Connect with us

Educação & Cultura

Alfabetização: como conduzir o processo de aprender a escrever

Especialistas dão orientações e dicas práticas para apoiar esse percurso, trabalhando temas de interesse das crianças e partindo do que elas já sabem

Aprender a escrever é objeto de fascínio das crianças, que se orgulham de empunhar um lápis e participar do mundo letrado. É isso que tanto motiva os estudantes na complexa empreitada da alfabetização e produção da escrita.

Quando o professor, atento, segue esse interesse natural dos alunos, as aprendizagens se tornam mais significativas e, portanto, duradouras. “É menos sobre treino e memorização e mais sobre dar sentido à alfabetização”, sintetiza Regina Clara, consultora do Cenpec e coordenadora pedagógica.

Ela explica que, desde pequenas, as crianças produzem textos — narrativas próprias que ainda não são escritas. “Elas manifestam o desejo de brincar ou de comer, antes de começar a escrever de próprio punho, e isso também é texto. Depois, seguem aprendendo a produzir novos textos em função de diferentes situações de comunicação até o fim da vida.”

Durante esse processo de aquisição da linguagem, encaram o desafio da coordenação motora e de compreender o que escrever, para quem, como e com qual objetivo. Ainda, o de relacionar sons e letras, os conhecimentos prévios e os novos.

“A Magda Soares [educadora referência em alfabetização] vai dizer que a alfabetização tem muitas facetas”, cita Daniela Mara Lima Oliveira, docente da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Uma delas, é essa janela que se abre para as crianças. Vivemos em um mundo grafocêntrico, isto é, com a escrita em todo lugar. Quando elas podem acessar esse mundo, ficam doidas! Querem escrever e ler o tempo todo.”

Alfabetização e exercício da cidadania

Escrever e ler, inclusive, são atividades que enriquecem uma à outra simultaneamente, e ajudam os estudantes a consolidar as habilidades necessárias para a alfabetização.

Também contribui para esse processo trabalhar os temas de interesse das crianças, do território que as circunda, e personalizar o ensino, adotando as melhores estratégias para cada agrupamento de estudantes. Dada a diversidade que é característica desse processo, Regina defende que é preciso “ir além da disputa entre métodos”.

“Precisamos encarar nossas crianças como sujeitos pensantes, que observam e interpretam o mundo à sua volta e têm hipóteses de como escrever”, diz Regina. “Depois, é partir de quem eles são e do que já sabem para criar os melhores contextos para que a alfabetização ocorra.”

Uma alfabetização adequada e com sentido facilita o acesso ao conhecimento humano acumulado e constitui um exercício de cidadania. “Na alfabetização, temos pessoas se fortalecendo nesse lugar de cidadão de direitos. De poder participar das situações comunicativas, de [ter] presença no mundo, de produzir, manifestar, expressar-se”, pontua a consultora do Cenpec.

Alfabetização e produção da escrita

Crianças da rede municipal de ensino em atividades pedagógicas em Angical (PI), em 2022. Foto: Renato Stockler

Em 2019, circulou pela internet o desafio da boneca Momo – em que apropriaram-se da criação do artista japonês Keisuke Aiso para disseminar notícias falsas e incentivar as crianças a atentarem contra a própria vida. O tema reverberou entre os alunos de 1° ano da professora Luciana Domingues Ramos, que leciona na EMEF Professor João Carlos von Hohendorff, em São Leopoldo (RS).

“Discutimos juntos os perigos da internet, as fake news. Depois, criei com eles o #Desafio_Anti_Momo, em que eles fizeram sua própria boneca Momo de massinha, tiraram foto e, no computador, escreveram pequenos textos para estimular as pessoas a fazerem o bem”, conta Luciana. O resultado foi publicado nas redes sociais da escola.

O tema também foi desdobrado em memes, podcasts e um filme de curta-metragem. “Eles gostam de escrever no caderno, mas quando esse texto chega a outras pessoas, mobiliza muito”, salienta a educadora.

Ela também considera positivo diversificar os suportes e formatos de narrativa. “Nessa fase, nem todos estão escrevendo, mas querem mostrar o que estão aprendendo. Então, atividades que permitem que eles se expressem de várias formas são muito motivadoras.”

Escrever para aprender a escrever

Segundo Regina, também contribui para a alfabetização alternar momentos de escrita coletiva, em duplas e individualmente. “Pedir para uma criança ditar um texto para um colega escrever é muito rico.”

Atividades de transcrição de textos que as crianças sabem de cor também promovem o progresso da escrita. Isso porque elas aprendem a manter fidelidade ao registro, controlar o que já foi escrito e o que ainda falta escrever, observar aspectos relacionados à segmentação do texto e analisar questões relativas à compreensão do sistema alfabético e das convenções do sistema ortográfico.

