Connect with us

Educação & Cultura

Ataques a escolas: como tranquilizar a comunidade escolar?

Onda de ameaças de novos ataques inundou o país, por isso, é importante que a gestão escolar acolha professores e alunos e crie estratégias para dialogar com as famílias

“Semana que vem não quero ir para a escola. Todo mundo está falando que vai ter ataque”. Eu ouvi essa frase da minha filha, mas é provável que muitos pais e professores estejam escutando diariamente falas semelhantes. Após o ataque que matou a professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, na EE Thomázia Montoro (SP) e o outro que deixou quatro crianças mortas em uma creche particular, em Blumenau (SC), uma onda de ameaças de novos ataques – e medo – inundou o país.

Estudantes e famílias estão apreensivos, o que reverbera no dia a dia de gestores e professores que, também impactados com tudo o que aconteceu, precisam lidar com a situação em diferentes níveis. Um deles é mais direto, afinal, a escola precisa pensar em como evitar um ataque. 

Porém, há uma outra camada que, da mesma forma, precisa de ações urgentes e está relacionada ao clima nas unidades e estratégias para tranquilizar a comunidade escolar neste momento, até mesmo para garantir a possibilidade de implementação de ações contínuas de cultura de paz.

“Tem um monte de fake news sobre massacres. Como nunca sabemos se é [uma ameaça] real ou não, orientamos [as escolas] a fazer Boletim de Ocorrência, a fazer contato com a PM, pedir reforço policial e a conversar com os pais para falar que nada irá acontecer, que as aulas seguirão e que estarão todos bem, porque a escola funcionará normalmente. Isso tem sido feito [na rede estadual de SP]”,  explica Mário Almeida, professor, psicólogo e que esteve à frente do Programa Conviva SP até a última semana.

Segundo ele, há um canal de comunicação com as 5 mil escolas da rede via Centro de Mídias, que também serve para falar com os estudantes e pais, já que pode ser acessado via celular. 

Canal recebe informações de suspeitas de ataques

Por outro lado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações de casos suspeitos de ataques a instituições de ensino. O formulário para recebimento das denúncias já está disponível e todos os conteúdos enviados serão mantidos sob sigilo.

O objetivo da plataforma é que as denúncias sejam investigadas de forma mais célere. Os dados serão analisados pela equipe do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Diretoria de Operações Integradas e Inteligência (Diopi), que tem atuado no assessoramento de investigações sobre crimes virtuais no Brasil. 

Como NOVA ESCOLA publicou, um levantamento do laboratório revela que, em 2021, foram produzidos 33 ofícios indicando possíveis planejamentos de atentados a escolas, enviados para 16 estados diferentes. Em 2022, o número saltou para 80 comunicações encaminhadas a 21 estados, um aumento de 142% de um ano para o outro.

Como os gestores devem agir?

As escolas estão apavoradas. Nesses últimos dias o que não faltam são mensagens pipocando nas redes com ameaças”, afirma Flávia Vivaldi, doutora em Educação, mestre em Psicologia Educacional e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – Unicamp/Unesp (Gepem). 

Ela explica que o primeiro passo, que em certa medida já foi dado, é a orientação das próprias secretarias de Educação para que se faça o boletim de ocorrência, no caso de ameaças que tragam o nome da escola ou de alguém da unidade. “Esse tem sido o protocolo do Estado de São Paulo, mas eu tenho acompanhado outros estados que estão agindo na mesma direção”, diz Flávia.

No entanto, o principal é que dentro da escola haja, minimamente, um clima de calma por parte dos adultos porque eles são as referências. “Se os adultos da escola alimentarem esse pânico, de fato, as escolas serão esvaziadas”,  alerta a especialista.

Acolher os professores

Para que isso aconteça, porém, Flávia ressalta a necessidade da gestão acolher professores e demais funcionários, no sentido de validar os sentimentos que estão presentes, entendendo que eles também são afetados por tudo o que está ocorrendo e precisam ter um espaço de escuta empática.

No caso de unidades que sofrem o ataque diretamente, o trabalho precisa ser ainda mais intenso. Como o realizado com a equipe de Aracruz (ES), do qual Flávia fez parte. “Primeiro fizemos um momento com os profissionais da escola para que eles sentissem a potência do coletivo no que diz respeito ao acolhimento. Depois, traçamos uma programação especial para a retomada propriamente dita na unidade. Porque não dá para retomar as atividades como se nada tivesse acontecido”, conta. 

