Nacional
EAR na CNH: entenda a nova sigla que está gerando dúvidas
Você sabe o que significa a sigla EAR na CNH? Se não, nós te explicaremos o significado, assim como sua importância
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos documentos mais desejados pelas pessoas que sonham em dirigir um dia. No entanto, muitos ainda não sabem que a carteira de motorista indica algumas informações importantes sobre os condutores.
Sendo assim, desde o ano de 2008, a CNH passou a apresentar diferentes siglas que informam sobre as condições e necessidades específicas de cada motorista. Isso ajuda na hora da fiscalização. Um dos caracteres mais conhecidos é a EAR. Você sabe o que significa?
O significado da sigla EAR na CNH
O termo EAR quer dizer “exerce atividade humana”. Essas informações são úteis na hora de os agentes de trânsito fiscalizarem as estradas para garantir a segurança dos motoristas. Portanto, EAR indica que o condutor recorre ao carro para trabalhar remuneradamente.
Essa não é a única sigla que pode vir escrita na carteira de motorista, existem outras que também possuem significados diferentes e importantes. Por isso, conheça algumas:
- HTE: habilitado em curso específico de transporte escolar;
- MTF: atualização para motofretista;
- HCI: habilitado em curso de transporte de carga indivisível.
A popularização dos aplicativos de transporte
Hoje em dia existem inúmeros motoristas que possuem a CNH indicando a sigla EAR. Isso porque os aplicativos de transporte de passageiros têm se tornado cada vez mais populares, como a Uber.
Por essa razão, se você já trabalha como taxista ou entregador e ainda não possui a sigla no documento, precisa adicionar, pois essa é uma das regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para realizar esse procedimento, é necessário possuir a CNH original e sua respectiva cópia, juntamente com os resultados das avaliações médicas, além de efetuar o pagamento das taxas aplicáveis.
A ausência da licença pode resultar em uma multa de valor elevado, estabelecida em R$ 293,47, devido à natureza gravíssima da infração, acarretando pontos na carteira de motorista e possibilidade de apreensão do veículo.