Decalque e reconto de textos conhecidos são outras práticas indicadas. O decalque possibilita concentrar-se no conteúdo temático, uma vez que a atividade consiste em retirar algumas palavras centrais de um texto já conhecido e pedir para que as crianças as substituam, dando outro sentido a canções e poemas, por exemplo. Já o reconto de textos conhecidos prioriza aspectos estilísticos, que permite que as crianças se apropriem da linguagem que se usa para escrever.

Regina recomenda ainda que o professor mantenha um mapa atualizado da classe, com a hipótese de escrita que cada criança tem, seu ritmo, avanços e o volume de escrita que ela dá conta. Assim, ele pode calibrar o desafio que vai propor para cada estudante e as formas de agrupar e reagrupar a turma para a aprendizagem colaborativa.

Esse olhar atento a cada um faz toda a diferença. Geisla Lima, professora alfabetizadora na EMEB Professora Marina de Almeida Rinaldi Carvalho, em Jundiaí (SP), lembra o caso de um aluno que se recusava a escrever. Só foi possível convencê-lo do contrário ao propor que ele escrevesse sobre os bichinhos do jardim, sua paixão, para compartilhar esses conhecimentos com outras pessoas. “Ouvir as crianças e saber do que elas gostam facilita demais esse trabalho”, destaca. 

O lugar do erro na alfabetização

“Professora, tá certo?” é uma pergunta que costuma ecoar nas salas de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Empenhados em abrir mão de sua escrita tão própria para adotar o padrão da Língua Portuguesa, é comum que os estudantes entrem em um conflito interno.

“É um momento delicado, que demanda lidar com o erro, e muitas crianças não recebem bem essa questão. Pode haver muita cobrança, impactos para a autoestima e o desejo de não querer mais arriscar”, observa Luciana. “O mais importante é dar liberdade para eles se aventurarem e lembrá-los de que uma criança que está aprendendo a escrever é uma criança corajosa.”

Isso demanda que o professor incentive os estudantes a qualificarem suas perguntas, para entender quais são as dúvidas, ao invés de apenas dizer a eles qual seria a forma correta de escrita. “É interessante pedir para eles explicarem suas hipóteses e, então, dialogar a partir disso”, sugere Daniela.

Quando as crianças já construíram a base alfabética, elas devem ser estimuladas a refletir sobre as regularidades contextuais e morfológicas, e aprender a identificar quais são os contextos “perigosos”, porque mais de uma letra compete para representar um determinado fonema. Para enfrentar esses perigos, é importante incentivar o uso do dicionário.

Disponibilizar dicionários e deixar listas de palavras nas paredes da sala, como o nome de cada aluno ou os seus animais favoritos, também desenvolve a autonomia dos estudantes para escrever novas palavras a partir dessas já conhecidas.

Para ir além do certo e errado, a professora Geisla aposta no trabalho com as duplas produtivas. “Eles pensam juntos e têm discussões, enquanto eu aponto maneiras de refletir sobre o que eles estão fazendo.”

Regina indica, ainda, fazer escolhas do que revisar e aprimorar nos textos, ao invés de tentar corrigir todos os aspectos de uma só vez. “Vale deixar para fazer isso em um segundo momento, até em outro dia após a escrita do texto, porque isso faz com que as crianças fiquem menos apreensivas com a convenção.”

Propostas para promover a escrita

Confira algumas sugestões de atividades para estimular a produção de texto das crianças 

Proponha a elaboração de listas e bilhetes

O caráter comunicativo real é especialmente atraente para as crianças. Geisla pede para seus estudantes escrevê-los quando precisam listar materiais, solicitar giz na secretaria ou compartilhar com a turma o que vai ter de merenda no dia, por exemplo. “Mas também já escrevemos bilhetes para avisar a mãe dos Três Porquinhos que o lobo está na floresta”, brinca a educadora.

Incentive a produção de cartas

Antes de receber uma turma do 1° ano, a professora Luciana escreve uma carta para se apresentar a cada estudante. No decorrer do ano, são as próprias crianças que começam a produzi-las. “Quando recebem uma carta, ficam com vontade de respondê-la, de mandar outras para pessoas queridas. É a função social da escrita cativando as crianças”, ressalta.

Incentive a produção coletiva de recontos

Proponha o reconto oral de um conto de que as crianças gostem muito e grave a performance. Transcreva o texto e, na aula seguinte, antes de apresentar a transcrição, ouça a gravação com a turma. Comente que contar uma história oralmente é diferente de escrevê-la. Proponha, então, que as crianças revisem coletivamente o texto para que ele fique parecido com os contos dos livros. Retome a leitura do que já foi revisado, sempre que necessário, para que avaliem se o resultado está ficando interessante.

