Connect with us

Educação & Cultura

MPF recebe alunos da UFPB em evento sobre diplomacia e direitos humanos

Estudantes conheceram trajetória do diplomata Sérgio Vieira de Melo e casos da Paraíba apreciados pela Corte Interamericana de Direitos Humanos

O Ministério Público Federal (MPF) recepcionou alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em evento sobre diplomacia e direitos humanos realizado na sede do órgão em João Pessoa, em maio. Na ocasião, os estudantes assistiram a um documentário sobre a trajetória do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto em missão no Iraque. Também participaram de discussão sobre a atuação do MPF em direitos humanos, casos de violações de direitos humanos no Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos, com foco em dois casos ocorridos na Paraíba e apreciados pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) e pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Os universitários foram recepcionados pelo procurador-chefe, Guilherme Ferraz, que apresentou a sede do MPF em visita guiada e conduziu a exibição do documentário e as discussões que sucederam o filme. Participaram alunos das disciplinas Direito Internacional, Direitos Humanos e Relações Internacionais. O evento concretiza integração de atividades do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB como o MPF, de modo a enriquecer a formação de alunos em disciplinas jurídicas a partir de vivências aproximadas da prática de operadores do direto no dia a dia.

Após a visita guiada, o grupo de 20 estudantes ouviu o procurador-chefe explicar como ocorre a atuação do Ministério Público Federal na temática de direitos humanos. Guilherme Ferraz relatou que com a internacionalização dos diretos humanos, atualmente previstos em tratados ratificados pelo Brasil, reforça-se a relevância da diplomacia na promoção desses diretos por meio de diálogos entre estados e organismos internacionais. “Por outro lado, cabe ao Ministério Público promover a aplicação desses tratados no âmbito interno e, inclusive, no tocante à observância de decisões de organismos internacionais que contribuam para a proteção dos direitos neles previstos”, ressaltou o procurador.

Em seguida, os estudantes assistiram ao documentário intitulado Sergio Vieira de Mello – O Legado de um Herói Brasileiro. Esse documentário narra a vida do diplomata brasileiro que faleceu em um atentado com bomba contra a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Bagdá, capital do Iraque, em 2003, resultando na morte de 22 pessoas. Conforme a apresentação do documentário no YouTube, Sérgio Vieira de Mello ocupou o cargo de secretário-geral-adjunto para Assuntos Humanitários das Nações Unidas e desempenhou o papel de negociador em importantes conflitos internacionais em países como Bangladesh, Camboja, Líbano, Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Ruanda e Timor-Leste. Ao longo de suas missões, o diplomata brasileiro salvou, protegeu e repatriou milhões de pessoas, deixando legado notável.

Após o documentário, os alunos ouviram relato histórico e geopolítico detalhado sobre a situação do Timor-Leste, feito pelo subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da Paraíba, Marcílio Toscano Franca Filho. Consultor jurídico da Missão da ONU no Timor-Leste (Unotil) e do Banco Mundial (PFMCBP/Timor), Marcílio Franca chegou a Díli, capital do país do Sudoeste Asiático, pouco depois da morte de Sergio Vieira de Mello.

País criado do zero – Franca relatou como a ONU nomeou Sérgio Vieira de Mello para criar um novo país do zero em Timor-Leste, após a destruição causada pelas milícias apoiadas pela Indonésia. O diplomata brasileiro tinha poderes absolutos como Executivo, Legislativo e Judiciário. Ele criou uma constituição, códigos civil e penal e até mesmo escolas e leis de trânsito e ficou no país até a independência formal, contou o supbrocurador-geral.

“Ele podia fazer as leis, criar as leis e aplicar as leis. Ele era o Supremo Tribunal Federal, ele dizia quem estava certo e quem estava errado, ele legislava, ele julgava e ele mesmo aplicava as leis. Nunca se soube de um ato arbitrário de Sérgio Vieira de Mello, esse homem que tinha na mão todos os poderes do país. Ele sempre convocava as pessoas do Timor para escutar qual era a melhor opinião, se aquela norma que ele estava pensando em editar seria mais adequada. Sérgio também escutava quem era da antiga situação, da antiga oposição, e começou a criar um país do zero, pouco a pouco”, contou Marcílio Franca.

