Connect with us

Educação & Cultura

Ícone da Geografia brasileira, Pedro Geiger completa 100 anos e prepara novo livro

Pedro Geiger começou a trabalhar no IBGE em 1942, aos 19 anos, seis anos após a fundação do Instituto

A Geografia é, por definição, a ciência responsável pelo estudo de aspectos físicos, biológicos e humanos, e suas relações com o planeta Terra. Há profissionais, no entanto, que transcendem qualquer leitura superficial que se faça, imprimindo um olhar único e deixando um legado transformador em suas áreas de atuação. É o caso do geógrafo Pedro Pinchas Geiger, que completou 100 anos de idade no último mês de março e segue em atividade. A Agência IBGE Notícias conta um pouco sobre a vida deste personagem que ajudou a construir a história do IBGE, que comemora 87 anos na próxima segunda-feira, 29 de maio. 

Carioca, filho de imigrantes judeus e casado há 67 anos com a artista plástica Anna Bella Geiger, com quem tem quatro filhos, Geiger é uma referência na Geografia, com diversos trabalhos relevantes publicados em livros, revistas, atlas e periódicos desde o início da carreira, principalmente nos campos da Geografia Humana e Urbana. Sua trajetória profissional, aliás, está diretamente ligada à história do IBGE. O geógrafo começou a trabalhar no órgão em 1942, seis anos após a fundação do Instituto, a convite do professor e geomorfólogo francês Francis Ruellan, consultor do IBGE na época. Ficou no IBGE até 1984.

“O IBGE foi a minha escola, onde me desenvolvi como geógrafo e a principal escola de trabalho para me formar”, diz Geiger. Ele lembra que seus planos relacionados à vida profissional, inicialmente, eram outros: “Eu queria ser médico, mas fui fazer Geografia para pagar meus estudos.”

Logo em sua primeira expedição a serviço do IBGE, em 1943, ao Jalapão (então parte de Goiás, atualmente no estado do Tocantins), Geiger propôs uma classificação hierarquizada das cidades da região. Esse trabalho foi revisitado algumas vezes, a mais recente delas em 2019 no livro Jalapão Ontem e Hoje.

Geiger explica que a viagem ao Jalapão tinha como objetivo a conclusão de um mapa mais preciso do Brasil, na escala 1:1.000.000. Ele era o único geógrafo do grupo, formado em sua maioria por topógrafos. “O Ruellan pediu que eu fizesse um levantamento sobre a região. Levei uma bússola, um barômetro e um hodômetro para fazer as anotações e traçar esse perfil. Ele nos orientou a só fazer as medições quando estivéssemos parados, a fim de evitar imprecisões com os instrumentos. Segui o conselho à risca, mas os outros não. Aos poucos, por não pararem tanto, eles foram se distanciando. Fiquei com muito medo, me vi sozinho no meio do Jalapão. Então percebi que o burro que me acompanhava conhecia o caminho. Confiei nele e deu tudo certo”, diz, aos risos.

Pedro Geiger foi precursor da Geografia urbana e propôs a divisão do Brasil em 3 regiões: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul

“O Geiger foi um intérprete do seu tempo, um precursor da Geografia urbana no IBGE. Desde o seu primeiro trabalho, sobre o Jalapão, sempre teve sua atenção voltada para os estudos urbanos. Ele soube interpretar um país que era eminentemente agrário na década de 40, e já industrializado nos anos 80. Geiger foi, seguramente, um dos pioneiros em realizar estudos sobre o processo de urbanização e industrialização no Brasil”, afirma Adma Figueiredo, gerente de Atlas e Representações do Território do IBGE, que trabalhou com o geógrafo.

O geógrafo participou da primeira divisão regional do Brasil, quando foi responsável por São Paulo. Ele abordou o estado, pela primeira vez, sob a perspectiva da região industrial. Em 1967 propôs uma nova divisão do país (até então, o Brasil era dividido em Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Leste e Sul), com três regiões: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Sua ideia considerava não apenas os aspectos físicos, mas também humanos, históricos e econômicos. Essa forma de organização, em regiões geoeconômicas, facilitou a compreensão das relações sociais e políticas do Brasil. De acordo com Geiger, essa foi a sua maior contribuição para a Geografia.

“Outro ponto importante foi sua visão inovadora de deslocar definitivamente o estado de São Paulo da Região Sul, à qual se vinculava pelo pertencimento ao Planalto Meridional, e trazer tanto o estado como sua capital para formar uma grande região a partir da qual se passaria a entender a dinâmica regional do Brasil de forma articulada”, acrescenta Adma.

