Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Conheça 8 vírus “zumbis” revividos a partir do gelo e permafrost do Ártico

Como inúmeras notícias nos últimos tempos deixam claro, o solo e os rios congelados e as geleiras do Ártico não são território estéril, e abrigam micróbios dos mais antigos. Vírus e bactérias com milhares de anos estão preservados nas camadas pré-históricas de permafrost, o gelo permanente das regiões mais frias do planeta. Com aumentos de temperatura, muito deste gelo pode derreter, tirando microorganismos desconhecidos de seu estado letárgico e lhes dando a capacidade de infectar os mais diversos animais.

Esse risco é ainda maior se levarmos o aquecimento global em consideração, que faz mais gelo derreter do que o normal, chegando em áreas que não derretem há centenas ou mesmo milhares de anos. Para a nossa sorte, até agora cientistas identificaram apenas vírus que infectam outros organismos unicelulares chamados amebas no permafrost do norte.

Não há evidências de outros tipos de vírus sobrevivendo há tanto tempo no gelo, embora não exista razão para que não conseguissem, afinal todos esses agentes infecciosos têm a mesma capacidade de ficar inertes quando fora da célula hospedeira.

O derretimento das calotas e do permafrost da Sibéria pode levar à liberação de patógenos desconhecidos no planeta — até agora, só detectamos vírus que infectam amebas, no entanto

Pesquisadores afirmam que não arriscariam isolar vírus que pudessem infectar mamíferos modernos, como nós — ao menos é o que disse o cientista Jean-Michel Claverie, biólogo computacional que trabalha com vírus exóticos na Universidade Aix-Marseille, na França, ao site LiveScience. Para saber mais e ter certeza de que, até agora, só descobrimos criaturas inofensivas no gelo, que tal conhecer 8 vírus que os cientistas descobriram no derretimento do permafrost?

1. Megavirus mammoth

O primeiro vírus da família Mimiviridae descoberto no permafrost foi o Megavirus mammoth. Os mimivírus foram os primeiros que a ciência classificou como vírus gigantes, desde que uma amostra foi encontrada na água de uma torre de resfriamento em Bradford, na Inglaterra, em 1992.

Esse tipo específico infecta amebas e tem partículas com 0,5 micrômetro de diâmetro, encapsuladas em facetas triangulares idênticas de 20 lados. Os megavírus, alguns dos quais você vai conhecer nesta matéria, são uma subfamília dos Mimiviridae e possuem as mesmas características.

A linhagem nova, que recebeu o nome de M. mammoth, foi encontrada em um pedaço de gelo com restos de lã de mamute de 27.000 anos, nos bancos do rio Yana, na Rússia. A região é famosa por trazer esse tipo de descoberta à ciência, de mamutes a micróbios incrivelmente preservados na neve e no gelo.

2. Mollivirus sibericum

Tendo de 0,6 a 1,5 micrômetros de diâmetro, o Mollivirus sibericum foi encontrado em uma amostra de permafrost siberiano com 30.000 anos, grandes o suficiente para serem visíveis em um microscópio ótico e se qualificando para serem vírus gigantes. Mais ou menos esférico, o micróbio é cercado por uma camada protetiva de cílios e pode produzir de 200 a 300 novas partículas virais a partir de cada ameba que infecta.

Como um bom vírus gigante, o Mollivirus sibericum pode ser visto em um microscópio óptico — assim como os outros desta lista, ele só consegue infectar amebas

O M. sibericum não oferece perigo a qualquer animal, incluindo nós, humanos, mas o fato de que outro vírus (Pithovirus sibericum) foi encontrado junto a ele na amostra sugere, segundo pesquisadores, que outros patógenos dormentes podem estar escondidos no gelo. Parentes virais distantes que infectaram antigos humanos ou animais da Sibéria poderiam voltar à superfície após o derretimento ou poluição do permafrost por atividades industriais.

3. Pithovirus sibericum

Pithovirus sibericum é um dos maiores vírus já encontrados, com 1,5 micrômetros de comprimento — o mesmo que uma pequena bactéria. Os vírus gigantes, grupo do qual ele faz parte, possuem duas fitas de DNA, e, fora algumas exceções, são visíveis em microscópios óticos. Este, em específico, tem um formato oval e “paredes” grossas, apresentando uma abertura em um dos lados com uma estrutura semelhante a uma rolha a tapando, bem como uma grade parecida com a de uma colmeia.

