ECONOMIA
Petrobras informa que pode alterar política de preços
Por pressão do Governo Federal, a Petrobras anunciou que está discutindo possíveis alterações na Políticas de Preços para o diesel e gasolina.
A estatal informou, por meio de nota, que as possíveis mudanças vão ser analisadas nesta semana pela Diretoria Executiva da Companhia, podendo resultar em uma nova estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina.
“Nesse sentido, a Companhia esclarece que eventuais mudanças estarão pautadas em estudos técnicos, em observância às práticas de governança e os procedimentos internos aplicáveis. Fatos julgados relevantes sobre o tema serão tempestivamente divulgados ao mercado”, disse a estatal, em nota.
PPI
A atual política de preços da Petrobras foi adotada em 2016, durante o governo de Michel Temer.
Chamada de Preços de Paridade de Importação (PPI), a política de preços leva em consideração os valores dos combustíveis no mercado internacional, além de vários custos, como frete de navios, custos internos de transporte e taxas portuárias, e também a cotação atual do Dólar.
Lula
O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem falado, desde a campanha das eleições de 2022, sobre mudanças na política de preços da Petrobras.
Para ele, é necessário que os combustíveis sejam negociados em Reais, com menor influência do Dólar no valor final para o consumidor.
Apesar da possível alteração, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse que a empresa vai buscar o melhor caminho para manter a competitividade e a concorrência no mercado de combustíveis.