Connect with us

Educação & Cultura

Diálogo e cooperação em prol da Educação: a tônica do novo MEC

Governo federal demonstra esforços para melhorar articulação com redes de ensino e setores envolvidos na política educacional, o que é essencial para enfrentar os desafios da área e avançar na aprendizagem dos estudantes

Em novembro de 2022, publiquei um artigo nesta coluna sobre as expectativas em relação ao novo governo no que se refere a alguns dos desafios que permeiam nosso sistema educacional, da gestão de políticas públicas à sala de aula. Ressaltei que a capacidade de articulação da União com os entes federados e demais setores envolvidos nas políticas públicas da área, de forma a estabelecer uma relação colaborativa e supletiva, era um ponto fundamental para enfrentar as lacunas da Educação brasileira e superar os desafios adicionais que a pandemia da Covid-19 nos legou. 

Ainda no ano passado, o núcleo de Educação do grupo de transição do governo eleito atendeu ao pedido de reunião com o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe-Brasil). O Gaepe, que reúne entidades dos Sistemas de Justiça e Controle Externo, representantes do Poder Legislativo, gestores públicos e sociedade civil, ainda não contava com uma participação do MEC enquanto integrante do colegiado, embora a gestão anterior tenha atendido pedidos de participações pontuais. 

No encontro com o grupo de transição, como coordenadora das atividades do Gaepe-Brasil e responsável pela mediação de suas reuniões, apresentei temas urgentes que precisam de atenção especial do Governo Federal: piso do magistério, Educação Infantil, sistemas de avaliações e conectividade (saiba mais sobre eles aqui). Além disso, financiamento também é um assunto crítico, já que é transversal a todos os demais. E passa por uma fase delicada com a implementação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cuja regulamentação ainda gera dúvidas. 

Ações do novo governo para a Educação Básica: primeiras medidas 

Passados quase três meses do início do novo governo federal na condução do país, temos boas notícias sobre esse esforço do Ministério da Educação (MEC) em dialogar e cooperar com os entes federados, embora ainda com medidas incipientes que, obviamente,  precisam ser ampliadas e acompanhadas nos próximos meses e anos. 

Um destaque positivo é a retomada da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC (SASE/MEC). Extinta em 2019 pelo governo Bolsonaro, a pasta havia sido criada em 2011 com a função principal de desenvolver ações voltadas à criação do Sistema Nacional de Educação (SNE) – política prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). Para isso, ela busca contribuir para a construção de consensos e acordos, ampliando as possibilidades de diálogo e pactuação entre gestores sobre diferentes aspectos e temas importantes para a Educação brasileira. 

A atual gestão do MEC também aceitou o nosso convite para participar das reuniões do Gaepe-Brasil com representantes tanto do Ministério, como do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE). O primeiro encontro de 2023 do Gaepe, sobre financiamento da Educação Básica, contou com Maurício Holanda, titular da SASE, e Fernanda Pacobahyba, presidente do FNDE (contamos aqui como foi esse momento). 

O que o MEC já fez, na prática, para melhorar a articulação? 

Sem dúvida, é bastante relevante que o MEC disponibilize sua concorrida agenda para participar de um espaço de diálogo e cooperação, que busca provocar ações concretas de formuladores, executores e fiscalizadores da política educacional. Essas ações vão no sentido de avançar na melhoria da Educação, de forma mais articulada e em um ambiente de maior segurança jurídica. 

Contudo, é esperado também que a pasta reassuma o protagonismo na coordenação nacional da política pública da Educação. Isso se faz tanto com manifestações públicas que sinalizem sua nova postura, quanto com ações específicas enunciadas por normas, portarias e diretrizes, entre outros instrumentos. 

Em relação à sinalização de nova postura, temos falas importantes do novo ministro Camilo Santana, indicando a intenção do MEC de retomar o fortalecimento do regime de colaboração entre os entes federativos e do diálogo com todas as instituições e representações. Nessa linha, é promissora a proposta de um pacto nacional pela Educação Básica para avançar, com apoio do Governo Federal, em pautas prioritárias. Dentre elas, a alfabetização na idade certa – com a possível retomada da avaliação anual de alfabetização, já anunciada por Santana); a ampliação do ensino em tempo  integral; a expansão do acesso à tecnologia e à conectividade, além de propostas como o reajuste do valor da alimentação escolar, há 5 anos sem alteração (percentuais de reajuste divulgados na última semana), e o diagnóstico de obras paralisadas de creches e escolas.

Sobre as ações específicas, uma das medidas adotada em fevereiro para fortalecer o relacionamento do MEC com estados e municípios, que recebem os recursos do FNDE, é o “FNDE dialoga”. A iniciativa visa oferecer apoio técnico para as secretarias de ensino sobre a utilização dos sistemas do órgão.

Qual o papel do diálogo para retomar avanços na Educação?

É lugar comum dizer que o Brasil tem desafios históricos na Educação, e que eles foram agravados pelo período de fechamento das escolas durante a pandemia. Mas isso é algo importante de ser lembrado para termos em mente que nenhum governo é inteiramente responsável por todos os problemas em nossas escolas. Porém, ele pode ser decisivo para dar passos mais largos (ou mais tímidos) rumo à superação desses desafios.

