ECONOMIA
Recupere seu dinheiro esquecido: consulte a plataforma de Valores a Receber
Se você ficou de fora da primeira rodada do Valores a Receber do Banco Central, uma nova oportunidade surge agora! Confira
Uma boa notícia para quem não conseguiu sacar o dinheiro esquecido que foi liberado pelo Banco Central no ano passado ou, até mesmo, que verificou e não havia nada. No dia 7 de março, o sistema do Valores a Receber voltará a funcionar.
O sistema estava suspenso desde maio do ano passado, para que pudessem ser feitas manutenções e a adição de mais dinheiro no sistema. Nessa segunda rodada, mais pessoas serão contempladas, já que outros fundos foram incluídos no sistema.
Assim como aconteceu na primeira rodada, este primeiro momento será destinado apenas para a população conferir se possui algum valor a receber. O valor, no entanto, só estará disponível na plataforma na semana seguinte.
Cerca de R$ 6 bilhões estão disponíveis para saque, que deve contemplar pelo menos 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas. As pessoas, que consultarem e encontrarem valores disponíveis, poderão fazer o saque ainda em março.
Nessa segunda rodada de pagamentos, muitas novidades foram adicionadas, por exemplo, a consulta de valores para pessoas falecidas. Quem poderá solicitar esse dinheiro são os herdeiros diretos do falecido ou um representante legal.
Para isso, é preciso entrar em contato com a instituição responsável pelo valor e apresentar os documentos pessoais do falecido, bem como o comprovante do direito ao valor.
Além disso, em caso de o dinheiro ser proveniente de conta conjunta, as duas partes conseguirão ver as movimentações no valor, inclusive o CPF de quem fez a movimentação.
O dinheiro disponível no sistema é destinado de contas correntes ou poupanças encerradas, tarifas, parcelas ou operações de crédito indevidas, recursos não procurados, consórcios encerrados, contas de pagamento pré-paga, contas de registro de corretoras, entre outras.
A consulta a disponibilidade de dinheiro já está disponível desde hoje (28) às 10h. Para saber se você possui algum valor, basta acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br, onde será informado se você tem algum valor e quando deverá voltar para saber o mesmo.
É preciso ter uma conta Gov.br para acessar a plataforma, então, se antecipe. Depois, basta logar no site, ler o termo de responsabilidade e verificar o valor que você possui.
Para receber o valor, você pode escolher a modalidade Pix, que é transferido em até 12 dias úteis, porém, neste caso, a chave Pix deve a ser o CPF do titular. Caso não queira dessa forma, pode solicitar por meio da instituição, entrando em contato para agendar um horário para o saque.