Connect with us

Educação & Cultura

Meninas e Matemática: sugestões para incentivá-las

Lutar contra cenário de preconceito e desestímulo não é fácil, mas há caminhos possíveis que começam na sala de aula

Olá, colegas! Como mulher e professora de Matemática na Educação Básica, o tema meninas na área de Exatas é sempre muito presente no meu dia a dia. Porém, ele ganha ainda mais relevância agora, no mês de março, no Dia Internacional da Mulher, data que nos faz refletir mais profundamente sobre a atuação, vitórias e desafios das mulheres na sociedade. 

Quando consideramos as conquistas femininas ao longo dos séculos, em especial nessa área, ficam evidentes as dificuldades, preconceitos e ações excludentes. Apesar de não existir nenhum estudo científico que ateste que os meninos são melhores que as meninas com números, a sociedade muitas vezes defende essa ideia e os incentiva mais e pior: desencoraja e cria barreiras para as garotas. 

Segundo dados da Unesco, do total de estudantes matriculados em cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM) no mundo, somente 35% são mulheres. Já no Brasil, apenas 31% dos cargos profissionais STEM são ocupados por elas. 

Por muito tempo, a figura da mulher foi culturalmente (e de forma exclusiva) vinculada ao ser que cuida do lar, dos filhos, do esposo e o envolvimento com a área científica era majoritariamente masculino e mesmo que alguma mulher fugisse a essa regra – até porque temos excelentes exemplos-, muitas ficaram invisibilizadas e só foram reconhecidas tempos depois. 

Leia mais: Da Antiguidade a 2020, uma linha do tempo para mostrar que a ciência também é delas 

“Coisa para menino”? 

Tudo isso nos permite uma reflexão ampla sobre as dificuldades e preconceitos enfrentados por nós mulheres. Eu, por exemplo, ainda no Ensino Médio, identifiquei o apreço que tinha em estudar Matemática e Física, mas quando era oportuno expressar essa preferência, em boa parte escutava que era “coisa para menino” e que seria melhor fazer outra formação que combinasse mais com perfil de menina. Sem dúvida, isso não foi um estímulo! 

Porém, o fato de ter seguido minha vontade e debater o assunto com vocês hoje é um momento honroso, pois caracteriza a quebra de paradigmas e de estereótipos de gênero relacionados à docência e pesquisa em Matemática. Assim, todo esse cenário mostra a necessidade de expandir o debate sobre a presença feminina nas Ciências Exatas desde a Educação Básica. 

Por isso, ter propostas e ações com o foco em apoiar o desenvolvimento e engajamento das alunas é algo necessário e urgente, que deve ter início desde o Ensino Fundamental.

Precisamos mostrar que elas também podem seguir na área científica, em especial através da Matemática, ainda na fase escolar, com intuito de descortinar muitas possibilidades de atuação e desenvolvimento profissional, mesmo nos campos ainda dominados pelos homens. 

Quando acreditamos no envolvimento e desenvolvimento de garotas com e por meio da Matemática, estamos reforçando e valorizando a cultura da atuação da mulher na sociedade através da desconstrução de preconceitos e forçando o despertar de políticas públicas e da ação de entidades que tenham como princípio apoiar e ampliar a presença delas em projetos e ações científicas. 

Mas faço aqui um alerta! O Brasil é grande em extensão territorial e diversidade, aspecto positivo e ao mesmo tempo desafiador, pois o acesso a essas propostas pode não acontecer no mesmo ritmo, gerando, assim, desigualdades ou até mesmo centralização de políticas de apoio a meninas e mulheres nas áreas de Exatas e científica. Por isso, é cada vez mais urgente falar sobre isso considerando também as questões de raça e socioeconômicas. 

Estratégias para engajar as meninas nas atividades

Lutar contra esse cenário não é fácil, mas há caminhos possíveis que começam na sala de aula. Caro professor e cara professora, um primeiro passo é debater o tema entre grupos, com intuito de aproximar os estudantes dessa realidade.

Leitura e pesquisa

Como alternativa, é interessante um planejamento que tenha como proposta a leitura e pesquisa sobre quem foram as mulheres que ganharam destaque no decorrer dos séculos e na atualidade por suas descobertas científicas e atuação na Matemática. 

Mesmo sendo uma tarefa simples, isso permitirá o contato dos estudantes com a temática. Sempre que recorro a essa prática, percebo algo relevante. Da última vez que apliquei em sala, foi notável como era algo inédito para meninos e meninas e quando consideramos a presença feminina na Matemática, é interessante que a discussão chegue a todos. 

Assista a um filme com a turma

Nesse sentido, que tal trabalhar com o filme Estrelas Além do Tempo? Baseado em fatos reais, a produção (Theodore Melfi, 2h07) conta a história de três cientistas negras que trabalharam na NASA durante a década de 1960, época em que computadores ainda não eram utilizados para realizar cálculos complexos, e colaboraram para a conquista espacial. Pode ser enriquecedor! 

Dê voz às meninas

Outro ponto: não esqueça de incentivar as meninas a participarem das aulas! Crie estratégias para que elas possam se expressar, apresentar soluções e compartilhar sem medo. Eu também incentivo a participação das minhas alunas em olimpíadas de Matemática e tenho visto ótimos resultados.

