Connect with us

Educação & Cultura

Como estudar e analisar discursos publicitários em sala de aula

Estudar comerciais de TV, jingles, slogans, anúncios impressos e posts na internet permite trabalhar aprendizagens essenciais

Professora Luiza Ribeiro utilizou diferentes tipos e formatos de textos publicitários para propor uma reflexão para sua turma de 8º ano a respeito de estratégias de convencimento presente nesses textos para estimular o consumo de produtos, marcas ou estilo de vida

“Sigo uma influenciadora no Instagram e sempre que vejo os posts dela fico com vontade de me casar e ter filhos. É estranho… Sou adolescente ainda, nem penso nisso o tempo todo, não quero isso pra mim agora.” “Nada é escolhido por acaso nas propagandas.” Essas foram duas das várias reflexões dos alunos, depois que a turma de 8º ano passou a estudar sobre publicidade e fazer análises críticas das mensagens nas aulas de Língua Portuguesa de Luiza Ribeiro, no Ateliescola Acaia, na capital paulista. 

A proposta de Luiza não era só desenvolver a habilidade de fazer a leitura crítica dos materiais. A educadora tinha como objetivo explorar com eles as ferramentas que convencem o público a consumir – sejam produtos, marcas ou estilo de vida, por necessidade ou vontade, e ampliar as habilidades de escrita e de leitura. 

“Começamos conversando sobre alimentação e propagandas que despertam vontade de comer e como isso acontece. Tem a ver com as comidas que temos guardadas na memória ou com alimentos que nem conhecemos, mas que queremos consumir porque somos convencidos pela publicidade?”, conta a professora. Depois, a garotada assistiu ao documentário Muito Além do Peso (2012, Maria Farinha Filmes), que aborda a questão da alimentação de crianças e adolescentes. O estudo na escola prosseguiu com análise da linguagem, das cores e das imagens usadas nas propagandas: que mensagens esses elementos passam para o público? 

“Quando os alunos são preparados para ter um pensamento crítico sobre o que é exposto pelas mídias, eles aprendem a parar para refletir, questionar o que a mensagem quer: vender algo, fazer rir, informar?”, explica Márcio Gonçalves, consultor de Tecnologias Educacionais na Foreducation Edtech e professor de Itinerários Formativos no Ensino Médio.

De fato, o que é veiculado em propagandas ou posts – aparentemente inocentes e espontâneos – nas mídias sociais é coisa séria e precisa ser estudado em sala de aula, tanto em relação ao gênero textual quanto ao conteúdo. Vários posicionamentos da comunidade científica ajudam a endossar isso. No início do ano, por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um alerta para a necessidade de maior regulamentação das propagandas de bebidas alcoólicas no mundo todo. O organismo se baseou em um estudo que mostra os jovens como os principais alvos dessas campanhas publicitárias, o que vai na contramão dos interesses da área da saúde. Outro exemplo: no Brasil, 44% das compras realizadas pela internet são feitas por impulso, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil, em parceria com o Sebrae, em 2021. Ou seja, o assunto também é sério porque mexe com a saúde financeira das pessoas, individualmente e de famílias inteiras.