Manter um canal de comunicação com as famílias

Esses círculos de acolhimento também devem acontecer com os alunos e as famílias. Abrir espaço para eles dialogarem, trazerem o que estão sentido e terem informações claras das ações e providências adotadas pela unidade é uma ação importante.  “É fundamental a escola ter essa conversa, mostrar os canais de denúncia e se colocar sempre aberta para solucionar dúvidas e acolher as angústias”. 

É nessa tecla que a diretora Edna Maria Chimango dos Santos tem insistido em bater com a comunidade escolar da EM Professor Anísio Teixeira, em Uberaba (MG). Além de ter repensado e fortalecido estratégias de segurança na unidade, ela tem utilizado os canais de comunicação com as famílias, principalmente via whatsapp, para explicar sobre medidas adotadas pela escola – como garantir que os portões estão ficando fechados, o funcionamento de câmeras de segurança e as conversas com a Polícia e Guarda Municipal em relação às rondas no perímetro da unidade.

Além disso, Edna explica que tem explorado ainda mais os projetos de acolhimento que a escola já desenvolve, como o Empatia, que trabalha a escuta atenta e a cultura de paz, com foco na saúde mental e habilidades socioemocionais.

“A situação aqui em Uberaba [em relação a ameaças e medo] está, infelizmente, nas mesmas condições do país. Por isso, em nossa escola, temos ampliado os diálogos com as famílias. Eu tenho sido muito incisiva, nos grupos de aplicativo, e já tivemos uma reunião com pais e responsáveis sobre o tema, e também com nossa equipe, de forma a alertar para a necessidade de atenção ao comportamento dos filhos e às conversas nas redes sociais”. 

Outro ponto, conta a diretora Edna, foi conscientizar sobre o impacto negativo do compartilhamento de mensagens de pânico e o cuidado com as fake news

Para Flávia, é importante inserir as famílias no debate sobre o cenário atual e os caminhos da violência “que começam, timidamente, com manifestações e discursos de ódio e vão escalando para atitudes extremas”.

Leia mais: Como debater o neonazismo em sala de aula?

Segundo ela, é preciso orientar as famílias caso elas tenham conhecimento sobre ameaças e também sobre a importância de não repassar boatos que recebem nas redes sociais e aplicativos. Contudo, pontua a especialista, isso não descarta a necessidade da escola frisar a todos que esses eventos não são regra, mas exceção em um momento atípico da sociedade. 

“A escola precisa orientar seus profissionais de que alardear essas ameaças é pior.  Porque o objetivo de quem faz esse tipo de ação de alastrar o medo é exatamente o de gerar pânico. A sociedade não pode marcar a escola atrelada à ideia de violência”.

Cuidados com o efeito contágio

Após as tragédias de São Paulo e Blumenau, teve início uma onda de tentativas, ameaças e ataques. Em Manaus, Goiás e Ceará, por exemplo, estudantes e uma professora ficaram feridos – sem gravidade – depois do ataque de alunos com armas brancas. 

Em Cubatão (SP), a Prefeitura da cidade emitiu uma nota pública esclarecendo que eram falsos áudios que circulavam em aplicativos de mensagem dando conta de ocorrências policiais em escolas do município. Em Poços de Caldas (MG), a administração municipal lançou uma campanha pedindo atenção no compartilhamento de mensagens: “Não colabore com o efeito contágio de ataque às escolas”, diz o material.

“O efeito contágio é real. Alguns especialistas chamam de mimetismo e é essa ideia de imitar e se inspirar em ataques anteriores aqui e até nos EUA”, explica Flávia Vivaldi, doutora em Educação, mestre em Psicologia Educacional e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – Unicamp/Unesp (Gepem). 

“Quanto mais há a divulgação do medo, criando uma situação de pânico, mais potentes ficam essas ameaças. A orientação é para denunciar sempre que conseguir detectar uma postagem com ameaças. Agora, ficar repassando qualquer mensagem no whatsapp é aumentar o pânico e vai ao encontro dos objetivos de quem participa do processo de espalhar o medo. É um momento de refletirmos a quem interessa esse estado de pânico que a sociedade vem vivendo.”

