ENTRETENIMENTO
Você ainda troca estas peças de carro? Algumas praticamente nunca precisam de manutenção!
Com a evolução das tecnologias, algumas peças automotivas praticamente não precisam mais de manutenção. Veja quais são!
A manutenção do carro é fundamental para garantir um bom desempenho do veículo e evitar possíveis problemas futuros. Além de preservar a segurança de todos no automóvel, ela também contribui com a redução de poluentes, a economia e até mesmo na valorização do carro.
Por isso é sempre importante seguir o manual do fabricante e realizar todas as revisões periódicas como indicado, checando itens como freios, óleo, bateria, pneus, entre outros. No entanto, o que muita gente se esquece é que a tecnologia avançou muito, e alguns itens não precisam mais ser trocados.
Isso porque a evolução dos materiais utilizados e os processos de fabricação fizeram com que algumas das peças — que antigamente eram de substituição praticamente obrigatória — agora durem basicamente o mesmo tempo que o carro em si.
Peças de carro que não precisam mais de manutenção
Lâmpada de farol
A nova tecnologia dos faróis de LED faz com que as lâmpadas não precisem de nenhum cuidado especial ou trocas, já que elas duram no mínimo 15 anos, desde que o sistema elétrico do veículo esteja em bom estado. Já as lâmpadas antigas duram, em média, apenas 3 anos.
Escapamento
Antigamente, não era incomum ver – ou ouvir, pensando melhor – carros com escapamento furado, já que o ronco do motor se tornava muito irritante. No entanto, com os novos materiais, a necessidade de soldas ou trocas no equipamento praticamente não existe mais.
Correia dentada
Esta peça já foi muito criticada, mas atualmente boa parte delas são banhadas a óleo, o mesmo utilizado na lubrificação do motor. Assim, as correias dentadas duram basicamente o mesmo tempo do motor, desde que este esteja com a manutenção e a lubrificação em dia.
Óleo de caixa de marchas
O plano de manutenção dos modelos novos de carros não conta mais com a troca do óleo de caixas de marchas manuais, tendo em vista os fluidos mais avançados utilizados no mercado atual, o que deve se estender para as transmissões automáticas, em breve.