ENTRETENIMENTO
Parente da jaca, fruta-pão carrega lendas controversas e benefícios para a saúde
Você já ouviu falar na fruta-pão ou jaca-de-pobre? Separamos algumas lendas, benefícios e curiosidades sobre essa fruta tão peculiar.
Existem inúmeras frutas ao redor do mundo. São tantas que algumas são até desconhecidas pelas pessoas. Uma em especial é chamada de fruta-pão ou até mesmo como jaca-do-pobre. Como o próprio nome já diz, ela pode ser considerada uma parente da jaca.
A fruta-pão é um alimento que possui várias histórias ao redor de sua origem. Uma delas é que foi trazida para o Brasil para servir de principal fonte de alimento para os povos escravizados. Já outros conseguem contar lendas um tanto quanto absurdas.
Fruta-pão: desmistificando o nome e benefícios
Uma das perguntas que mais rondam a fruta é “por qual razão se chama fruta-pão”? Para quem gosta de pão, vai se interessar por esse alimento peculiar, pois, quando está madura, fica parecida com um pão que acabou de sair do forno: um tanto torrado e de cor amarela.
Mais uma curiosidade sobre a fruta pouco conhecida é que ela também é capaz de virar farinha e as pessoas podem fazer pão caseiro usando o pó extraído dela. Para isso, é preciso cortá-la, deixar secar e, depois, moer.
Para quem nunca viu uma de perto, saiba que é comum encontrá-la no Norte e Nordeste do país. A fruta pode chegar a pesar até três quilos e medir 20 centímetros de comprimento. Lugares quentes são ótimos para cultivá-las, daí ser mais comum nas regiões mais quentes do país.
Sobre seus principais benefícios, a fruta-pão é rica em fibras e vitamina C. Sendo assim, é perfeita para fortalecer o sistema imunológico e também pode ser uma aliada daqueles que sofrem com prisão de ventre.
As lendas que rondam a fruta-pão
Como já fora mencionado anteriormente, existem algumas lendas sobre a fruta que são um pouco absurdas. Uma delas é que a fruta teria vindo do testículo de um falecido homem. Esse mito surgiu no Havaí.
No Taiti, as pessoas conseguem ir mais longe, dizendo que o pai de uma família se transformou em uma árvore do fruto para que eles pudessem se alimentar. Além dessas, existem diversas outras lendas e mitos sobre a fruta-pão espalhadas pelo mundo.