Em artigo com Fany Davidovich, alertou sobre a ocupação desordenada do solo no litoral norte de São Paulo

Um dos trabalhos de Geiger que exemplifica bem sua visão diferenciada sobre temas relativamente pouco debatidos é a publicação de um artigo para a Revista Brasileira de Geografia, em 1974, sobre litoralização e interiorização do Brasil. Escrito em parceria com a também centenária geógrafa do IBGE, Fany Davidovich, o texto intitulado Reflexões Sobre a Evolução da Estrutura Espacial do Brasil Sob o Efeito da Industrialização alertava sobre a ocupação desordenada do solo no litoral norte de São Paulo, como mostra o trecho a seguir: “Verifica-se, assim, que somente em nossos dias trechos do litoral vão ser submetidos a uma circulação terrestre mais intensa, o que deveria servir de oportunidade para um planejamento racional de ocupação do solo, prevendo a divisão de usos e a preservação ambiental.” Em fevereiro de 2023, quase 50 anos depois da publicação do artigo, o assunto ganhou destaque após a região ser atingida por forte chuva que causou destruição e mortes.

Maria Monica O´Neill, gerente de Regionalização e Tipologias do Território do IBGE, teve Geiger como seu primeiro chefe no Instituto e trabalhou com ele durante cinco anos. Ela chama a atenção para o impacto do geógrafo em outras áreas: “Ele era ousado, investigativo, já estava com um olhar voltado para a Geografia quantitativa. Naquela época, no IBGE, embora possuíssem conhecimento de matemática, poucas pessoas tinham a prática disso na Geografia. Por acaso, eu e um colega que ingressou junto comigo tínhamos esse conhecimento. Mesmo sendo de certa forma iniciantes na Geografia, o Geiger se interessou pelo nosso currículo. Ele se interessava pelas coisas novas, sempre atento a alguma característica que alguém tivesse e pudesse melhorar o trabalho dele. Não há um foco apenas no aspecto urbano ou econômico, sua obra abrange vários campos da Geografia.”

O geógrafo também refletiu sobre as condições de vida da Baixada Fluminense. “Um trabalho que gosto muito foi quando argumentei que, diferentemente do que se dizia na época, a razão do processo de decadência da Baixada Fluminense não foi a abolição da escravatura. Na verdade, a exportação da produção brasileira continuou crescendo mesmo após o fim da escravidão. O que provocou o declínio da atividade econômica relacionada ao açúcar foi a passagem da produção dos engenhos para as usinas, e a consequente concentração delas no Nordeste, em São Paulo e no norte do Paraná”, destaca Geiger.

Primeiro bolsista brasileiro na França, atuou como professor visitante na Sorbonne

A relevância dos estudos de Geiger repercutiu internacionalmente. Em 1946, foi o primeiro bolsista brasileiro a estudar na França, onde atuou como professor visitante por três anos na Universidade Sorbonne. Além de pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), foi professor visitante ainda em universidades brasileiras e estrangeiras, como UFRJ, UERJ, USP, Universidade Columbia (EUA), Universidade do Texas (EUA) e Universidade de Toronto (CAN). Um dos artigos de sua autoria de que mais gosta foi publicado nos Estados Unidos, em 2018, no livro Catastrophe and Philosophy. “É um trabalho especial porque faz referência à filosofia. A ciência não pensa a ciência. Quem pensa a ciência é a filosofia”, analisa ele.

Xadrez é um dos hobbies do geógrafo 

 O Mundo e o Brasil na Atualidade, seu novo livro, tem previsão de lançamento para este ano

Com uma mente inquieta, que parece estar sempre à procura daquilo que ninguém consegue ver, Geiger segue produzindo e com planos para o futuro. Atualmente está escrevendo O Mundo e o Brasil na Atualidade, seu novo livro, com previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano. A rotina de trabalho, é claro, permite momentos de diversão, seja através de reuniões familiares, jogos de xadrez pelo computador com amigos e jogadores de outras partes do mundo, além de sua outra grande paixão: o cinema.

Anna Bella Geiger conta que o marido é um apreciador da sétima arte, inclusive com textos publicados sobre o assunto: “Ele gosta muito de cinema. Durante o período da nouvelle vague, fazia interessantes análises simbólicas, filosóficas dos filmes. Certa vez escreveu sobre o David Lynch (diretor americano de filmes como Veludo Azul, O Homem Elefante e Coração Selvagem) e chegamos a encontrá-lo aqui no Rio”.

