Nacional
Vitória judicial de Flávio Bolsonaro anula nomeação de Jorge Viana para presidência da ApexBrasil
A indicação de Jorge Viana, membro do PT, para a presidência da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) foi anulada nesta segunda-feira (22) pela Justiça Federal. A ação foi movida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que contestou a nomeação do petista.
A juíza Diana Wanderlei, da 5ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, baseou sua decisão na falta de fluência em inglês de Viana, considerada fundamental para a posição para qual foi nomeado pelo presidente Lula em janeiro. Wanderlei concedeu a Viana um prazo de 45 dias para demonstrar sua habilidade no idioma.
Ao tomar posse como presidente da ApexBrasil, Viana alterou o estatuto da agência em abril, eliminando a exigência de proficiência em inglês. Seu salário mensal é de R$ 65 mil, quase o dobro do que receberia se tivesse vencido a disputa pelo governo do Acre, cujo salário mensal atual é de aproximadamente R$ 35 mil. Ex-senador e ex-governador do Acre, Viana assumiu a presidência da ApexBrasil após uma tentativa frustrada de eleição em 2022, onde obteve 24,21% dos votos válidos, não conseguindo levar a disputa para o segundo turno.