ESTADO
Governo realiza Encontro Estadual de Mulheres da Agricultura Familiar
O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), realizou nessa terça-feira (11) o Encontro Estadual de Mulheres da Agricultura Familiar, no Centro de Formação Elizabeth e Pedro Teixeira, localizado em Lagoa Seca.
O evento contou com a participação de mulheres de todas as regiões da Paraíba representantes de comunidades quilombolas, sindicatos rurais, colegiados territoriais , comunidades indígenas, grupos associativos e movimentos sociais.
Na ocasião, foram abordados temas relacionados aos espaços de poder , gestão e controle social. Além disso, houve a criação de grupos temáticos para discutir temas relacionados à segurança alimentar nutricional, economia solidária, inserção da mulher no mercado de trabalho e saúde e segurança da mulher no campo.
“Encontrar as mulheres que fazem a agricultura familiar acontecer é uma riqueza ímpar, pois possibilita a troca coletiva de saberes e perspectivas para permanência na trilha que nos fortalece enquanto mulheres e trabalhadoras. O encontro foi uma reafirmação do compromisso do Governo da Paraíba, através da SEAFDS e suas vinculadas Cooperar e Procase, com as mulheres agricultoras do nosso Estado”, enfatizou Aparecida Henriques, gerente de Desenvolvimento Humano do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) e membro da coordenação do encontro.
Estiveram presentes no evento o Secretário da SEAFDS, Frei Anastácio, o secretário executivo, Bivar Duda, o coordenador estadual do Procase, Nivaldo Magalhães, e o coordenador do projeto Cooperar, Omar Gama. “Espaços de debate como este são importantíssimos para a construção de políticas públicas estaduais que visam a equidade de gênero nos locais de poder, a garantia de renda e segurança alimentar e a proteção e acolhimento das mulheres do campo vítimas de violência doméstica. O encontro rendeu muitas propostas interessantes e agora vamos analisar, junto ao governador João Azevêdo e todas as entidades envolvidas, quais delas poderão ser implementadas”, disse o secretário Frei Anastácio.
O encontro foi organizado pela SEAFDS, Procase e Cooperar e contou com o apoio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, da Empaer, do Banco Mundial e do PB Rural.