Caso Márcia Barbosa – Como parte da programação do evento, os estudantes pesquisaram previamente dois casos de violação de direitos humanos ocorridos na Paraíba e apreciados pela Corte Interamericana de Direitos Humanos e pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Um dos casos pesquisados e apresentados pelos alunos foi o de Márcia Barbosa de Souza, uma jovem assassinada em 1998. O crime foi atribuído a um deputado, que sempre negou os fatos. Ele só foi condenado em setembro de 2007, após perder sua imunidade parlamentar. Em fevereiro de 2008, o ex-deputado faleceu aos 64 anos. O caso foi julgado e sentenciado pela Corte Interamericana.

Em cumprimento à decisão, o Estado da Paraíba publicou a sentença, prestou solidariedade à família de Márcia Barbosa de Souza e manteve o compromisso com a implantação de políticas públicas de enfrentamento das violações de direitos das mulheres, especialmente as violências doméstica, familiar e sexual. A sentença também foi publicada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.

Caso Margarida Alves – O outro caso de violação de direitos humanos ocorrido na Paraíba e apreciado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos é o de 12.332, que trata do assassinato da líder sindical Margarida Maria Alves. Ela era presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande (PB) quando foi assassinada, em 12 de agosto de 1983, com disparos de arma de fogo no rosto, em razão de seu envolvimento na luta pelos direitos dos trabalhadores rurais da região. Seu trabalho era amplamente reconhecido tanto pelas autoridades federais quanto pelas autoridades locais na região. O crime permaneceu impune na Justiça brasileira.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos publicou em 26 de abril de 2020 o Relatório de Mérito 31/2020 sobre o caso Margarida Maria Alves, no qual conclui que o Estado brasileiro é responsável pela violação dos direitos à vida, integridade pessoal, justiça, livre associação, garantias judiciais e proteção judicial de Margarida Maria Alves e seus familiares.

Recomendações ao Brasil – O relatório de 2020 da CIDH reiterou ao Brasil quatro recomendações sobre o caso Margarida Maria Alves, visando ao seu cumprimento total e efetivo. São elas: reparar integralmente os familiares da vítima com indenizações por danos materiais e imateriais decorrentes do assassinato; implementar medidas de cuidados com a saúde física e mental, visando à reabilitação dos familiares de Margarida; fortalecer o Programa de Proteção a Defensores de Direitos Humanos, focando na prevenção de violência contra defensores dos direitos trabalhistas no Brasil. Aumentar a capacidade investigativa desses crimes de acordo com os padrões recomendados no relatório para evitar sua repetição; e realizar nova investigação para esclarecer completamente os fatos.

Em cumprimento às recomendações, o Brasil indicou à Comissão que está em análise jurídica proposta de indenização feita pelo filho de Margarida. Também declarou a vítima anistiada política e incluiu seu nome no Relatório Final da Comissão da Verdade no Estado da Paraíba. Como parte das reparações simbólicas, 22 ruas e quatro assentamentos em todo o país foram batizados com o nome de Margarida Maria Alves e uma audiência de reparação histórica foi realizada em outubro de 2019, no Fórum da Justiça Federal, em João Pessoa. A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa se comprometeu a prestar assistência de saúde ao filho de Margarida. Sobre a reabertura das investigações, o Brasil indicou que seriam inviáveis, conforme a legislação nacional.