Esses dados conspiram para colocar a publicidade na posição de vilã, mas essa é uma visão reducionista. “Ela é fonte de informação e pode ser usada para promover causas sociais, por exemplo”, explica Paula Parisi, formadora de professores do projeto Impulsionar, em Guaramiranga (CE) e Cabrobó (PE). Acontece que, para ser usada como tal, “é importante fazer com que os alunos, considerados nativos digitais, aprendam a consumi-las de forma consciente, usando o que chamamos de ceticismo saudável”, explica Renata Capovilla, facilitadora de Educação Midiática do Instituto Palavra Aberta e líder de projetos na Foreducation EdTech. Ceticismo saudável nada mais é do que o hábito de se policiar ao entrar em contato com um post de Instagram ou com uma propaganda na televisão, pensando: “Epa! Espera aí, deixa eu entender melhor!”, antes de comprar algo ou compartilhar uma mensagem. O estudo Ativação das Regiões Cerebrais com Imagens Publicitárias (tradução livre do inglês Regional Brain Activation with Advertising Images), publicado na American Psychological Association em 2020, apontou que quando as pessoas racionalizam, isto é, colocam no papel se realmente existe a necessidade de comprar algo ou não, fazem compras mais conscientes. De acordo com Paula, o fato de os adolescentes terem muito contato com a tecnologia não faz deles, automaticamente, pessoas que compreendem, distinguem e usam de modo eficiente o conhecimento disponível na internet.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deixa explícito que o tema é importante. O documento indica como habilidades a serem desenvolvidas: analisar o campo jornalístico e os interesses que o movem e desenvolver atitudes críticas (EF89LP01); analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais e desenvolver estratégias para reconhecê-las (EF09LP01); analisar as práticas de curtir, compartilhar, comentar, entre outras, e textos de gêneros da cultura digital, como memes e gifs (EF89LP02), e se posicionar de forma crítica. Tudo isso pode ser usado para potencializar as aprendizagens relacionadas à leitura e à produção de texto, tão importantes para a recomposição das aprendizagens. Paula reforça que a riqueza dos textos que aparecem em materiais impressos, vídeos e áudios abre portas para uma leitura múltipla, aquela que exige do receptor ir além do explícito.

Estimular reflexão e discussão a respeito das formas e objetivos por trás do uso de cada tipo de linguagem contribui para o desenvolvimento de leitores críticos.
Estimular reflexão e discussão a respeito das formas e objetivos por trás do uso de cada tipo de linguagem contribui para o desenvolvimento de leitores críticos.

Texto e imagem para apresentar ideias

Depois de se debruçar sobre as propagandas com foco em alimentação, os alunos do Acaia foram convidados a criar textos publicitários para produtos imaginários sem fazer uso de estereótipos. Luiza conta que foi apresentada pelos adolescentes, por exemplo, uma peça de propaganda sobre uma churrascaria onde mulheres são bem-vindas – o que contraria o clichê de que esse tipo de restaurante é lugar para homens. “A atividade foi focada só em produção de texto. Uma oportunidade para os estudantes pensarem no tamanho, na repetição de palavras, nos pronomes e nos tempos verbais mais adequados”, conta ela. A mesma proposta foi usada para uma discussão sobre a função da publicidade de vender algo que não seja necessariamente um produto. “Compramos estilo de vida e ideias também”, diz a professora. 

Para dar sequência ao estudo, a turma analisou perfis de Instagram de influenciadores que colocam à mostra seu dia a dia e produtos, contando histórias cotidianas, mostrando o que têm em casa, divulgando ao público suas opiniões… Assim, os alunos compreenderam que os seguidores – eles mesmos, em alguns casos – consomem ideias e precisam estar atentos à oferta de produtos não declarada. Relacionar as novas mídias com o comportamento das pessoas é abordar com os adolescentes um dos eixos temáticos da Educação Financeira: o consumo.

Para colocar tudo o que havia sido discutido e estudado até então, Luiza desafiou os alunos a criar materiais promocionais (conhecidos como flyers) para serem enviados por e-mail para a comunidade escolar, divulgando o coletivo da escola de discussão sobre gênero e convidando as pessoas para participarem. A garotada se organizou para entrevistar professores e alunos a fim de conhecer o público-alvo – lançaram uma pesquisa e obtiveram 75 respondentes. Durante o processo de produção, muito foi conversado sobre a escolha das cores e das palavras. Com o auxílio do Canva, o material foi planejado, produzido, repensado, revisado e finalizado com a supervisão de Luiza. “Pude observar as aprendizagens nitidamente. Antes, o grupo não acreditava que publicidade era um gênero textual devido à quantidade de texto ser pequena. Assim, os alunos acabavam desprezando o poder e a relevância do que é publicado nas mídias sociais e na TV”, explica Luiza.

