Connect with us

Educação & Cultura

Graciliano Ramos: use obras do escritor para debater bullying e sociedade

No mês que marca os 70 anos da morte de Mestre Graça, conheça atividades para explorar a narrativa do escritor e temas atuais

As águas de março fecham o verão e trazem à nossa memória saudosas lembranças, revelações literárias e – por que não? – o pensamento crítico, múltiplo e influente de Mestre Graça. Alagoano de Quebrangulo, em 20 de março de 1953, Graciliano Ramos “ficou encantado” e provou que viveu, como diria seu contemporâneo Guimarães Rosa. Setenta anos depois, ainda somos impactados pelo seu manejo com a linguagem e pela sua capacidade de dar expressões distintas aos seres humanos e seus espaços de vivência. 

Autor da segunda fase do Modernismo (1930 a 1945), Graciliano Ramos enfatiza o retrato do interior do Brasil atrelando o comportamento humano ao ambiente onde se vive. O período é conhecido também como Neorrealismo, e, naquele momento histórico, a região Nordeste passava por uma grande crise econômica em virtude da seca e da pobreza. 

Algumas das personagens de Graciliano se tornaram ícones literários, como Fabiano, de Vidas secas, que apresenta uma visão de mundo que oscila entre o lado positivo e o negativo, entre ser bicho e homem, fruto de condições sociais específicas, marcadas por injustiça e desigualdade.

Obra para abordar bullying e diferenças

Para lembrar os 70 anos da morte de Mestre Graça, que tal planejar uma atividade com o livro A terra dos meninos pelados? É uma oportunidade de levar o aluno a conhecer esse autor tão importante da nossa literatura. Uma das possibilidades de trabalho em sala de aula é o debate sobre aceitação das diferenças. Afinal, a história de Raimundo Pelado é um convite a “espiarmos para dentro”, semelhante ao que acontece nas histórias de Alice no País das Maravilhas e O Mágico de Oz

Raimundo é um menino diferente dos outros de seu convívio. Com a cabeça pelada e um olho preto e outro azul, sofre o que chamamos hoje de bullying. Cansado de ser alvo de piadas na escola e na rua, decide realizar uma viagem fantástica, dessas que fazemos quando olhamos para dentro de nós. 

Ele chega a um lugar onde as pessoas sabem conviver mais harmonicamente. A terra encantada é Tatipirun, e as crianças são iguais a Raimundo naquilo que ele tem de diferente, por isso ele se sente acolhido por todos os meninos e experencia muitas aventuras. 

A leitura da obra permitirá contemplar os principais aspectos da textualidade, como tipologia narrativa, personagens e ações coerentes com o enredo, além de elementos formais de textualização, especialmente aqueles que dizem respeito ao padrão culto, formal ou informal da língua, de acordo com a situação narrada em Tatipirun. 

Conjugando-se tais elementos – e também o que os estudantes já sabem e o que podem seguramente aprender –, provoque reflexões sobre os habitantes de Tatipirun, instigando-os a compreender as diferenças entre os seres humanos. Mesmo em um mundo de fantasias, onde tudo é realizável, é possível descobrir que cada menino tem uma característica diferente e que essa jornada nos permite compreender melhor a importância de valores como tolerância, respeito, confiança, autoestima e amizade.

Crie um mural colaborativo 

Para dinamizar o trabalho, acesse a plataforma colaborativa Padlet e crie seu mural digital – melhor dizendo, escolha o formato para dar à “terra de seus meninos”. Organize o conteúdo e dê à página o layout que melhor represente o espaço criado. 

Você poderá adicionar uma descrição da cidade virtual que pretende compartilhar com a turma, uma espiada para dentro de sua realidade. Escolha um papel de parede e símbolos sugestivos de identificação. Como será um mural interativo, indique também qual será a ordem das publicações e permita comentários e reações. 

Cidade virtual preparada, é hora de pedir aos alunos que criem seu avatar. Há vários aplicativos que nos dão essa possibilidade. Minha sugestão é o bitmoji. A exemplo de Raimundo, lá os alunos poderão realçar suas características e ter um olhar atento sobre eles mesmos, quem são e o que pretendem destacar no mundo fantástico criado coletivamente. 