Corte e Comissão Interamericanas – O Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos é composto pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Esses são órgãos especializados da Organização dos Estados Americanos (OEA) e têm responsabilidades definidas pela Convenção Americana sobre Direitos Humanos. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos está localizada em Washington, D.C., enquanto a Corte Interamericana de Direitos Humanos tem sede em São José, Costa Rica.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO57 segundos ago

Governo da Paraíba moderniza Sala de Situação em Campina Grande

ECONOMIA3 minutos ago

Plano Eleições tem manutenção preventiva, ampliação de equipes e monitoramento em tempo real 

ENTRETENIMENTO7 minutos ago

Cine Bangüê: Mostra da Cinemateca Brasileira tem clássicos como ‘Os fuzis’ e ‘Terra em transe’

Judiciário12 minutos ago

TRE-PB vai julgar impugnação de candidato a prefeito de Mulungu que teria forjado casamento para driblar legislação

ENTRETENIMENTO14 minutos ago

Arte de catálogo da Funesc é selecionada para Bienal Brasileira de Design

ENTRETENIMENTO16 minutos ago

Palco Tabajara recebe ‘Polyana Resende’ e ‘Helton Souza’ nesta terça-feira (1º)

CIDADE19 minutos ago

Projeto Laboratório Encantado chega a João Pessoa

Segurança Pública7 horas ago

Exército Brasileiro reforça sua força terrestre com novas viaturas e míssil de última geração: testes de viaturas vvançadas e cerimônia de batismo do novo míssil ‘Max’

Segurança Pública7 horas ago

Sargentos Brasileiros se destacam em curso de liderança da Academia do Exército dos EUA; compromisso com a excelência e reconhecimento internacional

Segurança Pública7 horas ago

Primeiro voo supersônico do avião Bell X-1 revolucionou a velocidade e a tecnologia militar: com a incrível marca de Mach 1.06, equivalente a 1.126 km/h, redefiniu os limites da aviação mundial

Segurança Pública7 horas ago

Nova lei promete perda total da aposentadoria para oficiais e praças (soldados, cabos, sargentos e subtenentes), e viraliza no WhatsApp de militares das Forças Armadas Brasileiras

Segurança Pública8 horas ago

Marinha, acuada, briga na justiça para reverter decisão que retirou segredo em processo sobre fotografias de caça norte-americano: íntegra da decisão

ENTRETENIMENTO8 horas ago

Drama biográfico é a atração do mês de outubro no Cineclube da FCJA

CIDADE8 horas ago

Vídeo explosivo: prefeito de Areia de Baraúnas é flagrado em suposta compra de votos a uma semana das eleições

CONCURSO E EMPREGO8 horas ago

Paraíba gera mais de 9 mil empregos com carteira assinada em agosto

CIDADE8 horas ago

Sistema BRS: Cícero Lucena assina o financiamento internacional para novos terminais de integração e corredores viários na capital

Internacional8 horas ago

Ponte aérea de Berlim, marco da amizade Alemanha-EUA

Internacional8 horas ago

Cern aos 70 anos: colidindo partículas em nome da humanidade

Internacional8 horas ago

Reservas de petróleo fazem Guiana chamar emigrantes de volta

Internacional8 horas ago

Ultradireitistas vencem eleições legislativas da Áustria

Internacional8 horas ago

A impotência do Líbano diante do conflito Israel-Hezbollah

Internacional11 horas ago

Chefe da Unrwa descreve Gaza como inabitável

Internacional11 horas ago

Moçambique defende reforma no Conselho de Segurança para corrigir injustiça histórica

Internacional11 horas ago

Líbano: mais de 1 milhão de pessoas fogem em meio a temores de invasão

Internacional12 horas ago

Angola e Haiti citados no contexto do poder do multilateralismo e missões de paz

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

Caruncho e besourinho: pragas que comprometem qualidade dos grãos armazenados

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

Açúcar encerra setembro com altas de até 17% na Bolsa de Nova York

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

Milho: método é capaz de detectar substância tóxica nos grãos

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Técnicos pesquisam em campo os números da próxima safra brasileira de grãos

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

PARAÍBA – Entrega de 3 toneladas de sementes de feijão crioulo é destinada à agricultura familiar no estado

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde2 semanas ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura2 semanas ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional2 semanas ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional3 semanas ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional3 semanas ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional3 semanas ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário4 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde4 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA4 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública4 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE4 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura4 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde1 mês ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde1 mês ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura1 mês ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br