Pedro e Anna Bella Geiger estão casados há 67 anos

Assim como a Geografia, a obra de Pedro Geiger se renova a cada artigo ou livro produzido, sempre atenta às transformações da sociedade. “A Geografia continua em andamento, coisas novas seguem acontecendo. O mundo vai se desenvolvendo e isso abre espaço para uma produção cada vez maior da área”, ele observa.

Mais informações sobre o geógrafo no site Memória IBGE

Fonte: IBGE

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE11 horas ago

Revista Isto É destaca: Conde desponta como um dos destinos turísticos mais encantadores do Brasil em 2025

Educação & Cultura11 horas ago

Santa Rita – Inscrições prorrogadas para transporte universitário e matrículas na rede municipal

Segurança Pública11 horas ago

Cícero Lucena anuncia aumento de 7,5% para a Guarda Civil Metropolitana

Nacional12 horas ago

Exoneração de Júnior Gonçalves: A reviravolta que agita o Governo de Rondônia

Judiciário14 horas ago

TCE-PB mantém débito milionário de Tibério Limeira: Irregularidades em programa social expõem fragilidades na gestão pública

Internacional1 dia ago

STF determina que União e estados apresentem planos emergenciais contra queimadas

Nacional1 dia ago

Câmara reage a vetos na reforma tributária, mas discussão deve ficar para fevereiro

CIDADE1 dia ago

Cícero Lucena apresenta programação das prévias, Folia de Rua e Carnaval Tradição com grandes nomes da música brasileira

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Tribunal de Justiça da Paraíba suspende concurso de Notas e Registro que aconteceria domingo (26)

Nacional1 dia ago

Senado terá novos líderes partidários em 2025

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Governo da Paraíba firma parceria internacional para avanços em tecnologia quântica e radioastronomia

Nacional1 dia ago

Janja e o desperdício do dinheiro público: uma tapa na cara de quem luta para sobreviver

Nacional1 dia ago

Janjapalooza: Quando a fome e a pobreza viraram show de luxo

Judiciário1 dia ago

O AVAL brasileiro ao DITADOR MADURO

ESTADO1 dia ago

Programa de Cisternas: Beneficiários de Damião recebem formação sobre gerenciamento de recursos hídricos

ECONOMIA1 dia ago

Prazo para solicitar adiantamento do 13º salário encerra no próximo dia 31

Educação & Cultura1 dia ago

UFPB e EPC firmam parceria para promover cultura e conhecimento na Paraíba

Saúde1 dia ago

Musicoterapia auxilia no tratamento de pacientes do Hospital Regional de Guarabira

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Programa Espaço Cultural: Retrospectiva 2024 festeja Pedro Osmar e Totonho

CIDADE1 dia ago

Prefeitura inicia atividades do programa Amigos da Praia nesta sexta-feira

Saúde1 dia ago

Janeiro Roxo: Saúde registra queda nos casos de hanseníase e recomenda continuidade de ações estratégicas

Segurança Pública1 dia ago

Governo da Paraíba destaca política de valorização profissional em favor das Forças de Segurança nos últimos seis anos

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Como amar o pai que nos ama imperfeitamente

ECONOMIA1 dia ago

Pesquisa do Procon Estadual encontra o gás de cozinha ao menor preço por R$ 100,00 já inclusa taxa de entrega

ECONOMIA1 dia ago

Pesquisa do Procon-JP para hortifrútis encontra variação de 299,50% no preço da banana prata

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Docinho de Morango (Nesquik)

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Preocupações financeiras? Aqui estão algumas passagens bíblicas para você

Politíca1 dia ago

Cultura, Educação e Esporte são bandeiras de Marcílio do HBE

Segurança Pública1 dia ago

Pela primeira vez, mulher assume comando do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMPB

Segurança Pública1 dia ago

Reforço do policiamento já capturou oito foragidos da Justiça na região da orla de JP

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

ECONOMIA1 dia ago

REFORMA GARANTE ISENÇÃO DO IMPOSTO PARA ITENS DA CESTA BÁSICA

ENTRETENIMENTO1 dia ago

5 DICAS PRA HORTA EM VASOS QUE TODO MUNDO PRECISA SABER

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E O ESTRESSE NO TRABALHO?

Saúde1 dia ago

MICROPLÁSTICOS INVADEM O CÉREBRO

Saúde1 dia ago

BEBIDAS AÇUCARADAS SÃO RESPONSÁVEIS POR UM EM CADA DEZ CASOS DE DIABETES

Educação & Cultura6 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde6 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional6 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional6 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte6 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional1 semana ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde1 semana ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA1 semana ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde1 semana ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde1 semana ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br