Matemática e tecnologia

Sei que essa pode não ser a realidade de todas as escolas, mas quando possível, acho importante buscar parcerias com programas de formação e capacitação que envolvam a Matemática e a tecnologia como recurso didático. Exemplo: atividades de robótica, uso do Arduíno, Scratch e linguagem Python, bem como a utilização de aplicativos como Geogebra. Isso faz com que os alunos, em especial as garotas, se familiarizem com esse universo e percebam que, se elas quiserem, esse pode ser um caminho para se aprofundar. 

Compartilhei algumas sugestões para aplicar em sala. E você, como atua para incentivar o protagonismo das suas alunas na área de Exatas? Aproveito para desejar um Feliz Dia da Mulher para todas colegas de profissão, alunas, para todas as mulheres! Forte abraço e até a próxima! 

Rosiane Prates é professora de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, atua há mais de dez anos na rede pública e já integrou o Comitê de Avaliação do Município de Pinheiros (ES). Em 2022, participou da 4ª edição do Mulheres na Ciência e Inovação, programa de formação para pesquisadoras no Brasil realizado pelo Museu do Amanhã e o British Council. Também foi professora-autora no projeto Planos de Aula de Matemática, realizado pela Associação Nova Escola. Além disso, tem participação como voluntária em projetos socioeducacionais e de empreendedorismo. É licenciada em Matemática e Pedagogia, graduada em Administração, especialista em Ensino e Currículo e em Matemática na Prática.

Fonte: Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário23 minutos ago

O AVAL brasileiro ao DITADOR MADURO

ESTADO26 minutos ago

Programa de Cisternas: Beneficiários de Damião recebem formação sobre gerenciamento de recursos hídricos

ECONOMIA29 minutos ago

Prazo para solicitar adiantamento do 13º salário encerra no próximo dia 31

Educação & Cultura30 minutos ago

UFPB e EPC firmam parceria para promover cultura e conhecimento na Paraíba

Saúde35 minutos ago

Musicoterapia auxilia no tratamento de pacientes do Hospital Regional de Guarabira

ENTRETENIMENTO43 minutos ago

Programa Espaço Cultural: Retrospectiva 2024 festeja Pedro Osmar e Totonho

CIDADE46 minutos ago

Prefeitura inicia atividades do programa Amigos da Praia nesta sexta-feira

Saúde49 minutos ago

Janeiro Roxo: Saúde registra queda nos casos de hanseníase e recomenda continuidade de ações estratégicas

Segurança Pública52 minutos ago

Governo da Paraíba destaca política de valorização profissional em favor das Forças de Segurança nos últimos seis anos

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Como amar o pai que nos ama imperfeitamente

ECONOMIA2 horas ago

Pesquisa do Procon Estadual encontra o gás de cozinha ao menor preço por R$ 100,00 já inclusa taxa de entrega

ECONOMIA2 horas ago

Pesquisa do Procon-JP para hortifrútis encontra variação de 299,50% no preço da banana prata

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Docinho de Morango (Nesquik)

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Preocupações financeiras? Aqui estão algumas passagens bíblicas para você

Politíca2 horas ago

Cultura, Educação e Esporte são bandeiras de Marcílio do HBE

Segurança Pública2 horas ago

Pela primeira vez, mulher assume comando do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMPB

Segurança Pública2 horas ago

Reforço do policiamento já capturou oito foragidos da Justiça na região da orla de JP

Segurança Pública2 horas ago

Polícia Civil prende homem que matou sobrinho no município de Piancó

Segurança Pública2 horas ago

Polícia Civil prende porteiro de hotel que usava perfis falsos em redes sociais para aliciar crianças

Segurança Pública2 horas ago

NOVA SEDE: Delegacias do Idoso e de Crimes Homofóbicos, Racismo e de Intolerância religiosa estão em novo endereço

Segurança Pública2 horas ago

EM PATOS: Polícia Civil recupera moto roubada; já são sete veículos recuperados na região apenas em 2025

Educação & Cultura2 horas ago

Governo recorre da decisão do TCU sobre o Pé-de-Meia

Nacional2 horas ago

Lula sinaliza não disputar a reeleição, mas ministros o veem candidato

Nacional2 horas ago

Sem Lula, esquerda tende a perder em 2026, diz Lindbergh

Judiciário3 horas ago

Moraes nega pedido de acesso a documentos de defesa de Braga Netto

Segurança Pública3 horas ago

PF pede que STF transfira relatoria da operação Overclean para Dino

Educação & Cultura3 horas ago

PT retoma comissão de educação do Senado após 15 anos com Teresa Leitão no comando

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Comissão aprova projeto que atualiza ECA para proibir trabalho de menor de 16 anos

ECONOMIA4 horas ago

REFORMA GARANTE ISENÇÃO DO IMPOSTO PARA ITENS DA CESTA BÁSICA

ENTRETENIMENTO4 horas ago

5 DICAS PRA HORTA EM VASOS QUE TODO MUNDO PRECISA SABER

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

ECONOMIA4 horas ago

REFORMA GARANTE ISENÇÃO DO IMPOSTO PARA ITENS DA CESTA BÁSICA

ENTRETENIMENTO4 horas ago

5 DICAS PRA HORTA EM VASOS QUE TODO MUNDO PRECISA SABER

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E O ESTRESSE NO TRABALHO?

Saúde4 horas ago

MICROPLÁSTICOS INVADEM O CÉREBRO

Saúde4 horas ago

BEBIDAS AÇUCARADAS SÃO RESPONSÁVEIS POR UM EM CADA DEZ CASOS DE DIABETES

Educação & Cultura5 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde5 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional5 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional5 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte5 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional7 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde7 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA7 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO7 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde1 semana ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde1 semana ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br