A amostra de permafrost da qual o P. sibericum foi retirado é a mesma do M. sibericum, extraída em 2000 em Kolyma, no extremo leste da Rússia. Com 30.000 anos, o patógeno foi exposto a amebas, únicos seres vivos que consegue infectar, como parte do protocolo de estudo.

O Pithovirus sibericum tem 30.000 anos e é um dos maiores vírus que já encontramos na natureza

O nome do agente infeccioso vem do grego “pithos”, significando um recipiente grande, ou uma ânfora, utilizada pelos antigos helênicos para guardar vinho e alimentos e de formato semelhante.

4. Pithovirus mammoth

Esta linhagem é a segunda de pithovírus encontrada na história, isolada a partir de uma amostra de 27.000 anos de lã de mamute petrificada, encontrada no banco do rio Yana, também no extremo leste ruso. Com uma partícula grande e alongada de 1,8 micrômetros de comprimento, o Pithovirus mammoth possui uma estrutura “arrolhada” semelhante à do P. sibericum e também só infecta amebas.

A pesquisa que descreveu o patógeno foi feita pela equipe de Claverie, e faz parte de uma publicação na qual 13 vírus “zumbis” foram revividos e identificados a partir do permafrost siberiano. Três deles foram descobertos a partir da mesma amostra pré-histórica de lã de mamute — são eles o Pithovirus mammoth, o Megavirus mammoth e o Pandoravirus mammoth.

5. Pandoravirus mammoth

Fazendo parte da família Pandoraviridae, que compõe a esmagadora maioria dos vírus revividos do gelo permanente, o Pandoravirus mammoth é um vírus gigante que só infecta amebas, também tendo formato de ânfora, mas se diferenciando dos outros patógenos pelo seu tamanho — 1,2 micrômetros de comprimento.

Ele foi descoberto a partir de uma amostra congelada de lã de mamute do rio Yana, mas também foi encontrado no conteúdo petrificado do estômago de um mamute nas ilhas Lyakhovsky, além da costa do noroeste da Rússia.

O Pithovirus mammoth, como o nome indica, foi encontrado em uma amostra de lã de mamute preservada, como o do filhote congelado da imagem

A equipe que encontrou esse novo tipo de pandoravírus o expôs a uma cultura de amebas, além de células humanas e de camundongos, como manda o protocolo padrão para verificar se os vírus não infectam células de mamíferos, garantindo a segurança de estudos mais aprofundados. Como esperado, o P. mammoth só infectou as amebas.

6. Pandoravirus yedoma

Este vírus é o mais antigo a ser revivido a partir do permafrost até hoje. Com 48.500 anos, o Pandoravirus yedoma estava nos depósitos gelados no fundo de um lago de Yekuchi Alas, no extremo leste da Rússia. Sua descoberta foi publicada em um artigo em 18 de fevereiro deste ano, no periódico científico Viruses.

O formato da partícula do P. yedoma é oval, medindo cerca de 1 micrômetro de comprimento. Para sua datação, assim como a dos seus parentes escondidos no gelo dos quais estamos falando nesta matéria, foi usado o método envolvendo isótopos de carbono, também chamada de datação por radiocarbono.

7. Cedratvirus lena

Mais uma família de vírus gigante que infecta amebas, os cedratvírus são um subgrupo da família pithovírus. Recentemente, 3 linhagens anteriormente desconhecidas deste tipo de patógeno foram encontradas em lugares diferentes do leste russo, todas descritas em estudos deste mesmo ano.

O permafrost da Sibéria é local propício para a preservação de animais e micróbios dos mais diversos — na foto, a ilha Olkhon, na província russa

Cedratvirus lena, especificamente, foi extraído do permafrost dos bancos enlameados do rio Lena, tendo uma partícula alongada de 1,5 micrômetros que lembra a do P. sibericum, mas com duas estruturas arrolhadas — uma em cada canto do agente. As outras linhagens encontradas na Rússia são a C. kamchatka, da península de mesmo nome, e C. duvanny, das lamas do rio Kolyma, que fluíram por conta do derretimento e mistura do permafrost de diversas idades geológicas.

8. Pacmanvirus lupus

Os pacmanvírus são uma descoberta recente, embora também façam parte dos que infectam amebas. Eles são parentes distantes dos vírus africanos da febre suína, da família Asfarviridae. Seu nome é uma clara homenagem ao protagonista do jogo Pac-Man e foi dado porque, quando quebrada, a cadeia de proteína que forma sua casca parece uma boca aberta.

