ENTRETENIMENTO
O erro de comunicação que está causando problemas nos relacionamentos
A linguagem corporal é uma parte da comunicação que, muitas vezes, não consideramos
or que você está brava?”, meu marido me perguntou.
“O que você quer dizer com isso? Eu não estou brava!”, respondi.
“Você se encolheu. Eu vi. Isso significa que você está brava”, disse ele.
Eu não queria estar brava, mas acontece que eu estava. Isso ocorreu alguns meses depois do início do nosso casamento e fiquei impressionada com o fato de ele estar tão consciente das minhas emoções e de como meu corpo as expressava.
Hábitos arraigados
De fato, a linguagem corporal é uma parte da comunicação – que muitas vezes não consideramos. Além de a maioria das pessoas ter hábitos arraigados no que diz respeito à forma como reagem e canalizam as emoções, é fácil interpretar mal a linguagem corporal do outro, e essa interpretação pode causar muitos erros de comunicação.
O que quero dizer com hábitos arraigados quando se trata de canalizar emoções? Algumas pessoas reagem com um revirar de olhos quando estão frustradas, outras precisam começar a se mexer e andar quando estão com raiva. Talvez você chore quando está frustrado ou fique parado com os braços cruzados e se recuse a fazer contato visual quando está processando algo. Descobrir o que significa a linguagem corporal de alguém e explorar a sua própria pode ajudar a aumentar e melhorar tremendamente a forma como você interage.
Uma coisa que ajudou muito a mim e a meu marido foi reconhecer e nomear nossas reações quando nos deparamos com fortes emoções. Quando meu marido está chateado com alguma coisa, especialmente com uma injustiça percebida, o tom da voz dele muda e ele começa a falar. Quer resolver o problema falando sobre ele naquele momento. Tive de aprender a lhe dar espaço para falar, para que ele pudesse resolver o problema e seguir em frente.
Fonte: Eleteia