Connect with us

ECONOMIA

Wall Street em crise financeira quebra Argentina e ameaça Brasil

Crescem possibilidades de Brasil e Argentina apelarem para créditos-ponte emergenciais aos bancos públicos de investimentos da China

O aprofundamento da crise bancária nos Estados Unidos, que o governo Biden tenta esconder, com cumplicidade da mídia conservadora, está, literalmente, quebrando a Argentina, ao mesmo tempo em que ameaça, igualmente, o Brasil, cujos presidentes Lula e Fernandez se reúnem, extraordinariamente, nessa terça feira, em Brasília, para ver o que podem fazer, diante da crise de liquidez em dólar, que ameaça, inclusive, as contas públicas americanas, nesse momento; o império está na corda bamba.

A bancarrota do Silicon Valley Bank, há algumas semanas, seguida do estouro do First Repúblic Bank, semana passada, ambos engolidos pelo JP Morgan Chase, maior banco americano, sob pressão do FED, produz crise de credito, cujas consequências se espraiam pelo mundo afora, especialmente, na América Latina.

Caminha o sistema bancário americano para a oligopolização total, especialmente, depois que o Morgan Chase foi obrigado, na operação que o levou a comprar os dois bancos falidos, a participar, também, da negociata que obrigou o governo suíço a comprar o Credit Suisse, cuja carteira apodreceu, visto que sua clientela majoritária operava com o Sillicon Valley.

A crise fiscal, que é manchete permanente na mídia americana, abala a confiança no dólar que, por sua vez, desarticula as economias capitalistas periféricas, como a da Argentina, incapaz de cumprir os compromissos acertados entre FMI e o ex-governo ultraneoliberal de Macri; este deixou herança financeira impagável, agravada pela seca violenta que assola o país, acelerando inflação para 120% ao ano; trata-se, portanto, de crise produzida não de dentro para fora, mas, ao contrário de fora para dentro, enquanto a mídia conservadora pró-americana tenta inverter os termos do problema.

Graças a essa crise financeira nos Estados Unidos, que corta o crédito dos clientes do FMI incapazes de atender suas condicionalidades que impõe, o governo Fernandez abriu o bico e desistiu de disputar reeleição.

O desespero toma conta da Argentina; a vice-presidente senadora Cristina Kirchner fez hoje discurso bombástico considerado, pelo FMI, de “descabelado”, ao propor renegociação radical em que se fixa limite para pagamento da dívida e juros, antes que a economia entre em falência, como já é cantada em prosa e verso na Argentina.

BRASIL NO MESMO BARCO

Nesse contexto, a economia no Brasil caminha, também, para situação crítica, não por escassez de dólar, como acontece com a Argentina, pois, afinal, Lula e Dilma deixaram reservas cambiais suficientes para cumprir com compromissos externos; aqui, a questão central decorre da ação do Banco Central Independente(BCI), que se descolou do governo brasileiro e da problemática econômica interna, potencialmente, recessiva, para atender regras Banco de Compensações Internacionais(BIS), Banco Central dos Bancos Centrais, o qual obedece, diretamente, ao Banco Central dos Estados Unidos, envolvido, até o pescoço, na crise bancária americana, limitando oferta de crédito de forma generalizada.

O presidente do BCI, Campos Neto, nesse sentido, responde ao presidente do BC americano e não a Lula, para impor ao Brasil regra fiscal e monetária que impede queda da taxa de juros e, consequentemente, inviabiliza oferta de crédito na economia; ninguém, como tem reiterado o presidente, investe no Brasil para perder dinheiro, com juro ascendente de 13,75%, diante de inflação cadente de 5,5%, devido à insuficiência de demanda na economia, levando-a ao subconsumismo.

O BC insiste na ficção monetária segundo a qual a inflação decorre de excesso de demanda, quando o poder de compra dos salários está em queda; para combater essa ficção, insiste em aumentar os juros e não em diminuí-los para aumentar oferta de produção de modo a derrubar os preços conforme economia de mercado; o presidente do BC Independente atua para gerar oligopólio do dinheiro em suas mãos limitando a oferta que eleva os juros e não a competição econômica.

BANCARROTA POLÍTICO-ELEITORAL

O FMI se iguala ao BCI na tarefa de parar as economias brasileira e argentinas, mal vistas pelo governo Biden, porque se articulam para realizar entre si comércio bilateral em moedas locais – peso e real –, em sintonia com acordos que tentam fechar com a China, adversária maior dos Estados Unidos.

O temor de Washington de perder para a China o mercado latino-americano leva o FMI e o BCI a trancarem o crédito para Brasília e Buenos Aires, no compasso da crise financeira americana, que reduz oferta de dólar para o exercício normal das atividades econômicas brasileira e portenha.

O resultado político, para Lula e Fernandes, é bomba de efeito retardado, porque sem condições de cumprir promessas que ambos fizeram em suas campanhas eleitorais, de aumentarem demanda de crédito para alavancar desenvolvimento sustentável, não terão futuro político diante da oposição favorecida pelo caos financeiro que vai tomando conta de Wall Street.

