Connect with us

Internacional

Fugas e protestos marcaram 2022, diz Anistia Internacional

Relatório anual da organização de direitos humanos destaca guerra de agressão russa na Ucrânia e repressão a protestos no Irã. No Brasil, texto aponta perseguição política e fracasso histórico em combater racismo

Fuga e protesto são expressões que resumem a atual situação dos direitos humanos no mundo. É o que diz o relatório anual da Anistia Internacional (AI) sobre o tema, publicado nesta terça-feira (28/03).

“Nunca tantas pessoas estiveram em fuga no mundo quanto no ano de 2022. No mesmo período, milhões saíram às ruas por seus direitos”, afirma o secretário-geral da Al na Alemanha, Markus N. Beeko.

“Pessoas estão fugindo e protestando porque suas vidas estão ameaçadas, porque elas estão sendo oprimidas, perseguidas e privadas de direitos, e porque seus direitos humanos estão sendo violados.”

Segundo a organização, foram registrados crimes de guerra e crimes contra a humanidade em 13% dos 156 países pesquisados, isso contando com a ação das forças armadas russas na Ucrânia.

O ano passado também viu governos de 62 países restringirem a liberdade de reunião, associação e expressão, além de registrar a prisão arbitrária de ativistas em 79 nações, em muitos casos envolvendo tortura e maus-tratos.

Protestos são sinal de esperança

Mas são os desdobramentos de justamente alguns desses casos que alimentam a esperança. “A coragem e a perseverança das pessoas que saem às ruas por liberdade e justiça no Irã, no Peru, na Geórgia e em outros lugares são impressionantes”, aponta Beeko.

Outro fator positivo apontado pela AI foi o acolhimento sem burocracia de milhões de refugiados da Ucrânia. “Além disso, investigações da comunidade internacional sobre violações de direitos humanos na Síria, em Mianmar, na Ucrânia e no Irã também mostram que há uma vontade geral de se responsabilizar os responsáveis.”

Agressão russa na Ucrânia

Se o presidente russo, Vladimir Putin, terá que de fato responder perante o Tribunal Penal Internacional, não se sabe. Mas de qualquer forma, a simples guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia já forneceria material suficiente para preencher o relatório anual da Anistia Internacional.

“A invasão da Ucrânia pela Rússia constitui uma violação flagrante da Carta das Nações Unidas; é um ato de agressão e um crime sob a lei internacional”, afirma Janine Uhlmannsiek, responsável pelos assuntos relacionados à Europa e Ásia Central na AI na Alemanha.

“Os investigadores da Anistia Internacional documentaramdiversos crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos pelas forças russas,” diz Uhlmannsiek, enumerando alguns deles: o ataque indiscriminado a áreas residenciais, hospitais e escolas pelos militares russos;  o uso indistinto de armas e bombas proibidas de fragmentação, resultando em milhares de vítimas civis; crimes como tortura, violência sexual e homicídios ilegais; a deportação de numerosos civis para áreas ocupadas pela Rússia ou para a Rússia.

“Num caso documentado pela Anistia Internacional, um menino de 11 anos foi separado de sua mãe. Também registramos casos em que crianças desacompanhadas foram sequestradas de Mariupol para Donetsk”, conta a especialista da organização de direitos humanos, apontando para a existência de medidas políticas paralelas na Rússia. “Para crianças órfãs ou sem nenhum responsável legal, o processo para obter a cidadania russa foi facilitado, com o objetivo de desobstruir a adoção das crianças por famílias russas.”

Impacto sobre ucranianas

Para Uhlmannsiek, isso tudo reflete uma política deliberada de caráter sistemático, sendo parte de um ataque abrangente contra a população civil ucraniana. O mesmo ocorre com o uso de violência contra mulheres através de estupros sistemáticos frequentemente cometidos em conflitos armados.

“Conseguimos conversar com uma mulher que havia sido estuprada várias vezes por soldados russos. A guerra de agressão teve um sério impacto sobre mulheres, meninas e grupos populacionais marginalizados na Ucrânia, e é uma ameaça enorme à sua saúde mental, física, sexual e reprodutiva”, diz Uhlmannsiek. “Ao mesmo tempo, a guerra também aumenta o risco de violência de gênero e exacerba o risco de exploração.”