Como destaca o jornalista Antônio Gois já no início do seu livro O ponto a que chegamos: duzentos anos de atraso educacional e seu impacto nas políticas do presente(…) há farta evidência de que o sistema educacional do passado era, na verdade, uma grande máquina de exclusão em massa, que, ao longo do século XX, abusava do expediente da repetência sem que isso resultasse em melhor qualidade. O ensino nunca foi ofertado a toda a população, desde os tempos do Império, até o início dos anos 1990, quando efetivamente começaram a ser implementadas políticas de universalização da escola e pudemos testemunhar avanços na pauta do acesso à Educação.

Não há mágica capaz de assegurar a universalização do acesso à Educação e à efetiva aprendizagem com equidade, para que todas as crianças e jovens possam concretizar seus projetos de vida. Mas, sem sombra de dúvida, o caminho para alcançar essa meta passa por um governo no qual o discurso da prioridade da Educação esteja alinhado de forma precisa e cirúrgica a ações concretas nessa direção. E elas devem ser  construídas a partir de um diálogo democrático, franco e transparente entre as três esferas da federação. 

Alessandra Gotti é fundadora e presidente executiva do Instituto Articule e doutora em Direito Constitucional pela PUC-SP. Foi Consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional32 minutos ago

STF determina que União e estados apresentem planos emergenciais contra queimadas

Nacional40 minutos ago

Câmara reage a vetos na reforma tributária, mas discussão deve ficar para fevereiro

CIDADE51 minutos ago

Cícero Lucena apresenta programação das prévias, Folia de Rua e Carnaval Tradição com grandes nomes da música brasileira

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

Tribunal de Justiça da Paraíba suspende concurso de Notas e Registro que aconteceria domingo (26)

Nacional1 hora ago

Senado terá novos líderes partidários em 2025

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

Governo da Paraíba firma parceria internacional para avanços em tecnologia quântica e radioastronomia

Nacional2 horas ago

Janja e o desperdício do dinheiro público: uma tapa na cara de quem luta para sobreviver

Nacional3 horas ago

Janjapalooza: Quando a fome e a pobreza viraram show de luxo

Judiciário4 horas ago

O AVAL brasileiro ao DITADOR MADURO

ESTADO4 horas ago

Programa de Cisternas: Beneficiários de Damião recebem formação sobre gerenciamento de recursos hídricos

ECONOMIA4 horas ago

Prazo para solicitar adiantamento do 13º salário encerra no próximo dia 31

Educação & Cultura4 horas ago

UFPB e EPC firmam parceria para promover cultura e conhecimento na Paraíba

Saúde4 horas ago

Musicoterapia auxilia no tratamento de pacientes do Hospital Regional de Guarabira

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Programa Espaço Cultural: Retrospectiva 2024 festeja Pedro Osmar e Totonho

CIDADE4 horas ago

Prefeitura inicia atividades do programa Amigos da Praia nesta sexta-feira

Saúde4 horas ago

Janeiro Roxo: Saúde registra queda nos casos de hanseníase e recomenda continuidade de ações estratégicas

Segurança Pública4 horas ago

Governo da Paraíba destaca política de valorização profissional em favor das Forças de Segurança nos últimos seis anos

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Como amar o pai que nos ama imperfeitamente

ECONOMIA5 horas ago

Pesquisa do Procon Estadual encontra o gás de cozinha ao menor preço por R$ 100,00 já inclusa taxa de entrega

ECONOMIA5 horas ago

Pesquisa do Procon-JP para hortifrútis encontra variação de 299,50% no preço da banana prata

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Docinho de Morango (Nesquik)

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Preocupações financeiras? Aqui estão algumas passagens bíblicas para você

Politíca5 horas ago

Cultura, Educação e Esporte são bandeiras de Marcílio do HBE

Segurança Pública5 horas ago

Pela primeira vez, mulher assume comando do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMPB

Segurança Pública5 horas ago

Reforço do policiamento já capturou oito foragidos da Justiça na região da orla de JP

Segurança Pública5 horas ago

Polícia Civil prende homem que matou sobrinho no município de Piancó

Segurança Pública5 horas ago

Polícia Civil prende porteiro de hotel que usava perfis falsos em redes sociais para aliciar crianças

Segurança Pública5 horas ago

NOVA SEDE: Delegacias do Idoso e de Crimes Homofóbicos, Racismo e de Intolerância religiosa estão em novo endereço

Segurança Pública5 horas ago

EM PATOS: Polícia Civil recupera moto roubada; já são sete veículos recuperados na região apenas em 2025

Educação & Cultura5 horas ago

Governo recorre da decisão do TCU sobre o Pé-de-Meia

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

ECONOMIA7 horas ago

REFORMA GARANTE ISENÇÃO DO IMPOSTO PARA ITENS DA CESTA BÁSICA

ENTRETENIMENTO7 horas ago

5 DICAS PRA HORTA EM VASOS QUE TODO MUNDO PRECISA SABER

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E O ESTRESSE NO TRABALHO?

Saúde7 horas ago

MICROPLÁSTICOS INVADEM O CÉREBRO

Saúde7 horas ago

BEBIDAS AÇUCARADAS SÃO RESPONSÁVEIS POR UM EM CADA DEZ CASOS DE DIABETES

Educação & Cultura5 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde5 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional5 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional5 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte5 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional7 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde7 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA7 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO7 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde1 semana ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde1 semana ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br