Professor, peça que os alunos insiram suas personagens no Padlet com a respectiva apresentação. É fundamental promover a interação entre eles e levantar problemáticas relacionadas à convivência, ao combate ao bullying e ao cyberbullying, à tolerância e ao respeito.

Contos e contextos sociais

Caros colegas, meu objetivo aqui é convidá-los para bebermos na fonte inesgotável de lições deixados pelas vivências de Graciliano Ramos. Ele era um autor que escrevia realidades e falava do indivíduo oprimido e seus dilemas. Foi prefeito e diretor da Imprensa Oficial de Alagoas, mas seu universo era mesmo o das letras. Redator de jornal e professor, muito se dedicou à Educação.

Inquieto, seu dom era escrever sobre aquilo que viveu. E viveu em um tempo de crises, conflitos, pressões políticas, arbitrariedade e prisões. Foi em meio ao período da Era Vargas, por exemplo, que o livro de contos Insônia foi publicado. Inicialmente, os contos foram redigidos em jornais e depois reunidos em um único volume. 

O conto homônimo que intitula o livro é responsável pelo tom dado às narrativas. São histórias que revelam a interioridade das pessoas, como elas se posicionam quando são confrontadas com dilemas. As primeiras foram escritas enquanto o autor ainda estava preso. Em outras, Mestre Graça tem sensibilidade para tecer protagonistas femininas que, mesmo sendo oprimidas pelo contexto patriarcal, se mostravam capazes de vencer as mais diversas limitações. Acredita-se que uma delas, inclusive, foi inspirada na própria filha do autor. 

A prisão de J. Carmo Gomes também integra a obra e retrata os conflitos vividos pelas personagens Aurora e seu irmão José Carmo Gomes, que, por sua vez, anseia por uma sociedade justa, na qual vigore um regime político diferente daquele existente no Rio de Janeiro de 1930. 

Proponha uma atividade interdisciplinar 

O contexto histórico e sociocultural que permeia Insônia revela como o ser humano, seus conflitos interiores, fraquezas e vulnerabilidade resultam da influência de fatores externos no modo de agir e pensar nas mais distintas situações. Ao propor o estudo dos contos, faça também um trabalho interdisciplinar com o componente curricular de História. 

Oriente uma pesquisa para que saibam como era, por exemplo, o Brasil e o Rio de Janeiro na década que antecedeu a Segunda Guerra Mundial. A criação de um infográfico – que pode ser feito manualmente, com colagens, ou usando aplicativos próprios para isso – permite ao aluno visualizar melhor uma época tão distante de seus olhos, mas com questões e problemas atuais. 

O passo seguinte é a seleção dos contos que serão melhor explorados, revistados e recontados conforme a realidade da sua cidade. Uma boa oportunidade para estimular a reflexão da turma é pedir aos alunos que escolham uma personagem e deem a ela a roupagem do século 21, ou seja, quais conflitos, fraquezas e desafios seriam vivenciados na atualidade? 

A narrativa retextualizada deverá apresentar uma linguagem próxima à variante linguística usada por eles atualmente, mas a personagem não poderá perder sua essência e as características engenhadas por Graciliano. A socialização dos textos valorizará a produção oral e escrita, e o aluno, ao verbalizar, será estimulado a expressar sua opinião a respeito do que leu e compreendeu após esse confronto de épocas. 

Por fim, como acontece em O olho torto de Alexandre, narrativa que está no livro Histórias de Alexandre, desejo que as palavras de Mestre Graça, um misto de mistério e aventura, nos permitam “espiar” o interior de nós mesmos e aprender com a experiência, afinal, o mundo bom é o que pode ser melhorado. “E acreditem vossemecês que este olho atravessado é melhor que o outro.”

Ana Cláudia Santos é professora de Língua Portuguesa na Educação Básica da rede estadual de ensino há 20 anos e mestranda em Educação Profissional e Tecnológica. Foi vencedora do Prêmio Educador Nota 10, promovido pela Fundação Victor Civita, nas edições de 2014 e 2018, com os trabalhos O Povo Conta e O (Ser)tão de Cada Um. Recebeu a medalha Ordem do Mérito Educacional (MEC) – Grau de Cavaleiro e o troféu Capitão-Médico João Guimarães Rosa, da Academia de Letras da PMMG.