SITUAÇÃO CAÓTICA INTERNA AMERICANA

Biden e os bancos americanos estão numa enrascada; carência de crédito para abastecer não apenas a praça global, mas, principalmente, a praça americana; sob pressão do Congresso, para se submeter a um teto de gastos para a dívida pública americana, Biden está sob o risco semelhante ao que enfrenta o presidente argentino, obrigado a abandonar corrida eleitoral, se, nos Estados Unidos, a vaca for para o brejo.

O Congresso fixou limite de 2,5 trilhões de dólares para novas emissões, sob pena de deixar Biden sem dinheiro para pagar despesas públicas essenciais, bem com os juros da dívida. Os democratas estão certos de que conseguirão aprovar a expansão do teto, para o Estado não entrar em falência. Sempre que tal situação se apresentou, os partidos democrata e republicano decidiram em favor da suficiência do Estado para resolver os problemas internos.

O buraco, agora, é mais embaixo; não é apenas a resistência dos republicanos,  mas a desconfiança do mercado em relação ao dólar, em face da crise bancária que avança; agrava, ainda, a situação de perda da corrida americana na disputa com a China; os investidores passam a buscar segurança para seu dinheiro não mais em Wall Street, mas em Xangai, optando pela moeda chinesa em vez da moeda americana, ameaçada pela crise bancária.

CHINA VIRA SALVAÇÃO DE BRASIL E CHINA

Trata-se de desconfiança internacional no dólar por estar perdendo para a China a corrida econômica, financeira e política global.

Cresce, por isso, a tendência de Brasil e Argentina acelerarem opção pelos créditos chineses oferecidos por bancos públicos, controlados e organizados pelo Partido Comunista, em vez de buscarem o que não existe mais, ou seja, os fartos créditos americanos oficiais e privados.

Estes, com a pressão inflacionária decorrente da desconfiança no dólar, só são operados mediante condicionalidades impostas aos credores, impossíveis de serem suportadas.

Crescem, nesse cenário, possibilidades de Brasil e Argentina apelarem para créditos-ponte emergenciais aos bancos públicos de investimentos da China – envolvendo, inclusive e principalmente, os Brics.

Brasil e Argentina, dessa forma, estão, financeiramente, à beira do abismo, diante da bancarrota de bancos americanos.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura3 horas ago

Como funciona o novo Pé-de-Meia do governo, agora voltado a licenciaturas

Esporte3 horas ago

Fim de linha no Al Hilal? Neymar em negociações com clube da MLS

Nacional3 horas ago

Novo comando do Congresso tem deputado de 24 anos como cotado e bolsonarismo raiz à margem

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Concurso dos Correios define data de resultado. Veja quando será

ECONOMIA3 horas ago

Governo Federal edita Medida Provisória para reforçar gratuidade do Pix

CIDADE4 horas ago

Abertas inscrições para o Encontro ‘Novos Prefeitos e Prefeitas’ realizado pelo Governo Federal

Nacional4 horas ago

‘Se era Fake News, por que o Lula revogou?’, questiona Rafael Satiê

Nacional4 horas ago

Pix: Nikolas reage após governo decidir acabar com fiscalização

Nacional4 horas ago

Defesa de Daniel Silveira aponta erros de Moraes

Nacional4 horas ago

PT prepara ofensiva contra Nikolas Ferreira, diz site

Nacional4 horas ago

Haddad culpa oposição por fim da fiscalização do Pix

Nacional4 horas ago

Apoiadores de Lula Chamam Governo de ‘Frouxo’ Após Revogação de Fiscalização do Pix

Esporte5 horas ago

Australian Open: João Fonseca é derrotado por Sonego, mas encanta mundo do tênis

Internacional5 horas ago

etanyahu diz que não vai aprovar cessar-fogo enquanto Hamas não recuar de exigências de última hora; grupo diz respeitar acordo

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

Tribunal analisou atuação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Internacional5 horas ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde5 horas ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA5 horas ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO5 horas ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

CIDADE5 horas ago

Prefeito Bruno anuncia Fábio Thoma como secretário de Assistência Social de Campina e Rodolfo Rodrigues como executivo

Internacional5 horas ago

Acordo histórico entre Israel e Hamas: cessar-fogo promete paz após 15 meses de conflito

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Fantástico afunda em audiência, apesar do Lula

ESTADO5 horas ago

Farmácia Popular amplia atendimento e chega a mais 43 novos municípios da Paraíba

CIDADE5 horas ago

João Pessoa é referência em boas práticas de governança, integridade e compliance para gestores de Roraima

CIDADE6 horas ago

Fiscalização do Procon-JP notifica mais 42 postos de combustíveis sobre aumento no preço da gasolina

ESTADO6 horas ago

Atividades educativas encerram exposição ‘Panapaná – Pretitudes 2024’ na Funesc

ESTADO6 horas ago

Governo promove reposicionamento de professores e medida alcança mais de 25,6 mil profissionais com impacto de R$ 161 milhões ao ano

Esporte6 horas ago

Governo inicia Circuito Game Dev Quest e impulsiona indústria de jogos independentes no estado

ESTADO6 horas ago

Programa prevê ações para descentralizar e facilitar atendimento às pessoas com deficiência 

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Internacional5 horas ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde5 horas ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA5 horas ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO5 horas ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO2 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde2 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde2 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO2 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde1 semana ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 semana ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde1 semana ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA1 semana ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura3 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br