Depois de propor uma reflexão a respeito de textos publicitários, professora propôs que turma utilizasse gênero para criar materiais promocionais, flyers, para divulgar e convidar as pessoas para uma reunião do coletivo de discussão de gênero da escola.
Depois de propor uma reflexão a respeito de textos publicitários, professora propôs que turma utilizasse gênero para criar materiais promocionais, flyers, para divulgar e convidar as pessoas para uma reunião do coletivo de discussão de gênero da escola.

Dicas práticas

Márcio Gonçalves, Paula Parisi e Renata Capovilla dão seis sugestões para potencializar o uso de materiais publicitários na recomposição das aprendizagens: 

1. Peça que os alunos analisem rótulos de produtos que costumam consumir.

As cores, os textos, as imagens e até a tabela nutricional podem revelar muito sobre o que está dentro da embalagem. O que eles concluem? Vale conversar sobre o que é informado em letras miúdas, expressões desconhecidas do grande público etc. Quais os problemas dessas características? 

2. Coletivamente, organize com os estudantes uma lista de boas perguntas para analisar mensagens de mídia.

“Qual o propósito da mensagem?”; “Quais técnicas e recursos de texto foram usados?”; “Como me sinto quando me deparo com a mensagem?”; “Qual o público-alvo?”. 

3. Sugira que a turma analise mais a fundo os conteúdos que contêm humor.

Qual a intenção? Fazer o público rir com deboche, de nervoso…? 

4. Organize um momento de estudo sobre compras online. 

Como são as propagandas e posts que sugerem adquirir algo? Divulgam o preço do produto? Explicam como é feita a entrega da mercadoria, se alguma taxa é cobrada e o tempo previsto, por exemplo? Se não o fazem, o que a turma acredita ser o motivo? Isso pode influenciar a decisão do consumidor? 

5. Desafie os alunos a produzir um conjunto de propagandas envolvendo vários suportes (impresso, mídias sociais, TV e rádio, por exemplo) para promover uma causa social local.

Trabalhe em parceria com o professor de Ciências ou de outra área que tenha a ver com o tema escolhido. Apresente a proposta por escrito, detalhadamente, como fazem os profissionais da publicidade (veja aqui dicas e o que não pode faltar em um briefing), e peça que se organizem em grupos. Distribua rubricas de avaliação para deixar claro o que se espera das propagandas.

6. Oriente a turma a fazer uma pesquisa na escola sobre um produto determinado, que faça sucesso entre os alunos ou seja um objeto de desejo comum.

Por exemplo, uma peça de roupa, um tênis de uma marca específica ou um aparelho celular. Por que desperta desejo? O que convenceu a pessoa a comprar? Como a compra impactou o orçamento pessoal ou familiar? Com ajuda do professor de Matemática, organizem gráficos e tabelas para apresentar as respostas e, por fim, peça que, individualmente, os alunos escrevam um artigo de opinião analisando os resultados, caso já estejam familiarizados com o gênero, e discorrendo sobre o comportamento consumidor observado. 

Para se aprofundar

1. Guia da Educação Midiática, material gratuito sobre como fazer a mediação de crianças e jovens com as mídias de forma produtiva.

2. Mídia e Jornalismo na Escola – Explorando a Criatividade na Sala de Aulade Márcio Gonçalves (Pipa Comunicação), livro gratuito sobre texto jornalístico e análise crítica.

3. Vaza Falsiane, curso gratuito dividido em 13 módulos sobre os conceitos de informação e desinformação, identificação e combate a fake news e desinformação na pandemia.

Consultor pedagógico: Fernando Barnabé, professor de Matemática, integrante do Time de Autores e do Time de Formadores da NOVA ESCOLA, autor e editor de materiais didáticos.

Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE2 horas ago

Revista Isto É destaca: Conde desponta como um dos destinos turísticos mais encantadores do Brasil em 2025

Educação & Cultura2 horas ago

Santa Rita – Inscrições prorrogadas para transporte universitário e matrículas na rede municipal

Segurança Pública2 horas ago

Cícero Lucena anuncia aumento de 7,5% para a Guarda Civil Metropolitana

Nacional3 horas ago

Exoneração de Júnior Gonçalves: A reviravolta que agita o Governo de Rondônia

Judiciário5 horas ago

TCE-PB mantém débito milionário de Tibério Limeira: Irregularidades em programa social expõem fragilidades na gestão pública

Internacional18 horas ago

STF determina que União e estados apresentem planos emergenciais contra queimadas

Nacional18 horas ago

Câmara reage a vetos na reforma tributária, mas discussão deve ficar para fevereiro

CIDADE18 horas ago

Cícero Lucena apresenta programação das prévias, Folia de Rua e Carnaval Tradição com grandes nomes da música brasileira

CONCURSO E EMPREGO19 horas ago

Tribunal de Justiça da Paraíba suspende concurso de Notas e Registro que aconteceria domingo (26)

Nacional19 horas ago

Senado terá novos líderes partidários em 2025

CONCURSO E EMPREGO19 horas ago

Governo da Paraíba firma parceria internacional para avanços em tecnologia quântica e radioastronomia

Nacional20 horas ago

Janja e o desperdício do dinheiro público: uma tapa na cara de quem luta para sobreviver

Nacional21 horas ago

Janjapalooza: Quando a fome e a pobreza viraram show de luxo

Judiciário21 horas ago

O AVAL brasileiro ao DITADOR MADURO

ESTADO21 horas ago

Programa de Cisternas: Beneficiários de Damião recebem formação sobre gerenciamento de recursos hídricos

ECONOMIA21 horas ago

Prazo para solicitar adiantamento do 13º salário encerra no próximo dia 31

Educação & Cultura21 horas ago

UFPB e EPC firmam parceria para promover cultura e conhecimento na Paraíba

Saúde21 horas ago

Musicoterapia auxilia no tratamento de pacientes do Hospital Regional de Guarabira

ENTRETENIMENTO21 horas ago

Programa Espaço Cultural: Retrospectiva 2024 festeja Pedro Osmar e Totonho

CIDADE22 horas ago

Prefeitura inicia atividades do programa Amigos da Praia nesta sexta-feira

Saúde22 horas ago

Janeiro Roxo: Saúde registra queda nos casos de hanseníase e recomenda continuidade de ações estratégicas

Segurança Pública22 horas ago

Governo da Paraíba destaca política de valorização profissional em favor das Forças de Segurança nos últimos seis anos

ENTRETENIMENTO22 horas ago

Como amar o pai que nos ama imperfeitamente

ECONOMIA22 horas ago

Pesquisa do Procon Estadual encontra o gás de cozinha ao menor preço por R$ 100,00 já inclusa taxa de entrega

ECONOMIA22 horas ago

Pesquisa do Procon-JP para hortifrútis encontra variação de 299,50% no preço da banana prata

ENTRETENIMENTO22 horas ago

Docinho de Morango (Nesquik)

ENTRETENIMENTO22 horas ago

Preocupações financeiras? Aqui estão algumas passagens bíblicas para você

Politíca23 horas ago

Cultura, Educação e Esporte são bandeiras de Marcílio do HBE

Segurança Pública23 horas ago

Pela primeira vez, mulher assume comando do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMPB

Segurança Pública23 horas ago

Reforço do policiamento já capturou oito foragidos da Justiça na região da orla de JP

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

ECONOMIA1 dia ago

REFORMA GARANTE ISENÇÃO DO IMPOSTO PARA ITENS DA CESTA BÁSICA

ENTRETENIMENTO1 dia ago

5 DICAS PRA HORTA EM VASOS QUE TODO MUNDO PRECISA SABER

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E O ESTRESSE NO TRABALHO?

Saúde1 dia ago

MICROPLÁSTICOS INVADEM O CÉREBRO

Saúde1 dia ago

BEBIDAS AÇUCARADAS SÃO RESPONSÁVEIS POR UM EM CADA DEZ CASOS DE DIABETES

Educação & Cultura6 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde6 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional6 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional6 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte6 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional1 semana ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde1 semana ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA1 semana ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde1 semana ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde1 semana ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br