Educação & Cultura
Alunos da iniciativa Code participam de desafio para a produção de aplicativos sobre meio ambiente
Com o objetivo de desenvolver aplicativos para dispositivos móveis com a temática sobre o meio ambiente, alunos de 10 escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa que fazem parte da iniciativa Code (Codificar para Desenvolver) estão participando de um Hackathon Ambiental, desafio proposto dentro da programação da Semana Nacional do Meio Ambiente, que está sendo realizada até esta quinta-feira (15), no Uniesp Centro Universitário, na BR-230.
Nesta quarta-feira (14), as 10 equipes realizaram seus trabalhos divididas nos turnos da manhã e da tarde. Cada uma delas desenvolveu seu projeto e apresentou para uma banca examinadora composta por profissionais da área de desenvolvimento de softwares, que definirá as três primeiras colocadas. Os vencedores receberão prêmios, como tablets e quantias em dinheiro.
“Dentro deste curto espaço de tempo, cada equipe deve apresentar uma ideia, planejá-la e defendê-la, com a proposta de um aplicativo voltado para o meio ambiente. Nós teremos uma banca composta por três membros que vai julgar tanto a parte de criatividade, completude e execução de cada projeto. Os três primeiros lugares vão ganhar prêmios e os vencedores serão conhecidos nesta quinta-feira, por volta do meio-dia”, explicou Thaise Costa, uma das coordenadoras pedagógicas da iniciativa Code.
Uma das equipes participantes do Hackathon foi a da Escola Municipal Analice Caldas, localizada no bairro de Jaguaribe. O estudante Noan Fernando, que faz parte do grupo montado pela unidade de ensino, destacou a importância deste tipo de evento para o aperfeiçoamento dos alunos que estão participando da iniciativa Code.
“Estou muito animado com a oportunidade. A área de computação é algo muito importante e que será utilizada ainda mais no futuro, então, ainda bem que estão tomando essa iniciativa trazendo a gente para aprimorar nossa visão de como mexer com computadores e com programação de aplicativos”, destacou o jovem de 14 anos, que está cursando o 9º ano.
Lançado em março deste ano pela Prefeitura de João Pessoa, o Code oferece aulas de programação, que permitem aos alunos do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino desenvolver ambientes digitais, como sites e aplicativos, entre inúmeras possibilidades. A ação é realizada através das Secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e Ciência e Tecnologia (Secitec), em parceria com a Fundação Tecnologica da Paraíba (Funatec-PB).
A iniciativa Code está presente em 61 unidades escolares, com mais de 6.500 alunos. Destes, 570 são alunos monitores, que recebem formação através de 138 tutores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), todos acompanhados por professores mestres e doutores da área de Programação das duas instituições de ensino.
Encerramento – A programação da Semana Nacional do Meio Ambiente será encerrada nesta quinta-feira (15), no Uniesp. As atividades coordenadas pela Semam são feitas em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), entre outros órgãos.
Confira programação desta quinta-feira (15):
9h às 12h – Bloco Central Uniesp – Auditório Master
Encerramento do Mês do Meio Ambiente com:
– Palestra Temática Causa Animal – Município de João Pessoa
– Palestra ESG (Environmental, Social and Governance) – Práticas Sustentáveis nas Empresas – Instituto Solidariedade
– Entrega dos Selos Ambientais
– Encerramento do Hackathon