ENTRETENIMENTO
Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto com óperas de Rossini e Wagner e sinfonia de Beethoven
Duas óperas e uma sinfonia serão executadas no concerto desta quinta-feira, 15 de junho, da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Com regência do maestro Gustavo de Paco de Gea, o 4º concerto da temporada oficial de 2023 começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, e tem entrada gratuita.
A apresentação terá início com a abertura da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, obra mais conhecida de Gioachino Rossini, compositor italiano que ficou famoso por suas 39 óperas, mas que também escreveu canções, peças para piano e músicas de câmara e sacras.
Em seguida, os músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba vão executar dois atos da ópera “Tristão e Isolda (Prelúdio, Isolda Amor Morte)”, do compositor alemão Richard Wagner, baseada no romance do Século XII de mesmo nome, de autoria de Gottfried von Strassburg.
Seguindo a programação da temporada deste ano, que prevê a execução das nove sinfonias do compositor alemão Ludwig van Beethoven, neste concerto a OSPB vai mostrar ao público a “Sinfonia nº 4, em Si Bemol Maior, op. 60”.
O regente – Natural de Buenos Aires, Argentina, Gustavo de Paco de Gea graduou-se pelo Conservatório Juan José Castro. Após trabalhar alguns anos como docente e flautista nas orquestras argentinas, foi convidado pela Universidade Federal da Paraíba para ser professor do Curso Superior e de Extensão de Flauta, onde ensina até hoje.
Trabalhando na UFPB desde 1978, foi membro fundador do Quinteto Latinoamericano de Sopros, apresentando-se em todo o país e no exterior com esse grupo camerístico. É também membro fundador e primeiro flautista da Orquestra Sinfônica da Paraíba desde 1980.
Desde 1985, é primeiro flautista da Orquestra Sinfônica do Recife (PE), desenvolvendo intenso trabalho na área da música sinfônica também em outras orquestras do país. Detentor de vários prêmios nacionais e internacionais, Gustavo de Paco de Gea tem se apresentado nos mais importantes festivais do Brasil.
Foi professor de flauta convidado no Centro de Criatividade Musical de Recife, em 1996 e 1997, e assumiu nesse ano a preparação dos sopros na Orquestra Infantil do Estado da Paraíba. É regente de orquestra desde 2001, ano em que criou a Orquestra de Câmara Municipal de João Pessoa, envolvendo jovens talentosos da região. Nesse organismo, foi diretor artístico e regente titular até 2010.
Em 2012 foi nomeado maestro e diretor artístico da Orquestra Criança Cidadã, em Recife, e, no ano seguinte, foi designado para reger o Concerto de Estreia da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), regendo desde então recorrentemente esse organismo como maestro convidado.
Em 2014, aceitou o convite da Prefeitura de João Pessoa para ser maestro assistente da nova Orquestra Sinfônica Municipal, onde permaneceu até 2018. Atualmente, o maestro Gustavo de Paco de Gea é o regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba.
Entrada gratuita – Não é cobrado ingresso para os concertos da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. Há também cadeiras especiais para esse público. O programa do concerto ficará disponível na bio da página da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.
A Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba entrarão em recesso no mês de julho. Os concertos retornarão em agosto: OSPB, no dia 5, e OSJPB, dia 24.
SERVIÇO
Orquestra Sinfônica da Paraíba
4º Concerto Oficial da Temporada 2023
Regência: Maestro Gustavo de Paco de Gea
Dia: 15 de junho (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural
Ingresso: Gratuito