Fonte: Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional2 minutos ago

Exoneração de Júnior Gonçalves: A Reviravolta que Agita o Governo de Rondônia

Judiciário2 horas ago

TCE-PB mantém débito milionário de Tibério Limeira: Irregularidades em programa social expõem fragilidades na gestão pública

Internacional15 horas ago

STF determina que União e estados apresentem planos emergenciais contra queimadas

Nacional15 horas ago

Câmara reage a vetos na reforma tributária, mas discussão deve ficar para fevereiro

CIDADE15 horas ago

Cícero Lucena apresenta programação das prévias, Folia de Rua e Carnaval Tradição com grandes nomes da música brasileira

CONCURSO E EMPREGO16 horas ago

Tribunal de Justiça da Paraíba suspende concurso de Notas e Registro que aconteceria domingo (26)

Nacional16 horas ago

Senado terá novos líderes partidários em 2025

CONCURSO E EMPREGO16 horas ago

Governo da Paraíba firma parceria internacional para avanços em tecnologia quântica e radioastronomia

Nacional17 horas ago

Janja e o desperdício do dinheiro público: uma tapa na cara de quem luta para sobreviver

Nacional18 horas ago

Janjapalooza: Quando a fome e a pobreza viraram show de luxo

Judiciário18 horas ago

O AVAL brasileiro ao DITADOR MADURO

ESTADO18 horas ago

Programa de Cisternas: Beneficiários de Damião recebem formação sobre gerenciamento de recursos hídricos

ECONOMIA18 horas ago

Prazo para solicitar adiantamento do 13º salário encerra no próximo dia 31

Educação & Cultura18 horas ago

UFPB e EPC firmam parceria para promover cultura e conhecimento na Paraíba

Saúde18 horas ago

Musicoterapia auxilia no tratamento de pacientes do Hospital Regional de Guarabira

ENTRETENIMENTO18 horas ago

Programa Espaço Cultural: Retrospectiva 2024 festeja Pedro Osmar e Totonho

CIDADE19 horas ago

Prefeitura inicia atividades do programa Amigos da Praia nesta sexta-feira

Saúde19 horas ago

Janeiro Roxo: Saúde registra queda nos casos de hanseníase e recomenda continuidade de ações estratégicas

Segurança Pública19 horas ago

Governo da Paraíba destaca política de valorização profissional em favor das Forças de Segurança nos últimos seis anos

ENTRETENIMENTO19 horas ago

Como amar o pai que nos ama imperfeitamente

ECONOMIA19 horas ago

Pesquisa do Procon Estadual encontra o gás de cozinha ao menor preço por R$ 100,00 já inclusa taxa de entrega

ECONOMIA19 horas ago

Pesquisa do Procon-JP para hortifrútis encontra variação de 299,50% no preço da banana prata

ENTRETENIMENTO19 horas ago

Docinho de Morango (Nesquik)

ENTRETENIMENTO19 horas ago

Preocupações financeiras? Aqui estão algumas passagens bíblicas para você

Politíca20 horas ago

Cultura, Educação e Esporte são bandeiras de Marcílio do HBE

Segurança Pública20 horas ago

Pela primeira vez, mulher assume comando do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMPB

Segurança Pública20 horas ago

Reforço do policiamento já capturou oito foragidos da Justiça na região da orla de JP

Segurança Pública20 horas ago

Polícia Civil prende homem que matou sobrinho no município de Piancó

Segurança Pública20 horas ago

Polícia Civil prende porteiro de hotel que usava perfis falsos em redes sociais para aliciar crianças

Segurança Pública20 horas ago

NOVA SEDE: Delegacias do Idoso e de Crimes Homofóbicos, Racismo e de Intolerância religiosa estão em novo endereço

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

ECONOMIA21 horas ago

REFORMA GARANTE ISENÇÃO DO IMPOSTO PARA ITENS DA CESTA BÁSICA

ENTRETENIMENTO21 horas ago

5 DICAS PRA HORTA EM VASOS QUE TODO MUNDO PRECISA SABER

CONCURSO E EMPREGO21 horas ago

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E O ESTRESSE NO TRABALHO?

Saúde21 horas ago

MICROPLÁSTICOS INVADEM O CÉREBRO

Saúde21 horas ago

BEBIDAS AÇUCARADAS SÃO RESPONSÁVEIS POR UM EM CADA DEZ CASOS DE DIABETES

Educação & Cultura6 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde6 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional6 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional6 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte6 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional1 semana ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde1 semana ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA1 semana ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde1 semana ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde1 semana ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br