Educação & Cultura
Português em foco: aprenda a usar ‘senão’ e ‘se não’ da forma correta
Você sabe a forma correta de usar ‘senão’ e ‘se não’? Aprenda de uma vez por todas e não erre mais
Fruto de muitas dúvidas, “senão” e “se não” são alvo de tantos erros que diversos usuários da língua portuguesa acabam optando por utilizar sinônimos para não precisar optar por uma das duas alternativas acima, evitando, assim, o risco de selecionar a errada.
Na oração abaixo:
“Tenho que me cuidar, me alimentar bem e praticar atividade física, ____ posso adoecer.” (se não, senão).
Qual seria a alternativa correta?
Para responder a esta questão, basta entender qual é o sentido que a palavra ou expressão empregada irá desempenhar na frase. Uma alternativa simples para isso é substituí-la por outro termo. No caso do exemplo acima, ficaria assim:
“Tenho que me cuidar, me alimentar bem e praticar atividade física, do contrário posso adoecer.”
Quando a expressão “do contrário” puder ser empregada, o correto será substituir por “senão”, uma uma conjunção alternativa ou ainda uma conjunção adversativa. Além de “do contrário”, a palavra “senão” pode ter outros significados, tais como: mas, a não ser ou exceto. Tudo depende do contexto no qual ela está inserida.
Além disso, uma curiosidade gramatical sobre o termo “senão” é que além de ser uma conjunção, ele também é muito utilizado como substantivo e, nesses casos, tem outros significados, como, por exemplo, falha, defeito, imperfeição ou problema.
Exemplos com senão:
- A Bianca é muito talentosa, apesar desse senão (o termo “senão”, agora, é utilizado para indicar falha, deslize, defeito);
- Eu estava feliz demais, senão teria pedido demissão antes (aqui, o sentido é de “do contrário”);
- Nunca tinha viajado, senão dentro de sua próprio país (nesse caso, “senão” é sinônimo de “a não ser” ou “exceto”).
Mas e quando devemos usar “se não”? Este termo, na verdade, é a combinação de duas palavras distintas, e não um único verbete. O significado é o mesmo de “caso não” ou “se não”. Para ficar mais claro, veja alguns exemplos abaixo:
- Se não quiser ir ao cinema, vamos ao parque.
- Se não tiver mais questões, vamos encerrar a reunião.
- Irei à França em abril, mas, se não conseguir dinheiro, vou à praia.