Pacmanvirus lupus é o terceiro membro da família a ser descoberto e a primeira linhagem a ser extraída do permafrost, vindo dos restos intestinais congelados de um lobo siberiano (Canis lupus) de 27.000 anos. Também retirado do rio Yana, o vírus teve um estudo dedicado publicado este ano. Apesar dos pacmanvírus estarem na classificação de vírus gigantes, o P. lupus tem apenas 0,2 micrômetros de comprimento, sendo invisível sob as lentes de um microscópio ótico.

Fonte: Journal of VirologyMicrobiologyBiological SciencesViruses via LiveScience

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte1 dia ago

Ator mais bem pago de Hollywood revela motivo para interpretar lenda do UFC em novo filme

Esporte1 dia ago

Fórmula 1: Domenicali quer mais polêmicas para agitar a categoria

Esporte1 dia ago

Surian quer reação do Treze na partida contra o América-RN

Esporte1 dia ago

João Fonseca despacha jovem dinamarquês rumo à segunda rodada em Madrid

Saúde1 dia ago

Lentes asféricas controlam miopia em crianças

ECONOMIA1 dia ago

Como a inteligência artificial pode auxiliar na sua vida financeira

ECONOMIA1 dia ago

Choques econômicos positivos podem contribuir para o aumento da criminalidade, aponta estudo

ECONOMIA1 dia ago

Demanda fraca e juros altos elevam preocupação da indústria no início de 2025

Nacional1 dia ago

Nordeste tem maior número de municípios sem Planos Diretores de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais

Nacional1 dia ago

Intimar acusado em UTI, como no caso Bolsonaro, é caso único no mundo

Nacional1 dia ago

Deputado do Parlamento Europeu propõe sanções contra Alexandre de Moraes por intimação a Bolsonaro na UTI

Nacional1 dia ago

Bolsonaro intimado em UTI: Lei proíbe citação de doentes

Nacional1 dia ago

Escândalo no INSS põe Lupi em situação de desconforto no governo

Nacional1 dia ago

The Times noticia intimação de Bolsonaro em plena UTI e choca o mundo

Esporte1 dia ago

Agenda de jogos internacional para hoje (25)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional1 dia ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde1 dia ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde1 dia ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

CIDADE1 dia ago

Diretor do Instituto Alpargatas celebra renovação de parcerias com a PMCG e destaca: “Temos na gestão de Bruno a efetividade de uma educação de qualidade”

ESTADO1 dia ago

Cagepa executa obra de melhoria no esgotamento sanitário do bairro do Roger

Educação & Cultura1 dia ago

João Azevêdo celebra avanços da Paraíba na educação profissional e no ensino integral

ESTADO1 dia ago

Paraíba leva diversidade do interior à Femptur e reforça promoção turística no mercado regional

ESTADO1 dia ago

Encontro discute estratégias de captação de famílias para serviço de acolhimento de crianças e adolescentes

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Governo da Paraíba e Capes investem em pesquisa de novos produtos de leite caprino com vegetais do Semiárido

ESTADO1 dia ago

Primeira-dama do Estado visita Associação Integrada Mães de Autistas e discussão ampliação de parcerias

ESTADO1 dia ago

Encontro Nacional de Gestores da Cultura é aberto em João Pessoa com a presença de quase duas mil pessoas de todo o Brasil

Segurança Pública1 dia ago

Relatório propõe desvinculação da perícia criminal das Polícias Civis

Politíca1 dia ago

Novo projeto de Ruy vai beneficiar descontos ilegais nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO5 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional5 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde5 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura5 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional1 dia ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde1 dia ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde1 dia ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura3 dias ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA3 dias ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde3 dias ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional7 dias ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde1 semana ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde1 semana ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura1 semana ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde1 semana ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional2 semanas ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Internacional2 semanas ago

POR QUE O CAFÉ AUMENTOU 72%?

Internacional2 semanas ago

QUAL META BRASILEIRA PARA 2030?

ECONOMIA2 semanas ago

QUANDO CHEGA O PIX PARCELADO?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL TAXA DE RETALIAÇÃO A CHINA IMPÔS AOS EUA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A IA TRANSFORMA EM VOZ?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br