CIDADE
Programa Saudavelmente realiza ações para lembrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial
A Secretaria de Saúde de Campina Grande, por meio do programa Saudavelmente, realiza nesta semana uma série de ações em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que é celebrado na próxima quinta-feira, 17 de maio. Nesta segunda-feira, 15, teve aulão de zumba com moradores das Residências Terapêuticas e roda de conversa no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD).
Na terça-feira, 16, haverá a oficina “Loucura Não se Prende” do Caps AD pela manhã. Na quarta-feira, 17, tem roda de conversa no Caps III Reviver e na sexta-feira, 19, um brechó do Caps AD. No Caps I, teve ação de beleza nesta segunda no Caps II Novos Tempos, programação que também acontece na terça-feira. Haverá ainda palestra sobre aposentadoria e BPC.
Na quarta-feira, tem a ação Saúde do Corpo, também no Caps II Novos Tempos.
A Luta Antimanicomial faz parte da lei da Reforma Psiquiátrica, implantada em Campina Grande há mais de uma década, quando o manicômio foi fechado, dando lugar às residências terapêuticas. O Município também tem oito Caps e foi o primeiro da Paraíba a instalar leitos de saúde mental em um hospital geral, no Hospital Municipal Dr. Edgley.
“Essa data é muito importante para Campina Grande porque conseguimos efetivamente tirar todas as pessoas dos hospícios e inseri-las socialmente”, disse a coordenadora do programa Saudavelmente, doutora em psicologia, Lívia Sales.