Repressão a opositores na Rússia

A situação dos direitos humanos na Rússia já era dramática antes de 24 de fevereiro de 2022, mas continuou a se deteriorar desde então. O governo tem tomado medidas implacáveis ​​contra aqueles que se opõem à guerra ou cobrem o conflito de forma independente. A Anistia Internacional contabilizou mais de 100 processos criminais por alegações de descrédito e pelo menos 180 por disseminar informações supostamente falsas.

“[Tais casos] prevêem multas pesadas e até 15 anos de prisão. No ano passado, em março de 2022, foram aprovadas às pressas novas leis que criminalizam o descrédito das forças armadas russas e a divulgação de supostas informações falsas sobre as forças armadas”, conta Janine Uhlmannsiek.

“Em seus esforços para esconder a verdadeira extensão da devastação causada pela invasão da Ucrânia, a liderança russa tem reprimindo as vozes críticas e a mídia independente com toda a força.”

No Irã, mais protestos apesar da repressão

Além da guerra de agressão russa na Ucrânia, a situação dos direitos humanos no Irã também é um dos focos do relatório anual da Anistia Internacional. A morte violenta em setembro de 2022 da curda Jina Mahsa Amini, de 22 anos, acusada de não usar o véu corretamente sobre a cabeça, desencadeou uma onda de protestos em todo o país que se prolonga até hoje. O regime dos aiatolás respondeu com força brutal.

“Em 2022, vimos outra deterioração significativa em termos de número de execuções, tortura e prisões arbitrárias“, disse à DW Katja Müller-Fahlbusch, especialista em Oriente Médio e Norte da África na AI na Alemanha. “Ao mesmo tempo, vimos um despertar único. A coragem com que os iranianos lutam por sua liberdade e direitos humanos, apesar de toda resistência e toda violência do Estado, mesmo depois de seis meses, é impressionante.”

O relatório afirma ainda que as autoridades iranianas não hesitaram em prender, torturar e estuprar sequer crianças e jovens. Segundo Müller-Fahlbusch, isso tem sido feito de forma sistemática e programada com o objetivo de intimidar parentes e famílias inteiras e, assim, impedi-los de protestar nas ruas por liberdade e direitos humanos. Pena de morte e execuções públicas seriam parte dessa estratégia.

“Em um ritmo de tirar o fôlego, em quatro casos até agora foram necessárias apenas algumas semanas entre as prisões, os julgamentos encenados, o pronunciamento das sentenças de morte e as execuções. Não há nenhum padrão legal ou procedimento regulamentado; trata-se apenas de uma forma de incitar o medo”, diz a especialista da Anistia.

Müller-Fahlbusch teme que as inúmeras violações de direitos humanos no Irã continuem sendo tema do relatório anual da Anistia Internacional em 2023. Para ela, as autoridades iranianas conhecem apenas um método há décadas: violência e violação sistemática dos direitos humanos. Mas segundo a especialista, os protestos de uma sociedade que já não pode mais ser dividida não vão parar por aqui. É por isso que ela agora apela à comunidade internacional.

“No caso do Irã, a proteção vem da população e da pressão pública. A diplomacia silenciosa, como no caso dos presos com dupla nacionalidade, não ajuda. O que ajuda é a pressão pública, porque a divulgação torna visíveis os crimes dos responsáveis politicamente. E, assim, eleva o preço pago pela República Islâmica do Irã neste jogo muito, mas muito cínico.”

Racismo estrutural e perseguição política no Brasil

No Brasil, a AI chamou a atenção para a questão do racismo e da violência de gênero. “O racismo continuou a impulsionar a violência do Estado. Assassinatos em massa por funcionários da segurança pública foram frequentes, afetando de forma desproporcional os negros em bairros marginalizados.”

Para a entidade, o “fracasso histórico do Estado em enfrentar o racismo estrutural continuou a resultar em povos indígenas e afrodescendentes sendo desproporcionalmente impactados por falhas em medidas e ações institucionais”.

Segundo o relatório, mulheres cis e transexuais, sobretudo negras, foram alvo de “diversas formas de violência”. Conforme dados do Fórum de Segurança Pública, 699 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2022, sendo 62% delas negras.

A perseguição política em ano eleitoral também foi um dos tópicos abordados: “A divulgação de fake news e declarações do presidente [Jair] Bolsonaro incitaram violência politicamente motivada, ameaçaram instituições estatais e prejudicaram o funcionamento do Judiciário.”

