês passado, com diárias pagas pela União.