ENTRETENIMENTO
5 maneiras de abençoar o nascimento de um filho
Coloque esse momento tão especial sob os olhares de Deus
O nascimento de um filho é um momento comovente, de extraordinária intensidade, uma marca indelével no coração dos pais e do recém-nascido.
E, se é preciso saber se desapegar para acolher a vida, também é bom se preparar para ela, a fim de aproveitar plenamente esse momento. Aqui estão cinco maneiras de fazer isso.
1REZAR ANTES DO NASCIMENTO
Antes de ir para a maternidade, durante o trabalho de parto, na sala do parto: faça uma pausa, eleve o seu coração. Reze. Por você, por seu bebê, pela equipe médica… A Santíssima Virgem santificou a maternidade diante de nós e Deus, que se fez homem e está na origem desta vida que brota. Confie!
Você pode invocar Santa Margarida de Antioquia, padroeira das mulheres que dão à luz:
“Santa Margarida, que fizeste votos de vir em auxílio de qualquer mulher grávida que te invocasse, eu imploro que me ajudes nas dores do parto. Intercede por mim junto ao Senhor, para que Ele me encha de feliz livramento. Ele é a fonte da Vida, e agradeço a Ele por este nascimento iminente. Santa Margarida, tu que nunca negaste a tua fé, apesar das torturas, por favor, desperta a do pequenino que está para nascer.Amém.”
2DIRIGIR AS PRIMEIRAS PALAVRAS
O bebê finalmente chega! Tão frágil, e à primeira vista se entrega aos pais. Esse momento é intenso – alguns diriam divino. “A primeira impressão é sempre a certa” diz o ditado. Então, por que as primeiras palavras ouvidas também não deveriam ter uma ressonância particular? Certamente você terá muito a dizer ao seu filho, mas pense que essas frases podem ser voltadas para Deus. Uma ação de graças, uma Ave Maria, uma breve oração… Ou simplesmente as primeiras palavras de Jesus ressuscitado aos seus Apóstolos: “A paz esteja convosco”.
3ABENÇOAR O FILHO
A possibilidade de abençoarmos uns aos outros é uma singularidade da fé católica. Abençoar alguém é pedir a Deus que lhe faça bem. Esta invocação pode ser feita por uma cruz desenhada na testa da criança e depois por uma breve oração. Zélia Martin, a mãe de Santa Teresinha, recitava esta oração após cada parto: “Senhor, dá-me a graça de que esta criança seja consagrada por Ti, e que nada manche a pureza de sua alma.”
4DAR GRAÇAS A DEUS
A mãe dá à luz, experimenta o parto em seu corpo. O pai deve assumir o seu lugar: é o primeiro apoio, uma presença tranquilizadora e protetora. Quando o bebê nasce, sua família nasce, se transforma. Este pequeno ser está para sempre ligado aos seus pais. É o milagre da vida. Aproveite esta oportunidade para agradecer, como casal, ao Pai Celestial por seu bebê. É claro que este último não entenderá suas palavras, mas sentirá sua intenção, sua onda de amor.
5PRESENTEAR O BEBÊ COM UMA MEDALHA MILAGROSA
Uma tradição consiste em colocar na roupa da criança, à altura do coração, uma pequena medalha milagrosa, utilizando um alfinete de segurança. Um ato simbólico. Este distintivo representa uma fonte de graça, uma promessa do amor de Deus. É também a promessa de proteção da Santíssima Virgem. Também pode ser colocado no berço do seu filho.