Educação & Cultura
Escritor paraibano Helder Moura debate sua obra no Instituto Guimarães Rosa em Barcelona
O Instituto Guimarães Rosa, que integra o Consulado do Brasil em Barcelona, recepcionou, na manhã desta terça (11/04), o escritor Hélder Moura, para um debate em torno de seu livro “Vereda da Melancolia na Criação Literária – Em Nome de Roa”.
Na oportunidade, alunos e professores puderam debater com o escritor paraibano também sobre a vida de Guimarães Rosa, as paisagens do sertão, a realidade do clima árido que assola o Nordeste do Brasil e a relação dos sertanejos com a seca e a Guerra de Canudos.
Segundo Andréia Moroni, coordenadora-geral do IGR, o encontro “foi muito proveitoso, e através do escritor Hélder Moura, nossos alunos puderam conhecer mais sobre a vida e a obra de Guimarães Rosa, e estreitar a relação do Instituto com a cultura da literatura brasileira”.
Além de “Veredas da Melancolia”, foram doados os livros “O incrível testamento de Dom Agápito”, “Inventário das Pequenas Coisas”, “Princípio da Diversidade e Outro Anarquismos”, de sua autoria, e “Múltiplos olhares sobre o testamento de Dom Agápito”, prefaciado por ele. “Em breve, as obras estarão disponíveis para empréstimo”, informou o IGR.
Na oportunidade, o escritor fez a doação de uma peça do artesanato paraibano, oferecida pela prefeitura de João Pessoa e o artesão Guaiaguai Tavares, além de documento encaminhado pela Universidade Federal da Paraíba e Academia Paraibana de Letra, propondo o estabelecimento de um intercâmbio internacional entre as instituições.
Dentre as proposituras, a realização de um evento em Barcelona em torno da cultura da seca, a ser construído nos próximos meses.
Veja mais em – https://www.instagram.com/p/Cq52cydtLzM/?utm_source=ig_web_copy_link