Estimule a produção de dicas literárias

Em geral, quando lemos algo de que gostamos, vamos logo indicando o livro para os amigos, não é? Aproveite esse comportamento leitor, para estimular as crianças a escreverem pequenas recomendações literárias aos colegas de outras turmas. Essa troca pode contribuir para a construção de uma comunidade de leitores na escola. 

Essa reportagem faz parte do nosso Especial sobre Alfabetização. Acesse aqui e leia todos os conteúdos! 

Consultoria pedagógica: Mazé Nóbrega, consultora de Língua Portuguesa e professora de pós-graduação do Instituto Vera Cruz, em São Paulo (SP)

Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional49 minutos ago

Transparência Internacional desafia o G20: “Corrupção Não É Prioridade?”

Nacional2 horas ago

Primeira-dama rebate ‘Janjapalooza’: festival ou espetáculo pessoal?

Politíca12 horas ago

Lei de Jutay assegura assentos preferenciais a pessoas ostomizadas em ônibus

Esporte14 horas ago

Confronto de épocas: Jake Paul derrota Mike Tyson em luta de estratégia e persistência

Politíca23 horas ago

Adriano Galdino pede diálogo para definição de candidato governista em 2026: “Que seja escolhido o melhor”

ENTRETENIMENTO23 horas ago

Sábado (16) tem Legião Urbana Cover no Baile da Cerveja no Clube Cabo Branco

Politíca23 horas ago

Justiça Eleitoral arquiva denúncia contra ex-senador Cássio Cunha Lima

CONCURSO E EMPREGO23 horas ago

Concurso Embrapa: edital terá 1.027 vagas pelo Cebraspe

ECONOMIA23 horas ago

INSS: pacote de cortes vai atingir aposentados? Veja a resposta do ministro da Previdência

CIDADE23 horas ago

Prefeitura avança com obras de infraestrutura de mercados públicos da Capital

Educação & Cultura23 horas ago

O Cinema Universitário da UFPB anuncia a seleção de filmes que serão exibidos na 19ª edição do Fest Aruanda!

Educação & Cultura23 horas ago

Escolas da Rede Municipal recebem destaque de reconhecimento durante Mostra Nacional de Robótica

ESTADO24 horas ago

Governador em exercício Adriano Galdino visita obras de Hospital em Pocinhos

ESTADO24 horas ago

Governador em exercício participa de assinaturas de contratos do Empreender PB em Cuité

ENTRETENIMENTO24 horas ago

Você Não Vai Acreditar Como Essa Receita É Saborosa e Fácil de Fazer

Internacional24 horas ago

Como um escândalo sexual expôs uma ditadura africana

Internacional24 horas ago

Scholz pede a Putin “paz justa e duradoura” na Ucrânia

Internacional24 horas ago

“Palácio maldito” de Veneza é vendido a comprador anônimo

Educação & Cultura24 horas ago

Professor versus celular: uma batalha desleal

Internacional24 horas ago

ONU relata angústia vivida com guerra na Ucrânia, que já deixou 12 mil mortos 

Judiciário1 dia ago

Trabalho aos feriados: saiba os direitos do empregado em caso de feriado nacional

Nacional1 dia ago

Ministro Celso Sabino é eleito presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Sabadinho Bom apresenta trombonista Gilvando Azeitona neste fim de semana

Educação & Cultura1 dia ago

Funesc abre edital para contratação de atividades voltadas ao público infantil

ENTRETENIMENTO1 dia ago

O significado por trás das letras gregas nos ícones

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Por que precisamos ser mais como rochas do que conchas

Educação & Cultura1 dia ago

Sente-se solitário na faculdade? Estas 7 dicas podem ajudar

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Sine-PB oferta mais de 890 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

ECONOMIA1 dia ago

Contas de luz em atraso: nova campanha de negociação

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

O fim do regime jurídico único: O que muda para quem faz concurso público?

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública3 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional8 meses ago

China

Educação & Cultura2 dias ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 dias ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

O que é CLT?

Saúde3 dias ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional3 dias ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura3 dias ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO3 dias ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura4 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde4 dias ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO4 dias ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA4 dias ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde5 dias ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura5 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO5 dias ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional5 dias ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional1 semana ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca1 semana ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional1 semana ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ASTEROIDES, PERIGO NO ESPAÇO

Internacional1 semana ago

O QUE BRICS DOMINADO POR RÚSSIA E CHINA SIGNIFICA PARA O BRASIL

Educação & Cultura1 semana ago

‘SE SOUBÉSSEMOS… NÃO SAIRÍAMOS DA CAMA.’

Nacional1 semana ago

BRASIL PODE LIDERAR DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Internacional2 semanas ago

COMO A RÚSSIA OBTÉM ARMAS PARA GUERRA NA UCRÂNIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br