Educação & Cultura
Profissionais da Secretaria de Educação participam de seminário e debatem sobre alfabetização na idade certa
Representantes da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) participaram, nesta quarta-feira (26), do ‘I Seminário Regional Educar Pra Valer 2023’, organizado pelo Educar Pra Valer (EPV), por meio da Associação Bem Comum. O objetivo é refletir sobre o currículo, avaliação e planejamento na alfabetização na idade certa.
Além de João Pessoa, o seminário conta ainda com a participação de representantes dos municípios de Cajazeiras, Queimadas, Sousa, Princesa Isabel, Mamanguape, Conde, Bayeux, Cabedelo, Patos e Monteiro. É um momento de troca de experiências, alinhar as ações, de refletir sobre a política de alfabetização de cada município. E, a partir daí, tomar as decisões particulares de cada cidade participante.
Pela manhã, o tema da palestra foi ‘Ações estratégicas de alfabetização das redes municipais’. Já à tarde, o tema de debate foi ‘Importância do desenvolvimento da fluência leitura’. “No município de João Pessoa, em particular, isto é extremamente importante porque estamos desenvolvendo um esforço de alfabetizar na idade certa. É muito importante atender os direitos de aprendizagem das crianças que estão no 1º e 2º ano neste ciclo de alfabetização”, disse a secretária de Educação e Cultura da Capital, América Castro.
Também estiveram presentes, representando João Pessoa, a secretária executiva de Educação e Cultura, Luciana Dias; a diretora do Departamento de Programa Especiais (PDE), Alcilene Andrade; a diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), Profª Drª Clévia Carvalho; e a chefe de Divisão de Articulação de Programas da Secretaria de Educação, Jocineide Silva.
“Esse encontro trouxe uma temática especial que é a questão da alfabetização e como as práticas de uma boa aula poderão gerar grandes impactos dentro da sala de aula. Vamos tratar como essas redes estão trabalhando esse processo de alfabetização mediante uma avaliação que foi feita nesses municípios onde a gente detectou alguns percentuais que precisamos estar atentos, principalmente no pós-pandemia, o que isso impactou”, explicou o coordenador regional do EPV, Adriano Silva Lima.
A secretária de Educação do município de Queimadas, Rachel Castanha, falou da importância da participação neste evento. “Esse é um momento ímpar. Este ano são novos rumos, novas estratégias, novas propostas que serão lançadas para que possamos estar levando para nosso município e melhorar ainda mais a nossa proposta de alfabetizar todas as crianças na idade certa”, destacou.