Nacional
PT acusa Telegram de ameaçar a democracia brasileira e veicular crimes
O Partido dos Trabalhadores (PT) publicou um texto intitulado “Telegram ignora cr1mes nas redes e ameaça a democracia brasileira”, no qual o partido cita declarações do deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), secretário de Comunicação do partido, e da deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente do PT.
Apesar das acusações da sigla, o Telegram não divulga p0rnografi@ infantil aos usuários. O que ocorre é que alguns indivíduos usam a plataforma para cometer cr1mes, como compartilhar p0rnografia infantil, o que infelizmente também acontece em redes como WhatsApp, Facebook ou até mesmo pelos Correios.
Especialistas dizem que o Telegram pode facilitar o monitoramento de crimes. Em março de 2022, quando o ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio do Telegram, especialistas disseram ao site Poder360 que as críticas ao potencial de disseminação de conteúdo ilegal no Telegram eram exageradas e que o aplicativo facilita o monitoramento de crimes.
O Telegram informa ao usuário que, se encontrar conjuntos de stickers ou bots que considera ilegais, deve enviá-los para abuse@telegram.org. O aplicativo também oferece botões de “relatório” para os usuários denunciarem conteúdo inapropriado.
Portanto, apesar das acusações do PT, o Telegram não é responsável pelos crimes cometidos em sua plataforma, e oferece maneiras para os usuários denunciarem conteúdo inapropriado e para as autoridades monitorarem os crimes cometidos na plataforma.