CIDADE
Soledade investe na formação de crianças e oferece aulas de dança, teatro, karatê e educação financeira
A formação de um ser humano passa por diversas etapas, sendo a infância um dos momentos mais importantes, assim como a adolescência. Em Soledade, a Prefeitura tem investido em ações que ajudam no desenvolvimento dos jovens dentro e fora da sala de aula. Eles têm acesso a dança, teatro, karatê e lições de educação financeira.
Muito além da educação regular, a formação de um jovem passa por diversas áreas, como cultura e arte, relacionamentos interpessoais e valores e ética. Aliando a vivência na sala de aula, a Prefeitura conta com serviços como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que oferece aulas de dança, teatro e karatê. Mais de cem crianças participam das atividades das oficinas, que contam com três aulas na semana em dois turnos.
Recentemente, Soledade ganhou destaque na Paraíba quando Maria Alice Soares, que é assistida pelo Serviço, venceu a Copa de Karatê em Campina Grande. Ela ficou em 1º lugar nas modalidades kata e kumite, além de outros jovens que chegaram ao pódio.
O Serviço, que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, é também conhecido por promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários de crianças e adolescente e debater sobre temas sensíveis, como bullying e abuso sexual.
Nas escolas, os jovens também têm aprendido mais que português e matemática: os alunos da rede municipal de ensino também tratam de outras questões úteis para o dia a dia – a Prefeitura promove um trabalho continuado com as famílias e os alunos na proliferação da cultura de paz e mediação de conflitos.
Educação financeira – Em uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura com o Instituto Brasil Solidário, os alunos aprenderam a poupar, planejar e investir dinheiro com segurança e eficiência. Jogos e atividades lúdicas auxiliaram o processo de aprendizagem sobre educação financeira de estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Fim da violência nas escolas – A Secretaria de Educação tem promovido nas escolas do município palestras sobre a violência e sobre a importância de não compartilhar informações falsas que possam gerar pânico dentro do ambiente escolar. Há ainda atendimento psicológico para promover o apoio socioemocional dos alunos.
A Prefeitura tem monitorado a segurança nas escolas para inibir qualquer ato de violência através da patrulha escolar, onde os membros da Guarda Municipal são capacitados para administrar situações adversas em âmbito educacional.
Atletas do Futuro – O projeto, que conta com mais de 300 crianças e adolescentes, incentiva os jovens a praticar atividade física e ainda exige que os estudantes frequentem regularmente a sala de aula. A ação tem impactado a vida dos estudantes, fortalecido a interação entre eles e garantido o desenvolvimento social.