“Em outubro, entre o primeiro e o segundo turnos das eleições presidenciais, houve pelo menos 59 casos de violência politicamente motivada. Vários envolveram ameaças com armas de fogo, incluindo quando a deputada Carla Zambelli apontou uma arma para um adversário político“, relembra a AI.

Crimes de guerra em Mianmar

A organização de direitos humanos também deu destaque para a situação em Mianmar. Desde que os militares tomaram o poder, em 1º de fevereiro de 2022, a Anistia Internacional documentou graves violações generalizadas dos direitos humanos no país, incluindo crimes de guerra e possíveis crimes contra a humanidade. Segundo a organização, foram usados ataques terrestres e aéreos indiscriminados e direcionados contra civis, aldeias foram saqueadas e incendiadas.

O resultado são milhares de mortos, 1,5 milhão de deslocados e 13 mil pessoas ainda presas em condições desumanas. Também há relatos de quatro pessoas executadas e ao menos outras 100 condenadas à morte. De acordo com a organização, julgamentos injustos faziam parte do dia a dia, assim como o uso rotineiro de tortura nas prisões.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca6 horas ago

ALPB aprova projetos para proteção da mulher vítima de violência doméstica na Paraíba

Politíca6 horas ago

Deputados aprovam projeto de Jutay que cria Política de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantojuvenil

Politíca6 horas ago

Assembleia derruba veto e torna lei projeto de Tovar que garante proteção a profissionais da educação

Politíca6 horas ago

Reitora do IFPB exalta empenho de Ruy na liberação de recursos e em defesa da educação na Paraíba

Internacional7 horas ago

Cola ‘sem genocídio’ faz sucesso no Reino Unido

Internacional7 horas ago

Por que homens presos em uma prisão dos EUA estão ateando fogo em si mesmos?

Internacional7 horas ago

A Rússia está envenenando a água da Namíbia em sua busca por urânio?

Internacional7 horas ago

Morrendo no “Inferno”: O destino dos médicos palestinos presos por Israel

Internacional7 horas ago

ONU pede calma em meio a protestos de rua em Moçambique

Internacional7 horas ago

Entidades da ONU dizem que acordo entre Israel e Hezbollah é “ponto de partida”

Segurança Pública7 horas ago

Comissão aprova aumento do prazo de internação para adolescentes em conflito com a lei

Segurança Pública7 horas ago

Comissão debate prazo de validade de certificados de registro de arma de fogo

Educação & Cultura7 horas ago

Comissão aprova projeto que prevê formação específica para educadores de alunos autistas

Educação & Cultura8 horas ago

Centro de Estudos da Câmara discute como enfrentar a violência no ambiente escolar

Nacional8 horas ago

Psol lança candidatura do deputado Pastor Henrique Vieira à presidência da Câmara

Nacional8 horas ago

Parlamentares manifestam-se contra indiciamento dos deputados Van Hattem e Cabo Gilberto Silva pela Polícia Federal

Esporte8 horas ago

Atuação de profissionais de educação física nas escolas é tema de audiência nesta quinta-feira

Esporte8 horas ago

Fórum legislativo discute integração do esporte com educação e gestão das organizações esportivas

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Comissão de Agricultura discute custos para comprar grãos na região Sul

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Nova portaria de debêntures de irrigação está disponível para consulta pública

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Tomate apresenta variação de até 500% em pesquisa do Procon-JP com preços de hortifrútis

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

João Azevêdo destaca melhoria de vida de agricultores beneficiados com o PB Rural Sustentável em reunião com o Banco Mundial 

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

A sustentabilidade da pecuária brasileira e o protecionismo francês

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Avanços na propagação de maracujás são tema de novo minicurso à distância da plataforma e-Campo da Embrapa

ECONOMIA11 horas ago

Banco do Nordeste fortalece setores estratégicos da Paraíba em eventos de negócios 

Judiciário11 horas ago

A PEC contra a escala 6×1 – um passo rumo à redução da jornada de trabalho no BrasilA PEC contra a escala 6×1 –

Judiciário11 horas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 horas ago

Tender Com Molho de Maracujá (Especial de Natal)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 horas ago

Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz colóquio com cientistas quânticos

Judiciário12 horas ago

STJ e TST aprovam pagamento de benefício retroativo a ministros

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA1 dia ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br