Fonte: Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Saúde10 minutos ago

Mundo teve mais de 10,3 milhões de infecções por sarampo em 2023

Nacional13 minutos ago

Polícia prende hacker e investiga possível ligação com homem-bomba do STF

Nacional15 minutos ago

Lobos solitários ou membros de uma alcateia? Quem é o ‘Alfa’ de Adélio Bispo?

Nacional19 minutos ago

Dallagnol condena atitude de Moraes ante a explosão no STF

Nacional21 minutos ago

Bolsonaro repudia atentado de Brasília e pede pacificação

Esporte25 minutos ago

Eliminatórias: Brasil joga mal e não passa de empate com a Venezuela

Judiciário29 minutos ago

Explosões aumentam pressão para PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe

ECONOMIA35 minutos ago

Sob governo Lula, carne registra a maior alta mensal desde 2020

Educação & Cultura50 minutos ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO52 minutos ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde53 minutos ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA54 minutos ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO55 minutos ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CIDADE1 hora ago

Vereadores de Campina Grande Cobram Avanços em Projetos de Lei Pendentes

ESTADO1 hora ago

Governador em exercício Adriano Galdino participa de posse da reitora da UFPB

ESTADO1 hora ago

Governador em exercício Adriano Galdino visita obras do Hospital da Mulher e reforma do Arlinda Marques

CIDADE1 hora ago

Leo Bezerra visita obras da Orla Sul e ressalta avanços para proporcionar lazer, acessibilidade e qualidade de vida

Educação & Cultura1 hora ago

Enem 2024: Gabaritos e cadernos de questões estão disponíveis no portal do Inep

Nacional1 hora ago

Explosões lembram mais caso Adélio do que 8 de janeiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Capacidade de armazenagem agrícola cresce 5,4% e chega a 222,3 milhões de toneladas no 1º semestre de 2024

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Primeiro prognóstico para a safra de 2025 prevê crescimento de 5,8% frente a 2024

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Publicadas portarias que autorizam a contratação de 619 profissionais para o Ministério da Saúde

Educação & Cultura2 horas ago

Dr. Flávio Pereira Gomes é o novo Procurador-Chefe junto à UFPB

ESTADO2 horas ago

Mais de 670 mil famílias paraibanas recebem o Bolsa Família a partir desta quinta (14)

ESTADO2 horas ago

Cagepa sobe 142 colocações em ranking do Valor Econômico e é destaque em publicação sobre o setor de saneamento

Nacional2 horas ago

Homem que morreu na frente do STF também queria matar Bolsonaro

Internacional2 horas ago

Trump monta sua nova administração e ‘escala seu dream team’

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Fim da jornada 6×1? Entenda os diferentes tipos de escala de trabalho existentes no Brasil

Judiciário2 horas ago

STF decide que terceirização implica deveres trabalhistas para contratantes

CIDADE2 horas ago

Peça encenada em Princesa Isabel aborda atribuições e homenageia cartórios

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública2 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional8 meses ago

China

Educação & Cultura50 minutos ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO52 minutos ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde53 minutos ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA54 minutos ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO55 minutos ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

O que é CLT?

Saúde1 dia ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 dia ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 dia ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 dia ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 dias ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 dias ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 dias ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde3 dias ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO3 dias ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional3 dias ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional6 dias ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca1 semana ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional1 semana ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ASTEROIDES, PERIGO NO ESPAÇO

Internacional1 semana ago

O QUE BRICS DOMINADO POR RÚSSIA E CHINA SIGNIFICA PARA O BRASIL

Educação & Cultura1 semana ago

‘SE SOUBÉSSEMOS… NÃO SAIRÍAMOS DA CAMA.’

Nacional1 semana ago

BRASIL PODE LIDERAR DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Internacional1 semana ago

COMO A RÚSSIA OBTÉM ARMAS PARA GUERRA NA UCRÂNIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br